pai segurando bebê no colo com delicadeza, com ambas as mãos na parte de trás da cabeça

Moleira do bebê funda e pulsando ou alta: o que fazer?

Moleira do bebê funda e pulsando nem sempre significa que há algum problema. É completamente normal ela pulsar de forma ritmada.

Se estiver funda mas o bebê estiver ativo, está tudo bem. Mas se ele não quiser brincar ou comer, leve ao médico. O mesmo serve para moleira alta.

A moleira é a parte mais molinha da cabeça dos bebês. Ela é formada por ossos e tecidos flexíveis que se fecham geralmente entre 8 e 10 meses de vida. 

O nome científico é fontanela e o bebê tem duas, uma na parte da frente e outra na parte de trás da cabeça.

Neste texto, você aprenderá como identificar se a moleira está normal e o que fazer no caso dos problemas mais frequentes.

Como saber se a moleira do bebê está normal?

A moleira normal é flexível ao toque e não apresenta nenhum ponto mais baixo ou mais alto em relação ao crânio.

Para identificar, você precisa passar os dedos pela moleira com cuidado, com muita atenção para não empurrar.

Pode esquecer aquele conselho das gerações antigas, de que não pode olhar e muito menos encostar na moleira. 😅

Além de ser equivocada, essa ideia de que “se encostar na moleira, ela quebra” pode deixar os pais desesperados quando acham que algo está errado.

O receio é compreensível, mas não tenha medo da moleira. Ela é molinha, mas resiste bem a todos os movimentos do dia a dia, como dar banho, trocar de roupa ou pegar no colo.

Tenha atenção apenas se ela estiver rígida, mais alta ou baixa que o normal. Continue a leitura para saber o que fazer em cada caso.

O que fazer quando a moleira do bebê está pulsando?

Na hora dá um susto, né? 😨

Mas na maioria dos casos não precisará fazer nada quando perceber que a moleira do bebê estiver pulsando. Isso é completamente normal e não indica nenhum problema de saúde.

Como os bebês têm a cabeça mais fina, os batimentos do coração e o sangue pulsando se refletem ali.

Você só precisa investigar se o bebê mostrar outro sinal de desconforto, ou se você tiver a sensação de que a moleira está pulsando muito forte. Mas mesmo nesses casos não costuma ser grave.

A cabeça do bebê pode pulsar mais caso ele tenha feito algum esforço na região, como tossir ou espirrar. Febre, cólica e até as crises de choro mais intensas podem causar o mesmo efeito.

Como saber se a moleira do bebê está funda?

Moleira funda é quando há algum ponto que está mais baixo em relação ao crânio. É como se tivesse um “buraquinho” na fontanela, na parte da frente ou de trás da cabeça do bebê.

Veja um exemplo:

Close da cabeça de bebê com moleira funda

Para identificar se é um problema, preste muita atenção no comportamento do bebê.

Moleira funda: quando se preocupar?

Se a criança estiver muito quieta, sem vontade de fazer as brincadeiras de sempre, se recusando a mamar ou com muito sono, vá ao médico.

Pode ser algum problema de saúde ou atraso no desenvolvimento da moleira. Então ir ao pronto-socorro e agendar uma visita ao pediatra é super importante.

Depois do primeiro atendimento, o médico solicitará vários exames para identificar exatamente o que está acontecendo.

Tem casos de moleira funda que não significam nenhum problema, mesmo quando o bebê está quieto, mas é importante ir ao médico para ter certeza.

Por que a moleira do bebê afunda?

As duas causas mais frequentes são:

  1. Desidratação: a falta de líquidos no corpo pode criar pequenos pontos fundos na fontanela, como se fossem “buraquinhos”. Se o bebê estiver com a moleira funda, veja se tem pele e lábios ressecados, dificuldade em urinar, olhos afundados, sede e respiração rápida. Estes são sinais de desidratação, então leve o bebê imediatamente ao médico.
  2. Desnutrição: se o bebê tiver dificuldade em absorver nutrientes, a moleira também pode ficar funda. Diarreias frequentes, perda de apetite e sonolência são alguns sinais. Se for o caso na sua casa, vá ao pronto-socorro o quanto antes.

Além dessas causas, existem outras doenças e condições que causam moleira funda, mas apenas um médico pode diagnosticar com clareza. 

Como saber se a moleira do bebê está alta?

Verifique se há alguma elevação na moleira em relação ao crânio e analise o comportamento do bebê. Assim como na moleira funda, tem vezes que não significa nada. 

A dica para saber se há algum problema é passar os dedos delicadamente pela moleira! É a melhor maneira de saber se está normal. Se você ficar apenas olhando, pode ter uma impressão errada.

Moleira alta: quando se preocupar?

Se tocar na moleira e sentir que ela está “macia” e flexível, não precisa se preocupar.

Caso sinta que ela está dura e rígida, vá ao pronto-socorro imediatamente. Isso significa que algo está fazendo a pressão no cérebro da criança aumentar.

As causas podem ser várias, como zika, meningite, hidrocefalia, entre outras.

Caso a criança tenha sofrido uma queda recentemente e a moleira ficou alta, vá ao médico também por precaução.

Se o seu filho estiver com a moleira alta, controle a ansiedade e não se desespere. Apesar das causas serem graves, também é possível que não seja nada. Não tire conclusões precipitadas e aguarde os resultados dos exames solicitados pelo médico.

Como cuidar da moleira do bebê?

Agora que você já sabe o que fazer em casos de moleira funda e pulsando, ou moleira alta, precisa saber como cuidar dela no dia a dia. Estas são recomendações importantes:

  • A moleira é muito sensível. Atente-se às quinas de móveis, brinquedos, e quando alguém quiser segurar o bebê no colo. 
  • Observe e toque a moleira frequentemente. Assim pode descobrir se algo não está normal com mais rapidez.
  • Jamais aperte a moleira. A área é muito sensível, então movimentos mais bruscos, de empurrar ou apertar podem causar problemas sérios.

Além disso, faça visitas frequentes ao pediatra. Até que a moleira esteja fechada elas devem ser mensais. 

Normalmente o médico mede o tamanho da cabeça do bebê para ver se o desenvolvimento está dentro do esperado, e apalpa para identificar se a moleira não está muito rígida ou muito mole. 

Além disso, faça visitas sempre que seu instinto de mãe ou pai mandar. É melhor ir ao consultório e não ser nada, do que não ir e ser algo sério!

Espero que tenha gostado das dicas e agora esteja menos ansioso(a)! Se este post te ajudou, compartilhe com outros pais e mães. 😁👍