Casinha para alimentar pássaros no quintal, com duas aves pousadas e comendo

Aprenda como atrair e alimentar pássaros em casa

Alimentar pássaros significa encher a sua casa de vida. Amanhecer e tomar café-da-manhã na companhia deles não tem preço! 🐦

Se você tem crianças em casa, isso ainda ensina uma lição valiosa: é possível respeitar e amar à distância.

Quando a gente chega perto, os pássaros fogem. E se colocar na gaiola para ter a companhia deles, ficam triste porque não podem voar. Esse conceito é complexo para as crianças, mas fica simples olhando como os passarinhos se comportam.

Hoje você aprenderá como alimentar pássaros no quintal, quais são os melhores alimentos, e como são os cuidados diários. É mais simples do que você imagina!

Como alimentar pássaros no quintal?

Para ter um quintal sempre cheio de pássaros, você precisa deixar sombra, comida e água disponível todos os dias. Tem várias formas diferentes de fazer isso, dependendo de como é a sua casa. 

O método principal é:

  1. Comprar comedouros ou tratadores e bebedouros. Monte-os alto o suficiente para gatos ou cachorros não conseguirem alcançar. Dá pra comprar na internet, em lojas de agropecuária, ou construir em casa (veja no vídeo abaixo).
  2. Instalar perto de uma árvore, para o passarinho ter sombra para comer.
  3. Colocar comida todos os dias. Assim os pássaros se acostumam e voltam sempre!
  4. Limpar a área, os comedouros e os bebedouros frequentemente.
  5. Lembrar de trocar a água dos passarinhos dos os dias. 

Essa é uma ação simples, mas que terá muito impacto na vida do seu filho. 😁 Por isso, envolva a criança em todas as etapas!

Explique a importância de alimentar as aves, defina quais tarefas são responsabilidade dele, e dê autonomia para ele colocar comida. Façam um combinado de vocês dividirem as tarefas. Explique que os passarinhos precisam de comida fresca todos os dias e sentem muita falta quando não tem.

Dicas para quem quer investir mais

👇 Estas são dicas adicionais para quem quer investir mais tempo e dinheiro no quintal.

  • Recomendo plantar uma árvore com seu filho, principalmente se você não tiver nenhuma no quintal. É uma atividade nobre, super prazerosa e educativa para fortalecer a amizade entre vocês. E os passarinhos amam!
  • Árvores frutíferas atraem pássaros por conta própria. Eles pousam nos galhos ou ciscam no chão para comer as frutas.
  • Quanto mais verde você tiver no jardim ou quintal, melhor para os passarinhos. Eles gostam de ambientes fresquinhos para criar ninhos.
  • Se puder, instale uma fonte para os passarinhos no quintal. É a coisa mais fofa ver os bichinhos se refrescando no calor! 
  • Você também pode comprar ou construir casinhas de passarinho. Coloque sementes dentro para as aves entrarem. Elas amam, especialmente nos dias de calor ou chuva.

Como atrair e alimentar pássaros em apartamento

👇 Se você mora em apartamento, ou não tem espaço no quintal, pode fazer o seguinte:

  • Coloque uma bandeja com sementes na varanda. 
  • Limpe ou troque a bandeja diariamente. 
  • Nunca dê alimentos industrializados para as aves. Além de fazer mal, pode atrair animais indesejados, como baratas e ratos.
  • Se você mora em andares mais altos, é mais difícil atrair os passarinhos. Se for o caso, converse com o síndico e veja se consegue alimentá-los em algum lugar no térreo. Aí você desce com as crianças para alimentar e ver os pássaros todos os dias.

Quais são os alimentos preferidos dos passarinhos?

Tem várias opções de alimento e todas são fáceis de encontrar.

  • Alpiste: várias espécies gostam. Vende em supermercados e em lojas agropecuárias.
  • Sementes: milho, aveia, trigo, girassol e linhaça são as mais usadas. Recomendo ir na agropecuária ver qual é a preferida dos pássaros que tem aí na sua região.
  • Frutas: nem muito maduras, nem muito verdes. As mais comuns são banana, laranja, maçã, mamão, abacate, e acerola. Corte em pedaços pequenos, sem tirar a casca, e coloque aos poucos no comedouro. 

No começo, não coloque muito alimento para não desperdiçar. Conforme as aves forem chegando, aumente a quantidade de comida disponível. 

pássaro comendo em um tratadouro no quintal, enquanto outro se aproxima ao fundo

Se você quiser plantar uma árvore frutífera para atrair pássaros, estas são boas opções:

  • Acerola.
  • Abacate.
  • Amora.
  • Banana.
  • Goiaba.
  • Jabuticaba.
imagem em close de um pé de goiaba, um dos preferidos dos passarinhos
Pé de goiaba é um dos melhores para atrair passarinhos

Como fazer bebedouros para beija-flor

Muita gente gosta de alimentar beija-flores no quintal. São aves lindas, super delicadas, e que as crianças amam!

Para alimentá-los, você precisa preparar um bebedouro de água com açúcar, ou comprar uma solução específica para eles.

👇 O vídeo abaixo ensina como fazer em casa. Lembre de limpar as garrafinhas e trocar a água todos os dias! 

Pode alimentar pássaros em parques?

Uma imagem muito clássica sobre alimentar pássaros é jogar migalhas de pão para os pombos na praça, para as gaivotas na praia, ou para patos em um parque.  

Nem sempre isso é uma boa ideia.

Levar alimentos de casa pode causar danos à saúde dos animais. Uma veterinária conta um caso muito triste nesta reportagem da Rádio Gaúcha, de Porto Alegre. A má nutrição fez alguns pássaros perderem a habilidade de voar! 💔

Nos parques as aves são alimentadas por profissionais. Se visitar com seu filho, fique atento às placas de “proibido dar comida para os animais” e explique porque não pode. 

No caso dos pombos e gaivotas, você dificilmente estará todos os dias no mesmo horário e local para alimentá-los. Então atrai aves que estarão procurando comida, e nem sempre vão ter.

Crianças alimentando os pombos no parque

Estas são boas situações para ensinar na prática que precisa pensar antes de agir. Por mais que as intenções sejam boas, o melhor às vezes é observar, ou fazer só o que está ao nosso alcance.

Gostou desta dica de atividade? Se quiser receber recomendações como esta todas as semanas, mas totalmente personalizadas para a sua família, assine gratuitamente o Tomo dos Pais. É uma newsletter com objetivo de facilitar a vida dos pais na hora de organizar a rotina e o lazer das crianças. São dicas práticas para várias áreas, como educação, brincadeiras, passeios, atrações artísticas e muito mais.