Irmão e irmã brincando na cama

Top 71 nomes neutros (unissex) mais bonitos para bebês

Os nomes neutros estão cada vez mais populares! Eles são originais, diferentes e combinam tanto com meninos quanto meninas. Escolhendo uma opção neutra, você pode definir o nome do bebê antes de saber o sexo, ou promover uma criação livre de imposições de gênero.

Se você está buscando inspirações de nomes neutros, está no lugar certo! Diferente de outras listas na internet, está aqui tem apenas uma curadoria detalhada, apenas com nomes que fazem sentido em português. 😉

São opções de nomes neutros ou unissex brasileiros, super originais, diferentes e modernos. No final também tem algumas dicas para criar seus próprios nomes, caso você não abra mão da originalidade.

Lista dos nomes neutros mais bonitos

Os nomes neutros variam bastante de lugar para lugar. Mas em geral, existem alguns padrões:

  • Alguns nomes já nascem sem gênero.
  • Outros se tornam neutros com o passar do tempo.
  • Certos nomes são de menino em um país, e de menina em outros.
  • Algumas pessoas criam versões neutras de nomes tradicionais.

Por causa dessa diversidade, tem alguns nomes que soam bem diferentes aqui no Brasil. River, por exemplo, é um nome para homens e mulheres nos Estados Unidos, mas praticamente não existe no Brasil.

Jean existe aqui como nome masculino. Mas em outros países, é mais usado para mulheres – quem não se lembra da Jean Grey, dos X-Men? 🧠

Por isso, nossa lista tem nomes brasileiros. São nomes que nasceram aqui, ou que realmente combinam com o nosso idioma e com os sobrenomes mais comuns.

Sabemos que bonito é relativo, por isso queremos saber se você concorda ou discorda da lista! 😊 Escreva nos comentários o que achou dos nomes e indique outros, se sentir que ficou faltando algum. 

Adrian

Adrian é um nome neutro não-binário para Adriano ou Adriana. No Brasil, é mais usado para meninos, mas é muito comum para meninas também, principalmente nos países que falam inglês.

Uma personagem famosa com este nome é a esposa de Rocky Balboa, na sequência de filmes clássicos de boxe. 

O nome nasceu na Roma Antiga e significa mar ou água.

Adrian e suas variações foram nomes muito usados ao longo da história. Inclusive, já batizou seis papas e alguns santos! 

Pais gamers e otakus também podem identificar o nome pelo personagem Adrian Fahrenheit Tepes, mais conhecido como Alucard, dos jogos e animação Castlevania. 

Akira

Akira é um nome neutro muito popular no Japão e na Tailândia. Têm significados relacionados à luz, brilho e ao sol

Em seus países de origem, é mais comum como nome masculino, mas em outros países (inclusive o Brasil), é uma excelente opção de nome sem gênero!

Andy ou Andie

Os nomes sem gênero que se parecem apelido serão tendência nos próximos anos, inclusive no Brasil.

Andy é uma versão diminutiva de André ou Andreia, cujo significado significa “forte, bravo ou másculo”. Em alguns países, como a Itália, também está relacionado com o nome Andrea.

Andy é um nome comum em países que falam que falam inglês, alemão e espanhol. Entre os famosos com o nome, pode-se destacar o futebolista Andy Carroll, o artista Andy Warhol e a atriz Andie MacDowell.

Alex

Provavelmente você o conhece como um apelido de Alexandre, pronunciando “Aléx”, mas também é um nome agênero bastante popular. Neste caso, a pronúncia é “Álex”. 

É um nome que nasceu como masculino na Grécia, mas se tornou unissex por causa do seu uso em países de língua inglesa.

O nome significa “defensor”. Sua popularidade histórica tem origem em Alexandre, o Grande, portanto o nome também carrega consigo atributos de liderança.

Alexis

Alexis e Alex derivam da mesma palavra grega, Alexios, que significa “defensor”.

O prefixo “is”, em grego, sugere um nome masculino, mas ele também se tornou agênero a partir do uso na língua inglesa. Principalmente nos EUA, onde é um nome comum para mulheres.

Ali

O nome Ali, ou Eli, nasceu em países árabes com o significado de “alto” ou “sublime”. É muito comum nestes países, mas como nome masculino.

No entanto, Ali ou Eli também são variações neutras de nomes como Alice, por exemplo, nesse caso, com a pronúncia “Éli”.

Inclusive, como veremos mais adiante, os “nomes com cara de apelido” estão crescendo em popularidade e são uma ótima maneira de encontrar nomes unissex. 

Alison

Alison e suas variações são um nome sem gênero cujo significado está relacionado à nobreza

Ele surgiu na Europa, mas se tornou bastante popular nos Estados Unidos.

No Brasil, também pode ser considerado um nome neutro, embora seja mais popular para meninos. 

Andrea

Aqui no Brasil, Andrea parece nome de mulher, mas ele também pode ser usado tranquilamente para meninos.

Aliás, existem muitos Andreas famosos ao redor do mundo, como o cantor Andrea Bocelli ou os jogadores de futebol Andrea Pirlo e Andreas Pereira.

Dependendo do gosto dos pais, pode invocar o significado europeu, ao invés de uma versão feminina do nome “André”.

Se você gostar dos nomes sem gênero com carinha de apelido, pode ainda batizar de Andy!

Angel

É uma versão neutra dos nomes Ângelo ou Ângela. Eles compartilham de uma mesma origem – são adaptações de “anjo”, em inglês. 👼

Angel é bastante comum em países que falam inglês e espanhol. Já no Brasil, certamente será um nome não-binário bem original e difícil de encontrar por aí. 

Ariel

Ariel é um nome neutro de origem hebraica. Significa “leão do Senhor” ou “forja do Senhor”.

Era um nome masculino, mas passou a ser usado também para mulheres. Um exemplo bem famoso e que contribui para a popularidade do nome está em A Pequena Sereia. 🧜‍♀️

Tem algumas variações, como Ari, Arik, ou Arielle.

Ashley ou Ash

Durante muitos séculos, este nome inglês foi usado apenas para meninos. Nas últimas décadas, ganhou popularidade também entre as meninas, principalmente nos Estados Unidos.

A origem é uma combinação das palavras das palavras a “æsc” e “lēah” em Inglês Antigo. O significado é algo como “pradaria livre de cinzas”

Hoje em dia, é usado mais pela sonoridade atraente do que por esta origem. Este nome sem gênero cresceu em popularidade na América a partir da década de 1980 por causa da personagem Ashley Abbot, da série The Young and the Restless.

Aqui no Brasil, você provavelmente já ouviu o nome por causa da personagem Ashley Banks, a prima de Will em Um Maluco no Pedaço, ou por causa da cantora Ashley Tisdale. 

Se preferir os nomes mais curtos, também pode usar a versão curta Ash, como o protagonista de Pokémon!

Aspen

Nome neutro para amantes da natureza. 🌲

Aspen é o nome de uma árvore tradicional de alguns estados dos EUA, como Utah e Colorado. Também é o nome de uma montanha de ski muito famosa por lá.

Originalmente era um nome feminino, mas está ganhando força como nome de meninos também, principalmente nos Estados Unidos.

É um nome raro no Brasil, e que não combina com todo tipo de sobrenome, mas é muito bonito e único. 😉

Atlas

É um nome assexuado para pessoas poderosas. 💪

Atlas está relacionado com o titã da Mitologia Grega que foi condenado a carregar o mundo sobre os ombros.

É um nome usado historicamente para meninos, mas que ficou popular nos últimos anos para meninas também, principalmente nos EUA.

Boa opção para quem gosta de sons modernos e mais raros de encontrar no Brasil.

Aurin

É uma versão unissex do nome Aurora, que é a palavra portuguesa para o amanhecer do dia. Esse nome nasceu na Roma Antiga, e as pessoas usavam para homenagear a deusa Aurora.

Esse nome ficou “esquecido” por muitos séculos, mas voltou a ser popular na Europa a partir dos séculos 17 e 18, e nos Estados Unidos a partir do século 20.

No Brasil, Aurora seria considerado nome de menina, mas em alguns lugares tem meninos com esse nome também. Aurin é uma versão mais moderna e neutra, com o mesmo significado do original.

Uma Aurora bem famosa é a cantora sueca. 🌞

Ávila

Versão abrasileirada do nome Havilah, que tem origem hebraica e consta na Bíblia para designar dois descendentes de Noé, e um local perto da Assíria e do Egito. 

Ou seja, referência bem bacana para pais religiosos. 🙏

O nome não-binário e as suas variações, como Hávila ou Havilah, não estão entre os mais comuns no Brasil, mas existem meninos e meninas com este nome. 

criança sorrindo em um banco ao ar livre com um livro no colo

Charlie

Charlie está entre os nomes neutros mais populares dos Estados Unidos. Em uma pesquisa de 2016 feita pelo site especializado Nameberry.com, era a opção preferida dos pais.

Exatamente 50% das pessoas batizadas com o nome eram meninos, e 50% meninas! 😯

Originalmente, era um apelido para o nome Charles. Com o passar dos séculos, também passou a ser usado como apelido para Charlotte ou Charlene.

Estes nomes compartilham a mesma origem em alemão, que significa “homem livre”.

Em alguns países, como Inglaterra ou Irlanda, ainda é um nome apenas masculino. Mas cada vez mais meninas estão sendo batizadas de Charlie em outros países, como os Estados Unidos. 

Provavelmente você já ouviu o nome por causa do personagem Charlie Brown, da turma do Snoopy. E se for fã de jazz, certamente conhece o músico Charlie Parker.

Cris

Adaptação dos nomes Cristiana, Cristiano e suas variações. Todos significam “cristão“, pois se originam da palavra em latim “christianu”.

Alternativa bem criativa para transformar nomes comuns em nomes neutros!

Darci

Darci é um nome francês cuja história remonta aos tempos medievais! 

Arcy era o nome de um feudo na França. Assim, quem morava lá era conhecido como “D’Arcy”. A expressão acabou virando sobrenome e, com o passar do tempo, se tornou uma opção de nome neutro também.

Não é mais tão popular, mas ainda é uma opção neutra bonita para pais que pensam em um dar um nome mais tradicional e clássico ao seu filho ou filha. 

Além disso, pais das áreas de educação e antropologia certamente vão lembrar do antropólogo Darcy Ribeiro.

Dominique

É a versão brasileira de um nome francês originado na palavra “dominus”, que quer dizer “do Senhor” (em um sentido religioso).

É um nome bastante versátil, que tem uma série de variações, como Dominica ou Domingos. Todas são bastante comuns na língua portuguesa, mas Dominique é a opção não-binária mais bonita e comum. 

Duda

Duda é um nome moderno, versão diminutiva e neutra de Eduardo ou Eduarda, que têm origem germânica e são super comuns no Brasil. 

O significado do nome é “guardião ou guardiã”. Muito fofo! 🥰

Eden

Nas histórias bíblicas, O Éden é o jardim onde Adão e Eva viviam antes de desobedecerem a Deus. Em outras palavras, é o paraíso.

O nome Eden (e suas variações, como Eder ou Edir) é usado no Brasil por homens e mulheres, segundo o último censo realizado pelo IBGE. 

Uma das pessoas mais famosas do mundo a carregar o nome é o belga Eden Hazard, jogador da Seleção Belga de futebol. 

Erin

O significado de Erin é especial para os pais que gostam da cultura irlandesa, pois significa “Irlanda” em um dialeto falado no país alguns séculos atrás. 

As palavras “Érin” e “Éirinn” e “Eire” se transformaram em Erin na hora de batizar as crianças em países gaélicos e celtas.

Atualmente, também é muito usado nos Estados Unidos, mas isso acontece mais pela sonoridade bonita do nome do que por sua origem.

Historicamente é um nome feminino, mas nas últimas décadas também começou a ser usado para meninos. 

Fabi

Versão neutra não-binária de Fabiano e Fabiana. Todos derivam de Fábio, cujo significado literal em latim é “fava“.

Por isso, é um nome associado à prosperidade: o favo de mel, na Antiguidade, era considerado um símbolo de fartura.

Fran

Aqui no Brasil, é um nome assexuado que segue a lógica de ser neutro por ser uma abreviação de nome que serve para meninos e meninas.

Fran é uma versão neutra de Francisco ou Francisca. Está relacionado com a liberdade e à França, pela semelhança na pronúncia, e por esse nome ter nascido por lá.

Francis

É mais uma variação do nome Fran. O significado é o mesmo, já que também deriva de Francisco ou Francisca.

Ele se destaca por ter duas variações na escrita, relacionadas ao gênero da pessoa. Francis é a versão mais comum para meninos, e Frances é a mais comum para as meninas.

criança sorrindo no ar e prestes a ser pega pela mãe no colo

Gabbie ou Gabe 

Uma opção neutra, muito bonita e moderna para pais e mães que gostam do nome Gabriel ou Gabriela. 

O nome nasceu como masculino na Bíblia. É um dos três arcanjos, o mensageiro de Deus, que espalha as boas novas pelo mundo. 

Por esta razão, é um nome muito popular que foi adaptado para versões femininas também, como Gabriela ou Gabriele.

O significado do nome é “enviado ou enviada de Deus”. 

Haru

É um nome de origem japonesa relacionado com a primavera. 🌻

Seus significados são primavera, raio de sol ou luz ensolarada. Lindo nome para quem gosta de flores!

Uma pessoa famosa com esse nome é Haru Kuroki, atriz japonesa que recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Berlim por sua atuação no filme A Pequena Casa, em 2014.

Izzy

Izzy é um nome bem comum em inglês, mas uma bonita opção neutra também em português brasileiro, apesar de não ser assim tão comum.

É o diminutivo de nomes como Isadora, Isabel, Israel, entre outros que começam com “IS”.

Todos estes nomes têm origem hebraica e bíblica e estão relacionados com os dons de Deus, como castidade e pureza

Izumi

Outro nome japonês na nossa lista (embora em seu país de origem seja mais comum para mulheres). 

Izumi significa “fonte”. Dependendo da forma como é escrito com os caracteres do alfabeto japonês, pode significar apenas “fonte de água”, ou “fonte harmoniosa”. 

Jaci

Jaci é um nome de origem brasileira, que significa “Lua”.

Além de diferente e muito bonito, também tem um significado muito legal: é a Deusa da Lua e das plantas na mitologia tupi. Parecida com Diana, deusa romana da Lua e da agricultura. 🌙

Embora esteja relacionado com esta personagem da mitologia, também é bem comum para meninos.

Isso também ocorre com outros nomes brasileiros finalizados em “i” – como Darci, que apareceu lá no início da nossa lista. 

Jackie

Outro nome não-binário que você já ouviu por causa do cinema, graças ao Jackie Chan!

Este é dos nomes neutros mais populares nos países que falam inglês. É uma versão mais curta de Jacó e Jaqueline, por isso compartilha de seus significados.

O significado literal de Jackie é “aquele que segura o calcanhar”, já que o personagem bíblico Jacó nasceu segurando o calcanhar de seu irmão Esaú.

Jackie também é uma versão diminutiva do nome Jack, considerada mais delicada em países que falam inglês. A partir daí, passou a ser usado também para meninas.

Essa, inclusive, é a origem do nome de Jackie Chan. Antes de ser ator, ele trabalhava na construção civil e um de seus colegas se chamava Jack. Ele deu o apelido de “Little Jack” ao chinês. O apelido acabou virando Jackie e o nome pegou!

Jamie

É um nome assexuado de origem escocesa, que significa aquele que supera. É uma variação neutra do nome James, muito tradicional na cultura inglesa, e usado apenas para meninos.

Uma mulher muito famosa com esse nome é a atriz Jamie Lee Curtis, chamada de “a rainha do grito” por seus vários papeis em filmes de terror, como Halloween.

Jayden

Não é um nome tão conhecido aqui no Brasil, mas ficou bem famoso recentemente por causa do filho do ator Will Smith. 

É uma opção super contemporânea para os pais que tem um gosto um pouquinho mais exótico para os nomes. 

Se encaixa bem tanto para meninos quanto para meninas e seu significado é de “gratidão“. 🌻

Jordan

Jordan tem uma história curiosa: em várias culturas, é usado como primeiro nome e sobrenome. Primeiro era para meninos, mas hoje é um nome sem gênero. 

Ele está relacionado com o Rio Jordão, um curso de água muito importante para a religião católica, por ser o rio em que Jesus Cristo foi batizado por João Batista. 

O significado literal de Jordan é “ir para baixo”, por causa do fluxo que as águas seguem na direção do Mar Morto.

Como nome próprio, Jordan permaneceu por muito tempo sem muito uso, mas foi “redescoberto” a partir do Século 19 e alcançou seu pico de popularidade na segunda metade do Século 20.

Como sobrenome, tornou-se mundialmente conhecido por causa do jogador Michael Jordan, o maior da história do basquete. Atualmente também é um nome popular por causa da linha de tênis do jogador, a Air Jordan.

Jules

É um nome neutro não-binário que está em alta. Inclusive, tem uma personagem da série Euphoria chamada assim.

É um nome de origem francesa, cujo significado é juventude, que representa alguém vibrante e cheia de energia. Também é um apelido para Julia ou Juliano.

Manu

Seguindo na onda das variações neutras não-binárias de nomes com gênero, Manu é lindo para pais que gostam de Manuel, Manuela ou variações.

O nome tem origem na mitologia hindu e está relacionado com o pensamento e com a sabedoria. Todas as variações do nome têm este mesmo significado. 

Mirai

No Japão, Mirai é um nome unissex e também uma palavra que significa futuro.

Uma mulher famosa com esse nome é Mirai Nagasu, medalhista olímpica em patinação artística dos Estados Unidos.

O nome também aparece em vários personagens de anime. Um dos mais famosos no Brasil é Mirai Trunks, ou Trunks do Futuro.

Kai

Kai é um nome agênero super diferente aqui no Brasil, e muito bonito! 

Tem origem no Havaí e está relacionado com o mar e com o oceano. 🌊 

Simbologia linda, especialmente para os pais que são conectados com a praia e com a natureza e desejam transmitir essa relação para seus filhos. 

Kim

O nome Kim tem várias origens e significados possíveis:

  • É um sobrenome sul e norte-coreano que significa “ouro“. Passou a ser adotado por outros países como nome neutro por seu significado e sonoridade bonita.
  • Também pode ser uma derivação da palavra inglesa que significa “rei”.
  • Em alguns casos, também é apelido ou abreviação do nome feminino Kimberly.

De todo modo, é um nome bonito e diferente para quem tem relações com a cultura oriental.

Kau

Kau é uma versão neutra para vários nomes de origem indígena, como Kauã, Kauana, Cauê, entre outras. 

Todos esses nomes derivam da palavra tupi-guarani kauã, que se traduz literalmente como gavião.

Para pais que desejam um nome neutro que tenha ligação com o Brasil, é uma excelente escolha!

bebê sorrindo deitado na cama

Kendall

Kendall é um nome inglês que está super em alta. Seu significado é “o vale do Rio Kent”, que é um rio muito famoso da Inglaterra.

Além de ter uma sonoridade bem bonita, esse nome é muito versátil:

  • Tem a Kendall Jenner, modelo, empresária e membra da família Kardashian.
  • Até o Kendal Fuller, jogador de futebol-americano.

Ou seja, combina com vários tipos de pessoas, e com vários gêneros.

Não é um nome tão popular no Brasil, então não combina com todos os sobrenomes. E, se escolher esse nome, provavelmente vão pensar que você é fã das Kardashians. 😅 Mas é bonito ainda assim.

Luca

Luca é o nome que significa brilhante, luminoso, “aquele que traz a luz”. Combina muito bem com a chegada de um filho ou filha, não é? 😊

É uma variante do nome masculino Lucas, que tem origem no latim e aparece com bastante destaque na Bíblia como nome de um apóstolo.

Parece uma diferença pequena, mas tirando o S, o nome se torna neutro e passa a ser comum também para meninas. 

Mica ou Mika

Mica é uma versão neutra dos nomes Micael ou Micaela.

A origem do nome está no hebraico Mikhail, um dos arcanjos de Deus. Os nomes Miguel e Michele tem essa mesma história.

Morgan

Trata-se de um nome neutro com muita história e significados muito diversos. E você certamente já ouviu, por causa do ator Morgan Freeman, não é?

Inicialmente, era um nome usado apenas para meninos, cuja origem está na palavra “Morcant”, no galês antigo. O significado é protetor do mar ou nascido no mar.

Na Irlanda antiga, passou a ser usado também para meninas. Nesse caso, a origem é a personagem Morrígan, da mitologia. Ela era a deusa da guerra e da morte, e o significado de seu nome era “grande rainha”.

A deusa foi a inspiração para a personagem Morgan Le Fay, das histórias do Rei Arthur, o que também ajudou a popularizar o nome.

Hoje o nome está entre os mais populares em países que falam inglês. Aqui no Brasil, estamos mais acostumados com uma versão feminina do nome, “Morgana”. Apesar disso, Morgan também é uma linda opção de nome neutro para crianças brasileiras. 

Mizuki

É um nome japonês com o significado de lua bonita ou presságio feliz. É um nome unissex, mais comum para meninas no Japão.

Apesar disso, quem lembra do comecinho do Naruto, conhece um homem com esse nome: o instrutor da Academia que convenceu o Naruto a roubar o pergaminho com os jutsus proibidos. 😯 Ele aparece lá no primeiro episódio, depois nunca mais.

Natsuki

Mais um nome neutro japonês, mais comum para meninas. Ele tem vários significados específicos, dependendo dos kanjis usados para escrever (os kanjis são os “símbolos” do alfabeto japonês).

Natsuki pode significar verão, estações, esperança ou lua.

Natsuki Hanae é uma das pessoas mais famosas com esse nome. Se você gosta de animes, provavelmente já ouviu a voz dele! Ele é o dublador do Tanjiro, em Demon Slayer, e do Ken Kaneki, em Tokyo Ghouls.

Nick

Nick é um nome agênero super descolado para os pais e mães que gostam de nomes como Nicolas e Nicole!

Sua origem está na Grécia antiga e significa “vitorioso”.

Pode ser até uma opção neutra para pais que gostam dos nomes Victor e Victoria. Afinal, apesar de a pronúncia não ter nada a ver, o simbolismo e o significado são os mesmos.

Nico

É mais uma alternativa de nome agênero para Nicolas ou Nicole. A diferença principal é a pronúncia, que combina mais com os idiomas latinos, como português e espanhol.

Olive

Além de super fofo, este nome neutro é uma virada moderna para nomes que já estão caindo em desuso no Brasil, Olívio ou Olívia.

Ou uma versão neutra para pais que gostam do nome inglês Oliver. 

Se lê “Ólive” e significa literalmente “oliveira”, a árvore que produz a azeitona.

Olie

É uma variação super moderna do nome neutro Olive. Também pode ser escrito Oli, Ollie, ou Oli.

Talvez você tenha ouvido por causa de Oliver Sykes, cantor da banda Bring me the Horizon. Ele usa Oli como nome artístico.

Quinn

Quinn é um nome neutro para pais que gostam da cultura da Grã Bretanha e desejam um nome moderno e diferente para seu filho ou filha.

Ele nasceu como sobrenome – daí sua neutralidade, já que ele não “nasceu” para designar meninos ou meninas. 

Seu significado é uma versão gaélica de “rei” ou “rainha”. 👑

Rafa

Mais uma adaptação moderna de nomes brasileiros tradicionais para meninos e meninas: Rafael e Rafaela.

É um nome que vem da expressão Rafa’el, do hebraico. Tem um significado super especial para os pais que são mais ligados à religião católica: “curado por Deus”. 📿

Bebê indiano sentado no chão e sorrindo

Ravi

Ravi é um nome indiano muito bonito que se tornou unissex ao ser adotado por outras culturas.

Ele ficou particularmente famoso a partir da década de 1960 por causa do músico Ravi Shankar. Entre outros feitos na música, foi ele quem ensinou George Harrison, guitarrista dos Beatles, a tocar cítara! 😯

A partir do seu sucesso, países que não são da cultura hindu também passaram a usar o nome.

Atualmente, é usado também para meninas, apesar de ainda ser mais comum para meninos.

Seu significado é “o sol”. 🌞 Se você gosta dessa simbologia, temos mais um nome neutro na lista te aguardando!

Rei

É um nome sem gênero japonês, que por coincidência é igual a uma palavra em português.

Pode ter vários significados, dependendo dos símbolos usados para escrever. Alguns dos mais bonitos são amável, graciosa, e “o som das joias”.

Tem várias pessoas e personagens no Japão com esse nome. Uma das mais famosas é Ayanami Rei, do anime Neon Genesis Evangelion. No Ocidente, um exemplo de personagem com esse nome é Rey, de Star Wars.

Antes que eu me esqueça: Evangelion é uma animação sobre robôs, mas não deixe as crianças assistirem, ok? É bem pesado e tem muitos temas +18. 👀

René ou Renée

São versões francesas dos nomes Renato e Renata. Ambos se originam do latim Renatus, cujo significado é “o Renascido”, ou “nascido novamente”. 

René é comum na França, Espanha e Alemanha para meninos. Reneé é a versão mais usada para as meninas nesses países, mas a pronúncia é a mesma. No Brasil, é um nome com sonoridade diferente e sofisticada. 

Ótima escolha para papais e mamães fãs de filosofia e de cinema!

Nestas áreas, estão as pessoas mais famosas com esse nome: o filósofo francês René Descartes e a premiada atriz estadunidense Reneé Zellweger.

Remy

É um nome assexuado francês para quem gosta do mar. 🌊

Remy significa remador e era um nome muito comum entre as famílias com algum histórico náutico na França durante a Idade Média.

Apesar dessa história, talvez você conheça por causa do ratinho cozinheiro da animação Ratatouille. 🐀

Robin

Outro nome que também não é muito comum no Brasil, mas está incluso aqui para os pais que gostam de inspiração norte-americana. 

Robin é um nome neutro que significa “aquele que tem fama”.

Se tornou famoso a partir do personagem Robin Hood, que roubava dos ricos para dar aos pobres, como diz o ditado.

Existem outros personagens famosos modernos com esse nome, como o parceiro do Batman. Mas neste caso, o nome tem origem em uma ave.

one piece otaku GIF

Rylan

É um nome medieval com significado de fartura. Rylan é uma adaptação da expressão em inglês antigo “terra onde nasce o centeio”.

Hoje em dia não faz muito sentido, mas na época denotava terreno fértil. Centeio também é um grão muito versátil, que serve pra fazer desde pão até cerveja.

Uma lembrança de que esse nome carrega potencial ilimitado para quem o carrega. 😉

Originalmente é um nome masculino, mas passou a ser usado também para meninas nos Estados Unidas. Tem algumas variações que soam mais “delicadas”, como Riylen ou Riley.

Sam

Sam é uma versão assexuada de Samuel e Samanta. Esses nomes soam muito diferentes em português, mas compartilham a mesma origem em hebraico, a expressão “Shemu’el”. 

Samuel e Samanta significam “seu nome é Deus”, então Sam carrega o mesmo significado. 

O nome se tornou popular em diversas culturas, então outros significados para Sam também existem.

É o caso de Samwise Gamgee, um dos hobbits protagonistas de O Senhor dos Anéis. Sam, neste caso, significa “um pouco sábio” em inglês antigo.

A versão neutra é mais popular em países que falam inglês, especialmente Estados Unidos e Reino Unido. No entanto, também é uma opção interessante para o Brasil, já que Samuel e Samanta são bem conhecidos por aqui. 

Satsuki

Satsuki é um nome assexuado com significado curioso: significa literalmente maio, já que é uma palavra para esse mês. Também pode significar felicidade ou lua, dependendo dos símbolos usados para escrever.

É um nome mais frequente para meninas, já que a sua sonoridade é mais delicada, mas é unissex. Tem até um político no Japão com esse nome.

Sidney

Sidney é um nome de origem inglesa que já nasceu neutro.

Atualmente, está em desuso em seus países de origem, mas ainda é bem bonito para usar no Brasil, já que aqui ele tem um ar diferente e moderno. 😉

Ele tem duas possíveis origens: significa “ilha larga”, em inglês antigo, ou se refere à comuna francesa de Saint Denis. 

Sol

Nem precisamos falar do significado desse nome, né? 🌞🌞🌞 Ele está relacionado com a grandiosidade da principal estrela do nosso sistema solar. 

É um nome unissex simplesmente lindo! Muito legal para os pais que gostam dos astros e querem um nome com sonoridade brasileira para os filhos.

Sky

Continuamos no céu, temos Sky!

Apesar de ser a tradução literal de “céu”, em inglês, este nome nasceu mesmo na Escandinávia, já como nome neutro e com simbologia relacionada com a liberdade de estar nas nuvens.

O nome já é super comum em países que falam a língua inglesa, mas no Brasil provavelmente o seu filho ou filha vai ser único com o nome, caso você o escolha.

criança oriental sorrindo sentada em uma mesa com um carrinho e um bolo de aniversário

Taylor

Como muitos nesta lista, Taylor é um nome bem comum na América do Norte. Nasceu como sobrenome, mas com o passar do tempo foi adotado nome.

A tradução literal e o significado é “alfaiate”.

É um nome que atualmente é muito popular por causa da cantora Taylor Swift. Inclusive, ela tem dois nomes neutros, já que o seu nome completo é Taylor Alison.

Aliás, se você decidir batizar seu filho ou filha com esse nome, provavelmente vão te associar como fã da cantora. 😅 

Tristan

Nome repleto de história! O significado original vem da palavra francesa para “tristeza”.

Mas, o nome ficou famoso mesmo através dos personagens Tristan und Isolde (Tristão e Isolda, em português). É uma lenda medieval que retrata o amor proibido entre um cavaleiro e uma princesa. Ao longo dos séculos essa história foi contada em livros, poemas e até em óperas.

A versão “abrasileirada” do nome, Tristão, é para meninos. A versão estrangeira, Tristan, funciona melhor como nome neutro.

Aqui no Brasil, as variações Trysten ou Tristen também ficam lindas como nome neutro.

Val

Versão neutra não-binária dos nomes mais populares entre as novas gerações: Valentino e Valentina!

Tem origem na palavra “valens”, do latim, que significa “forte e corajoso“. Os nomes estão presentes em diversos países diferentes, como os que falam espanhol, português, russo, grego, italiano, entre outros. 

Inclusive, eram bem comuns até pouco tempo atrás os memes de “Enzo e Valentina”, por causa da popularidade deles.

Yannick

É um nome francês muito bonito, cujo significado é “Deus é gracioso”. É um nome unissex no país, mas que é mais comum para meninos.

Uma personalidade famosa com esse nome é o jogador de futebol Yannick Carrasco, que começou a carreira no Monaco e se destacou pelo Atlético de Madrid.

Yasu

Yasu é o último nome japonês da nossa lista – em breve, teremos uma lista com várias inspirações nipônicas para nomes de bebês aqui no blog. Se você gosta deles, siga-nos no Twitter para saber quando publicarmos! 😉

Yasu significa paz e silêncio.

O nome ficou bem famoso recentemente por causa de Yasuo, personagem de League of Legends. Se você gosta de videogames, talvez tenha feito essa associação logo de cara! 

Se você batizar seu filho ou filha assim, é bem possível que a turminha do colégio também pense assim. 😅

Yuri

Como falamos na introdução do texto, Yuri tem significados diferentes em algumas culturas:

  • Em russo, é equivalente ao nome “Jorge”. Os dois nomes têm origem na mesma raiz, o grego “georgós”, que quer dizer “agricultor” ou “aquele que trabalha com a terra“.
  • No Japão, significa “lírio” e é bem comum para as mulheres. 

No Brasil, consideramos um nome neutro, já que existem homens e mulheres batizados com esse nome, segundo o último censo do IBGE. 

Yuki

É um nome neutro japonês com vários significados possíveis, como neve, felicidade, ou floco de neve. Por isso, é muito associado com o inverno e com as pessoas que nasceram nessa estação.

No Japão, é um nome mais comum para meninas, mas também fica muito bonito para os meninos, até porque a pronúncia parece com Yuri, nome que estamos acostumados a ver por aqui.

Aliás, tem um homem com esse nome com uma história muito legal. Yuki Kawauchi é um corredor de rua japonês, famoso por seu estilo incomum. Ele bateu recordes, mesmo treinando só no tempo livre, porque trabalhava em tempo integral na prefeitura. Ele também usa roupas normais nas provas, ao invés de trajes apropriados para provas longas.

Zion

Zion é um nome neutro não-binário repleto de significados para os papais e mamães religiosos. É um termo hebraico que simboliza a Terra Prometida. Em português, é o “Monte Sião”.

Além da Bíblia, Zion é um nome que também tem bastante ligação com o movimento reggae. Apesar de algumas diferenças conceituais, em geral o sentido é o mesmo: um local de paz, unidade e liberdade.

Por isso, dependendo das suas crenças, Zion é um lindo nome neutro para seu filho ou filha! 

criança sorrindo mostrando os dentes

O que é um nome neutro?

Os nomes neutros são aqueles que servem para meninos e meninas.

Por exemplo: se você estiver na Rússia e encontrar um Yuri, provavelmente será um homem. Mas se estiver no Japão, provavelmente será uma mulher! 

Além de serem originais e versáteis, os nomes neutros têm outras vantagens. As principais são:

  1. É possível pensar no nome antes mesmo de saber o sexo do bebê. Isso é indispensável para os pais e mães que não querem descobrir antes do nascimento. 
  2. Evita imposições de gênero. Um nome neutro contribui para uma criação livre de estereótipos sobre homens e mulheres.

Este tipo de nome existe em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. Mas, no nosso caso, eles frequentemente são adaptações de nomes estrangeiros.

Nomes neutros e identidade de gênero

Gênero é um assunto complexo (e até polêmico) para alguns pais, mas é simples de entender: é como você se identifica – masculino, feminino, ambos, nenhum…

A sociedade espera certas coisas do gênero masculino e do feminino. Um jeito bem fácil de perceber isso são os brinquedos das crianças.

Tradicionalmente, os de menina são bonecas, casinhas, jogos de cozinha e afins, e os de menino são carrinhos, bola de futebol, ou bonecos relacionados a luta.

Isso acontece porque existem estereótipos associados ao masculino e ao feminino. Só que esses estereótipos não querem dizer nada. Meninos podem brincar de boneca e meninas de carrinho. 

E está tudo bem em ambos os casos! Cada pessoa deve ter liberdade para se expressar da maneira que quiser.

É aí que os nomes neutros ajudam. Desde o nascimento, a criança já fica mais livre desses estereótipos. Já na infância, fica claro que não existem “coisas de menino” ou “coisas de menina”, a começar pelo próprio nome. 

Se você quiser ler mais sobre o assunto, esta matéria do UOL traz alguns pontos de vista bem interessantes. E temos aqui no blog do Tomo dos Pais um guia que fala sobre o mito da “ideologia de gênero nas escolas“.

Várias formas de falar de nomes neutros estão diretamente relacionadas com as teorias de gênero. Por exemplo:

  • Nomes sem gênero: Gênero são características que sociedade atribui a meninos e meninas. “Sem gênero” é alguém que não se identifica com o masculino ou o feminino.
  • Nomes não-binários: É o mesmo que sem gênero. Gênero binário é masculino feminino. Não-binário é quem não se identifica nem com um nem com outro.
  • Nomes agênero: agênero quer dizer que não tem gênero e também está fora da relação masculino-feminino.
  • Nomes assexuados: assexuado quer dizer “sem sexo”. Não é o modo 100% correto de falar de gênero, mas passa o recado de nome que serve para meninos e meninas.

Como escolher um nome neutro?

Agora que você já conhece vários lindos nomes neutros para se inspirar, chegou a hora de escolher! 

Nessa hora, é importante lembrar que não existem nomes certos para meninos e meninas. 

Muitos nomes nasceram séculos atrás e naquela época gênero não era uma preocupação dos pais, afinal, eles não tinham como saber o gênero da criança antes do nascimento né.

Você pode inclusive inventar nomes neutros. Por exemplo, não existe uma versão neutra para Victor ou Victoria. Mas nada te impede de ser a primeira pessoa a chamar seu filho ou filha de Vicky. 😉

Inclusive, vários pais e mães que optam pelos nomes unissex acabam criando derivações que parecem apelidos. Como você viu, vários entraram na nossa lista por serem lindos!

Por isso, se você tiver dúvidas na hora de criar seus nomes, tente o seguinte passo a passo:

  1. Se você souber o sexo do bebê, pense em todos os possíveis nomes, mesmo que eles estejam relacionados a gêneros.
  2. Caso não saiba o sexo, pense em nomes que já têm derivações para todos os sexos. Fabiano/Fabiana; Eduardo/Eduarda, etc. 
  3. Veja qual deles consegue adaptar. Pode ser usando apelidos, pesquisando referências com o mesmo significado ou pronúncia parecida.
  4. Escolha o que for mais bonito ou te chamar mais a atenção!

Caso ainda assim sinta insegurança na hora de escolher o melhor nome neutro, a pesquisa de nomes do Censo 2010 do IBGE pode te ajudar.

Com ela, dá para pesquisar qualquer nome registrado no Brasil e saber quantos homens e quantas mulheres têm esse nome no Brasil ou no estado que você mora.

Assim, você pode usar o censo para “validar” a sua escolha de nome, saber quantas pessoas se chamam assim no Brasil e quantas são homens e mulheres.

Como saber se um nome neutro?

“Achei um nome perfeito, mas não sei se ele é neutro. E agora?” 🤔 Já passou por essa situação?

Ela é comum e, infelizmente, não tem um jeito definitivo de saber. Isso porque os nomes têm significados culturais que mudam com o passar do tempo.

Ao longo do texto tem vários exemplos: Andrea é um nome masculino na Itália, e feminino no Brasil. Por isso é difícil cravar se um nome é neutro ou não.

O melhor jeito de descobrir é pesquisando – a pesquisa de nomes do IBGE é uma excelente fonte. Digite o nome lá e observe a quantidade de pessoas de cada gênero com esse nome.

Para ficar mais fácil, vamos usar o nome “Sky” como exemplo.

  • Se mais de 95% de pessoas chamadas assim forem meninas, então o nome é feminino.
  • Se for menos de 95%, então o nome é neutro.

Essa regra não é absoluta, mas é usada por um portal norte-americano famoso sobre nomes. É uma metodologia interessante e pode te ajudar na decisão. 😉

Outra dica é observar o pronome. Se o nome combina melhor com “a” ou “o”, pode te ajudar a descobrir o gênero. E, se combinar igualmente com os dois, é neutro.

Esperamos que a lista tenha ajudado! 💗

Se o bebê está a caminho, recomendamos que deixe o blog do Tomo dos Pais salvo em seus favoritos.

Temos diversos tipos de conteúdos sobre cada fase da infância, desde os primeiros anos até a adolescência.