mágico tirando carta do paletó

Mágica infantil: aprenda como fazer 11 truques bem simples

E se em um passe de mágica fosse possível fazer uma moeda sumir ou fazer copos flutuarem? 🧙‍♀️ Com esta nossa lista de mágica infantil, tem como!

Selecionamos vários truques simples para fazer com as crianças. Pais podem fazer shows ou ensinar para os filhos impressionarem os amigos ou os parentes. E as crianças e adolescentes podem fazer truques de mágica na escola com facilidade!

São mágicas infantis simples e fáceis para fazer em casa, nas festinhas, na escola e em vários outros lugares! E todas feitas apenas com objetos do cotidiano, e com um passo a passo detalhado de como fazer. 

🎩 Pegue a varinha e a cartola e bora conhecer os truques!

Como fazer mágica infantil

Para que as mágicas funcionem, o mágico precisa enganar os sentidos da plateia.

Praticamente todo truque de mágica envolve fazer um gesto sem a pessoa ver, ou fingir que está fazendo uma coisa, quando na verdade está fazendo outra. 

Na teoria, isso é bem simples de fazer, mas na realidade, precisa de bastante treino para fazer bem feito.

Por mais que estas mágicas infantis sejam simples, tem que ter bastante confiança em cada movimento. Isso dá mais impacto para a apresentação e torna mais difícil descobrirem o segredo.

Além de praticar o truque em si, você também deverá criar a sua “personalidade de mágico”! Ela tornará as apresentações ainda mais divertidas e impressionantes.

Para isso, você precisará definir os gestos e apetrechos que serão usados na hora de fazer cada truque, escolher as palavras mágicas, usar varinha, capa ou cartola, fazer gestos, usar um nome artístico, e por aí vai.

Não tem fórmula certa! Vai da sua criatividade na hora de criar o seu show. Você também pode ir melhorando aos poucos, ou mudar de acordo com a necessidade. 😉

Uma boa dica é treinar sozinho, na frente do espelho, para construir a confiança. Depois, treine com a ajuda da família. E quando tiver certeza que vai arrasar, você começa a fazer os truques na escola, com uma plateia de verdade.

Criança vestida de bruxa para fazer mágica infantil

11 truques de mágica infantil simples

Agora que você já sabe o básico e como se preparar, vamos aos truques de mágica!

Com treino, crianças podem fazer todas as mágicas da lista. Mas elas podem precisar do apoio dos pais em algumas partes. Outras vão exigir alguns movimentos complexos, então precisa treinar bastante.

O ideal é que aprender com os adultos da casa. Assim fica mais fácil de tirar as dúvidas e vocês terão um momento bem legal juntos. 🥰

A caixa de fósforos encantada

Neste truque, o mágico consegue abrir uma caixa de fósforos de cabeça para baixo e nenhum palito cai. 😯 Mas, falando as palavras mágicas certas, o efeito se desfaz e ela vira uma caixa normal.

Do que você precisará:

  • Tesoura sem ponta.
  • Caixa de fósforos com palitos.

Como funciona a mágica

É uma mágica infantil mais indicada para crianças pequenas. Pois se fizer para alguém um pouquinho mais velho, pode pedir para você abrir a caixa até o final antes de fazer a mágica. Aí ela verá o palito secreto e acabou a brincadeira! 😂

É um bom truque para quando você quiser fazer um showzinho pras crianças. Afinal, precisa preparar ela com antecedência cortando o palito, então não dá pra fazer na hora. 

Fazendo uma moeda desaparecer

Sabia que dá pra fazer uma moeda entrar em um braço e sair pelo outro? 😯 Olha só como nesta mágica infantil que é feita em poucos segundos:

Do que você precisará:

  • Uma moeda. 

Como funciona a mágica

Essa é uma ótima mágica para fazer na escola, no almoço com os amigos, ou em qualquer situação em que você tenha um lugar para apoiar o braço.

Ela exige alguns movimentos bem treinados, que podem ser difíceis de fazer por uma criança menor. Mas treinando, é possível.

O desafio dessa mágica é fazer os seus movimentos serem os mais naturais possíveis. Senão, não dá certo. Também tem que tomar cuidado pra moeda não cair do seu pescoço! 😂

Elásticos mágicos

Você vai impressionar todo mundo fazendo os elásticos que estão nos dedos pularem para os outros! Mágica infantil fácil de fazer em casa ou na escola. 

Do que você precisará:

  • 2 elásticos normais, de uso em escritório. 

Como funciona a mágica

O básico da mágica é bem simples de fazer. Mas se quiser deixar mais bonita, precisa de bastante prática com os movimentos com o elástico.

Copos flutuantes

Aprenda um segredo muito antigo do mundo das mágicas: fazer as coisas flutuarem! Nesse caso, um copo descartável. 

Do que você precisará:

  • Um copo descartável branco ou colorido.
  • Tesoura sem ponta.

Como funciona a mágica

Essa mágica também exige preparação, por isso você precisa faze-la num contexto de show de mágica para já ter o seu copinho preparado.

Escolha um copo que não seja muito fino. Caso contrário, a sombra dos seus dedos fica aparecendo e dá pra perceber que tem algo de errado com o copo. Copo transparente, então, nem pensar!

Pode ser feita por crianças de todas as idades, mas as pequenas precisam de ajuda dos pais para usar a tesoura.

Como fazer uma carta de baralho sumir

Uma mágica infantil clássica, que todo mundo já viu, mas poucos sabem fazer.

O legal é que depois que a carta some, dá pra tirar de qualquer lugar – inclusive da orelha de quem está assistindo!

Do que você precisará:

  • Uma carta. 

Como funciona a mágica

É um movimento de mão que exige um bom treino para fazer de forma fluida e sem dobrar demais a carta.

Procure usar um baralho de boa qualidade. Senão, fica uma marca de dobra na carta e isso pode entregar o truque.

Essa mágica ficou bem famosa, então você vai precisar de muito jogo de cintura se alguém pedir pra ver a parte de trás da sua mão…

Girando a moeda entre os dedos

Não é literalmente uma mágica, mas é um dos truques mais populares com moedas. É aquele em que a moeda fica girando de um dedo para o outro bem rápido, sabe?

Ótimo para abrir os shows de mágica impressionando todo mundo. 😉

Do que você precisará:

  • De uma moeda ligeiramente maior que os seus dedos.

Como funciona a mágica

Você gira a moeda para cima dos dedos com o dedão, depois vai usando os dedos para alavancar a moeda e fazer com que ela gire e vá passando de um dedo para o outro.

Quando chegar no mindinho, precisa prender a moeda entre os dedos, e buscar com o dedão por baixo, para reiniciar o movimento.

Simples, mas precisa de muita prática para fazer com agilidade! Comece fazendo devagar até pegar o jeito, e vá aumentando a velocidade aos poucos.

Como fazer mágica de adivinhar a carta

Sempre que você achar que matemática é chata, lembre dessa mágica. 🤣 Você vai mudar de ideia rapidinho!

Do que você precisará:

  • Um baralho. A mágica usa 21 cartas.

Como funciona a mágica

Você precisa fazer 3 montes, cada um com 7 cartas. Depois, peça para a pessoa escolher uma e você adivinhar.

Pergunte em qual pilha está a carta escolhida. Depois você junta cada monte, e coloca o escolhido no meio. Depois você junta as cartas, e forma outras 3 pilhas de cartas.

Você faz isso 3 vezes. Depois disso, você conta 10 cartas… E a carta que a pessoa escolheu sempre é a 11ª.

Me surpreendi quando aprendi essa mágica. 😯 Assiste ao vídeo, teste aí na sua casa e escreva nos comentários se deu certo!

Tirando o dedo da mão

Mágica bem simples, ótima para fazer com crianças pequenas!

Do que você precisará:

  • Só dos seus dedos.

Como funciona a mágica

Ela usa um movimento bem específico e simples dos dedos. Fica parecendo que a ponta do dedo está saindo, e volta para o lugar quando você quer.

É mais fácil entender o movimento assistindo ao vídeo. 👆

Pause conforme for avançando, e vá repetindo os movimentos junto com o vídeo para entender o segredo. Depois, pratique bastante até o movimento ficar natural.

Crianças mais velhas e adolescentes não se surpreendem com essa mágica, mas para as crianças pequenas é uma coisa de outro mundo.

Como entortar colheres com o poder da mente

Parece cena de Matrix, mas se trata de uma mágica que engana os sentidos das pessoas. Precisa de uma preparação antes, mas é bem rápido de fazer.

Do que você precisará:

  • Duas colheres de café, daquelas bem pequenas. O cabo da colher precisa ser mais ou menos do tamanho do seu dedo indicador.

Como a mágica funciona

Você precisa quebrar o cabo de uma das colheres. É só entortar pra cima e pra baixo várias vezes até soltar (mas, cuidado, porque o metal esquenta quando faz isso). Depois, você dobra a outra colher.

O truque é que as pessoas não vão saber que você usou duas colheres para montar a ilusão. Durante todo o truque, parece que você está usando uma só. Engana demais os sentidos, mas precisa de bastante prática nos movimentos para dar certo.

Os dados mágicos

Ótimo truque de mágica pra fazer na escola antes de começar a aula, durante o recreio, ou até esperando o ônibus pra voltar. É bem rápido de aprender, porque precisa de um movimento só.

Do que você precisará:

  • Um dado de 6 lados.

Como a mágica funciona

Você vai “mudar” o número que aparece nos lados do dado. Na hora de girar o dado na sua mão, tem que fazer um movimento bem específico que vai rodar um lado a mais do dado sem a outra pessoa perceber.

Precisa fazer bem rápido mesmo, se não a pessoa percebe. E além de treinar a agilidade, você precisa deixar natural, para parecer que você não está se esforçando.

Uma das mágicas mais legais para impressionar os amigos! 😁

Como fazer a mágica da corda que se regenera

Um truque de mágica que os profissionais fazem nos shows, e você pode fazer na escola.

Mas tem que praticar muito, porque é um truque complexo!

Esta é uma mágica para crianças mais velhas. Precisa de bastante coordenação motora para o movimento, e tem que usar tesoura.

Uma criança pequena deve fazer o truque apenas acompanhada de um adulto.

Do que você precisará:

  • De uma corda. Também pode ser um barbante, cadarço de tênis, ou qualquer coisa do tipo.
  • Tesoura. Peça ajuda aos seus pais ou use uma tesoura sem ponta.

Como a mágica funciona

É uma ilusão de ótica: você precisa dar um nó na corda e fazer o corte. Vai parecer que você está cortando a corda no meio, quando na verdade você estará cortando a ponta. Aí, em um passe de mágica, a corda aparece “inteira” de novo. 😉

Veja o vídeo devagar, pause várias vezes, e vá repetindo os movimentos enquanto assiste, antes de fazer o primeiro corte. Assim fica mais fácil entender a dinâmica e praticar o movimento.

Se conseguir fazer, é sinal de que você já é um grande mágico! 🎩 Precisa ser muito habilidoso para fazer esse truque.

Como dominar a mágica infantil

Agora que você já conhece os truques, está muito perto de ser um mágico de sucesso! ✨

Se for fazer shows para crianças, ensinar alguma a fazer, ou fazer os truques de mágica na escola, é importante seguir as dicas desse post.

Crianças são muito observadoras, então você não pode subestimar a capacidade da audiência de tentar descobrir como o truque funciona.

Para criar apresentações inesquecíveis mesmo, siga estas dicas:

  1. Nunca revele o segredo. Esse é um código de conduta entre os mágicos profissionais, mas que também vale pra você. Guarde muito bem os segredos dos seus truques!
  2. Evite repetir as mágicas pras mesmas pessoas. A primeira vez que você fizer uma nova mágica sempre vai ser a melhor, porque é inesperado. Da segunda vez, as pessoas já vão estar mais atentas aos seus movimentos, não ficarão mais tão impactadas e poderão tentar descobrir o segredo.
  3. Treine muito. Já falei lá em cima, mas vou repetir porque é bem importante mesmo. O que diferencia um mágico bom é o seu domínio dos movimentos. Isso só é possível depois de algumas horas treinando cada truque!

E aí, gostou de aprender como fazer mágica infantil?

Elas são muito simples e fáceis de fazer, desde que você treine bastante todas elas antes de apresentar.

Se quiser mais dicas como estas para facilitar sua rotina e tornar a vida dos seus filhos ainda mais épica, te convidamos a conhecer o serviço de assinatura do Tomo dos Pais.

Semanalmente, enviamos dicas e sugestões como estas, que adicionam um diferencial na sua vida e na do seu filho ou filha, sem que você precise perder tempo pensando e pesquisando o que fazer.

Ensinamos também várias brincadeiras e atividades, recomendamos filmes, desenhos e séries para assistir, apps, livros, experimentos científicos, e muito mais!

É um verdadeiro universo de conteúdo para pais atarefados que buscam maneiras de encantar as crianças. 🧙‍♂️🧙‍♀️ Assine já o plano gratuito!