fachada do colégio Pedro II

Colégios Pedro II do RJ – Review completo

O Colégio Pedro II do Rio de Janeiro (CPII) é uma das melhores escolas públicas do Brasil. É a terceira escola mais antiga em atividade e oferece todos os níveis de ensino. Tem desde ensino infantil até pós-graduação, tudo de graça.

Por ser gratuito e ter educação de alta qualidade, é um dos colégios mais concorridos do Brasil.

Neste texto, você conhecerá tudo sobre ele, verá quais são os diferenciais, como conseguir vaga no colégio Pedro II, e descobrir se vale a pena mesmo matricular seus filhos nessa escola. 

Boa leitura!

Visão Geral do Colégio Pedro II

O colégio tem 14 unidades no Rio de Janeiro, chamadas de campus. 12 delas ficam na cidade do RJ:

  • 1 unidade no Centro.
  • 3 em São Cristóvão.
  • 2 no Humaitá.
  • 2 na Tijuca.
  • 2 no Engenho Novo.
  • 2 em Realengo. 

As outras duas estão em Niterói e Duque de Caxias. Também tem um Centro de Educação Infantil em Realengo, exclusivo para alunos antes da fase de alfabetização.

No geral, os campi são bem parecidos. O que muda é a oferta de algumas séries ou atividades de extensão. Este post fala sobre o ensino do Pedro II do RJ como um todo

SériesEducação infantil, ensino fundamental, médio, superior, especialização, pós-graduação.
Posição no Enem29ª melhor do Rio de Janeiro (2019), segundo levantamento da ZBS Educação. Melhor escola pública do estado no Enem (2018 e 2019).
Modelo de escolaPública federal, de educação tradicional e formação completa.
Estilo de ensinoTradicional em meio período, focado em valores cidadãos e democratização do ensino.
Valor da mensalidadeNão tem mensalidade.
InstalaçõesCada unidade pode ter bibliotecas, sala de Artes, secretaria, laboratório de Ciências, Biologia, Física e Informática, espaço de convivência, quadra poliesportiva coberta, pátio, sala de música, parquinhos, teatro.
DiferenciaisEscola pública de alta qualidade, um dos mais antigos do Brasil, com formação acadêmica completa e com contrapartida social.
Ensino de idiomasOferece aulas de inglês, espanhol, e francês. Ao longo de sua história, também já ensinou, alemão, grego, e latim. 
Atividades extracurricularesNão tem informações detalhadas, mas o Colégio Pedro II desenvolve algumas atividades que chamam de “atividades de pesquisa, cultura e extensão”.
Bolsa de estudosNão oferece, já que não tem mensalidade. Mas tem até programas de auxílio financeiro a estudantes.
UniformesCada pai ou mãe compra para os seus filhos. Veja os detalhes de todas as peças aqui. 
ContatoVeja a lista de contatos de cada campus aqui.

Como chegar no Colégio Pedro II?

A localização varia, já que são muitas unidades. Mas, de modo geral, elas são bem acessíveis por transporte público. E estão próximas de shoppings, supermercados, hospitais e praças, entre outros pontos de interesse.

Clique aqui para ver algumas unidades do Rio de Janeiro direto no Google Maps. Se quiser ver outras unidades, use o botão de “adicionar destino” no menu à esquerda e escreva o nome da escola.

Qual é a melhor unidade?

Em termos de resultados do Enem, Niterói, Centro e Realengo já alcançaram boas colocações no ranking de escolas do RJ. Mas todas as unidades do Pedro II são boas.

Elas compartilham investimentos muito parecidos e seguem o mesmo projeto educacional. Então acabam tendo qualidades e defeitos parecidos.

E por serem colégios públicos, a direção precisa fazer prestações de contas bem detalhadas. Então nem se quisessem poderiam privilegiar uma ou outra unidade. 😉

O Colégio Pedro II é federal ou estadual?

O Pedro II é um colégio público federal. Ou seja, as verbas para manutenção e investimento do colégio chegam diretamente do Governo Federal. 

É bem parecido com os Institutos Federais, que oferecem educação pública de alto nível. As escolas públicas federais não cobram mensalidade. 

fachada do colégio pedro II

Diferenciais do colégio 

O colégio Pedro II foi fundado em 1837, ainda durante o Brasil Imperial. Desde aquela época, seu objetivo era oferecer educação da mais alta qualidade. Hoje, essa formação se estende a todas as fases da vida dos estudantes. 

Estes são os principais diferenciais: 

  • Projeto educacional: vai desde o Ensino Fundamental até pós-graduação.
  • Estrutura física: comparável aos colégios particulares, apesar de nem sempre estar nas melhores condições de conservação. 
  • Contrapartida social: oferece projetos de extensão abertos à comunidade e cursos de Educação para Jovens e Adultos que não terminaram a escola – o “supletivo”. 
  • História: rica e que em alguns momentos se confunde com a história do próprio Brasil.

Como é o ensino do Pedro II?

A missão e valores do colégio são: oferecer educação de excelência, inclusiva e acessível a todos. 

Atualmente, o colégio oferece todos os níveis de ensino. Em todos os níveis, as aulas são de segunda a sábado, geralmente em turno único. Veja na tabela:

Nível de EnsinoOnde tem?
InfantilCentro de Referência em Educação Infantil Realengo.
1º a 5º ano do FundamentalCampus Engenho Novo I; Campus Humaitá I; Campus Realengo I; Campus São Cristóvão I; Campus Tijuca I.
6º ao 9º ano do FundamentalCampus Centro; Campus Engenho Novo II; Campus Humaitá II; Campus Realengo II; Campus São Cristóvão II; Campus Tijuca II.
Ensino MédioCampus Centro; Campus Duque de Caxias; Campus Engenho Novo II; Campus Humaitá II; Campus Niterói; Campus Realengo II; Campus São Cristóvão III; Campus Tijuca II.

O CP2 oferece ainda:

  • Ensino Médio Técnico.
  • Educação de Jovens e Adultos.
  • Graduações em licenciatura nas áreas de Humanas.
  • Cursos de pós-graduação (mestrado e especialização) para professores da Educação Básica. 

Para as crianças e adolescentes, o currículo corresponde à Base Nacional Comum Curricular. São disciplinas comuns, como Matemática, Português, Geografia e por aí vai. É um ensino que prepara para os conteúdos que caem nos vestibulares e Enem.

Ao contrário de colégios particulares de elite do RJ, o Pedro II não tem aulas como robótica educacional, projetos bilíngues ou semelhantes. Apesar disso, oferece alguns eventos e atividades complementares nas áreas de Pesquisa, Extensão e Cultura.

Tem um calendário de eventos culturais, feiras de ciência desde a Educação Básica, grupos de pesquisa e uma Olimpíada de Ciências, organizada por alunos e professores.

Alunos adolescentes do colégio Pedro II posando para foto em quadra poliesportiva

Quando chegam no Ensino Médio, os alunos podem escolher entre as aulas regulares ou um curso técnico. As opções disponíveis são:

  • Técnico em Administração (Duque de Caxias, Realengo II e Tijuca II).
  • Técnico em Desenvolvimento de Sistemas (Duque de Caxias, Engenho Novo II, São Cristóvão III, Tijuca II).
  • Técnico em Instrumento Musical, piano ou violão (Realengo II).
  • Técnico em Meio Ambiente (São Cristóvão III).

Depois de terminar o Ensino Médio, os alunos também podem fazer cursos técnicos de Tradução e Interpretação de Libras ou Turismo. 

Atualmente o CP2 do RJ também oferece faculdade de Licenciatura em Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, e História. Veja os detalhes diretamente no blog do colégio.

Para quem já é professor, tem pós-graduação também, focada em capacitar os profissionais para trabalhar na Educação Básica. 

Estrutura e espaços

A infraestrutura do colégio é melhor do que a maioria das escolas públicas brasileiras. Em alguns pontos, nem se compara. Por exemplo, algumas unidades do Colégio Pedro II têm 3 laboratórios para aulas de Física e Química. 

A estrutura muda de acordo com as unidades, mas estes são alguns dos possíveis espaços: 

  • Biblioteca.
  • Laboratório de Ciências, Física, Química e Informática.
  • Espaços de convivência.
  • Refeitório.
  • Quadras poliesportivas cobertas. 
  • Pátios abertos.
  • Salas de aula e de música.
  • Parquinhos. 
  • Teatro.

Veja algumas fotos, do campus São Cristóvão I:

Contrapartida social

O colégio oferece alguns projetos abertos à comunidade, de forma presencial e virtual. Alguns cursos disponíveis são:

  • Animação em 2D.
  • Criação de podcast.
  • Como usar ferramentas Google para ensino remoto.
  • Modelagem de negócios.
  • Noções básicas de WordPress.

Os cursos costumam mudar, mas as agendas estão sempre no site da extensão do Pedro II.

Também tem um projeto chamado Vivenciar, em que alunos da rede básica do Rio de Janeiro conhecem a escola e são convidados a fazer a prova.

Em 2019, criaram um projeto bem bacana para dar autonomia para pessoas com mais de 70 anos da região metropolitana do RJ. Foram vários cursos, desde alimentação e sexualidade na terceira idade até informática, e curso de como usar smartphones. 

Outra contrapartida social bacana são as aulas para Jovens e Adultos. Elas ajudam pessoas que não puderam estudar a tirarem os diplomas do Ensino Fundamental e Médio.

Além das aulas regulares, também tem projetos técnicos para já encaminhar essas pessoas ao mercado de trabalho. Tem as opções de técnico em Assistente Administrativo e Manutenção e Suporte em Informática. 

História

O colégio foi fundado em 2 de dezembro de 1837 e o nome homenageia o então Imperador do Brasil, Dom Pedro II. É o terceiro colégio mais antigo em atividade no Brasil, atrás apenas do Ginásio Pernambucano e do Atheneu Norte-Riograndense. 

Dom Pedro II, que dá nome ao colégio

A primeira unidade foi no Centro, e é a mesma que funciona até hoje. 🤯 Para quem gosta de história, estudar lá é um prato cheio!

O Pedro II foi criado para formar a elite intelectual do Rio de Janeiro. Desde o início, recebeu grandes investimentos do governo e teve alunos de renome em seus quadros, que futuramente viraram até Presidentes da República.

prédio do colégio pedro II no centro

Durante a década de 1950, foi considerado um “modelo” da educação brasileira, por seu projeto educacional completo. Nessa época, o colégio começou a construir novas unidades.

Em 1979, o Pedro II já estava no Centro, Engenho Novo, Humaitá e Tijuca, atendendo o Ensino Médio. Em 1984, surgiu a Unidade de São Cristóvão e nos anos seguintes mais colégios em Engenho Novo, Humaitá e Tijuca.

Na história recente, continuou expandindo e consolidando seu projeto de ensino. Os resultados no Enem costumam ser bons, com unidades nas listas de 100 ou 200 melhores do país

Para ver mais detalhes e fotos da história do colégio, acesse a exposição Memória Histórica. É um material multimídia muito completo, com vários textos e curiosidades sobre o Pedro II.

Alunos famosos do Colégio Pedro II

O colégio já teve alguns alunos ilustres, que vão desde Presidentes da República até cantores de sucesso:

  • Hermes da Fonseca, ex-Presidente do Brasil.
  • Washington Luiz, ex-Presidente do Brasil.
  • Álvares de Azevedo, escritor.
  • Barão do Rio Branco, ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil.
  • Juan, ex-zagueiro da Seleção Brasileira.
  • Fátima Bernardes, apresentadora de TV.
  • Arlindo Cruz, sambista.
  • Cássia Eller, cantora.
  • Luiz Fux, ministro do STF.

Como faz para entrar no Colégio Pedro II?

Para conseguir vaga no Colégio Pedro II, precisa passar em concurso. As vagas são bem concorridas. Afinal, como você viu, o colégio tem muita qualidade e é de graça, né? 😅

As regras do processo seletivo variam de acordo com o nível de ensino:

  • Educação infantil: sorteio público de vagas para turmas de 3 ou 4 anos.
  • Anos iniciais do Fundamental: sorteio público de vagas para entrar no 1º ou 2º ano.
  • Anos finais do Ensino Fundamental: prova de Matemática, Português e Redação. 
  • Ensino Médio regular: prova de Matemática, Português e Redação.
  • Ensino Médio técnico: prova de Matemática, Português, Redação, e de conhecimentos específicos do curso escolhido.
  • Educação de Jovens e Adultos: sorteio público de vagas. 
alunos do colégio pedro II em visita à argentina

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, na página de Concursos do Colégio Pedro II. Lá tem todas as informações sobre inscrições, calendário, programas, procedimentos, entre outras. Essas informações mudam de ano para ano.

Os editais de matrícula explicam os procedimentos para escolher a unidade e turno. Mas de forma simples, depende da quantidade de vagas disponíveis e da classificação – ou seja, quem vai melhor nas provas recebe prioridade.

Quem é aprovado e não faz a matrícula perde a vaga e não pode tentar de novo. 

Se os seus filhos querem estudar no Pedro II, precisam se preparar com antecedência. As vagas são muito concorridas, então precisa ir muito bem na prova para ter chance. 

Quando abrem as inscrições para o Pedro II?

Os editais com as regras para a matrícula são publicados sempre em agosto na página de concursos. 

Para 2023, as provas serão realizadas em 23 de outubro (6º ano) e 6 de novembro (1º ano do Ensino Médio).

Precisa de CPF para fazer a inscrição, e levar o RG no dia da prova. 

Como é estudar no CP2?

Pais, alunos e ex-alunos adoram o colégio. Eles destacam principalmente a qualidade dos professores e do projeto educacional. Outro ponto que aparece bastante é que o Pedro II forma os alunos para a vida, além de focar apenas nos vestibulares.

Lendo os comentários de algumas unidades no Google Maps, dá para perceber que as pessoas têm orgulho de terem feito parte da história do colégio. Veja estes comentários de ex-alunos e alunas:

Colégio que levo no Coração! Histórico. Qualificado e preparatório para a vida: esses são requisitos básicos de alguém que passou pelo Colégio Pedro II.

Uma pena não ter aproveitado ao máximo a qualidade do ensino. Mas jamais vou esquecer das histórias que vivi dentro destes portões.

Melhor colégio do Rio de Janeiro. Professores excelentes, grade pedagógica de ponta, alunos exemplares. Só tenho gratidão ao melhor ensino que recebi. Que saudades do meu CPII.❤️

É o melhor Colégio da Cidade. Eu fiz o ensino médio lá e me formei em 2015. Os professores são muito qualificados e estão sempre buscando melhorar o conhecimento.

Excelente ler esses relatos, né? 😁

Muitas vezes os colégios deixam marcas negativas nos alunos por serem muito rígidos ou autoritários. Não parece ser o caso no Pedro II, já que esse tipo de comentário não é tão frequente.

Se o seu filho se interessa por matérias de Humanas ou já tem alguma ideia de qual profissão seguir, o Pedro II também é uma ótima escolha por causa dos cursos técnicos e graduações disponíveis. 

No entanto, por ser um colégio público federal, ele está sujeito a algumas polêmicas políticas. Por exemplo, alguns anos atrás, o colégio foi acusado de ser “doutrinador de esquerda”. 

Também houve protestos porque o colégio liberou uso de saia de uniforme para os meninos que quisessem usar. 

Na prática, não interfere no cotidiano dos alunos. E, como já mencionei aqui no post, o colégio segue as diretrizes nacionais de educação. Além disso, por ser público, precisa fazer uma prestação de contas bem rigorosa. Então não precisa se preocupar com a “doutrinação”. 😉

Mas acho interessante os pais conhecerem esse histórico. Até porque algumas crianças e adolescentes se adaptam melhor a um estilo mais restrito, como o dos colégios militares.

Se você e sua família preferem escolas mais rígidas e conservadoras, estas outras escolas do Rio de Janeiro podem agradar:

Um problema realmente sério relacionado ao modelo público do colégio são os cortes de investimentos para a educação pública. 

Em maio de 2021, o Pedro II emitiu uma nota mostrando preocupação com o bloqueio de verbas para a rede federal. Precisamente 1 ano depois, em maio de 2022, o relato foi muito parecido.

Sabemos que essa é uma realidade frequente no Brasil e afeta também o Pedro II. Não é o suficiente para o colégio fechar ou coisa do tipo, mas impede a expansão das atividades. 

Espero que o texto tenha esclarecido as suas dúvidas sobre o colégio Pedro II! Se tiver alguma pergunta ou curiosidade, escreva um comentário aqui embaixo. 😉