Bebê escovando os dentes sem usar creme dental

Como escolher escova de dentes para bebês?

Escolher a melhor escova de dentes para bebê faz a diferença na saúde bucal deles. Afinal, eles têm a boca pequena e sensível, por isso é importante que ela seja específica para essa fase da vida.

Neste post, vamos apresentar quais características você deve procurar em uma escova de dentes para bebês, e apresentar alguns bons modelos de acordo com a faixa de idade. 🦷

Quando comprar escova de dentes para bebê?

As escovas de dentes para bebê são necessárias por volta dos 6 meses de idade, pois é mais ou menos quando os primeiros dentinhos nascem.

No entanto, os cuidados com a saúde bucal começam antes disso. Aqui no blog do Tomo dos Pais temos um guia sobre como escovar os dentes do bebê, então vamos só passar um resumo rápido aqui:

  • Antes dos 6 meses: limpeza no máximo duas vezes ao dia com gaze/pano úmido umedecido.
  • Quando nascer o primeiro dente: escovação após as refeições.
  • Quando os dentes começarem a encostar: usar fio dental.
  • Assim que o bebê conseguir segurar a escova: os pais devem ensiná-lo a escovar os dentes sozinho (mas ficando de olho para garantir que está fazendo certo).
  • Pasta de dente em pequenas quantidades apenas após 1 ano
teeth brushing GIF

Como escolher escova de dentes para bebê?

Segundo a cirurgiã dentista Caroline Carlette, as melhores escovas de dente para bebê têm duas características principais:

  • Cerdas macias.
  • Cabeça pequena.

Isso é necessário porque a boca dos bebês é pequena e sensível. Se não for bem macia, a escova machucará, e se for pequena consegue alcançar todos os dentes com maior facilidade.

Também é interessante se a escova de dentes:

  • Tiver punho grande, para ser mais fácil de manusear.
  • Tiver algum apelo visual, para tornar o momento da higiene bucal mais lúdico. 

Vários modelos de escova de dentes para bebê disponíveis no mercado atendem a esses requisitos. Alguns apresentam outras características, como formato anatômico ou material anti-deslizante.

Nesse sentido, existem ainda modelos para algumas fases específicas, como antes e depois dos primeiros dentes. A da foto abaixo é uma escova de treinamento da Nuk.

Escova De Dente Bebês Crianças A Partir dos 12 Meses Nuk - NUK COMPRAS -  Escova de Dentes e Dedeira para Bebê - Magazine Luiza
Modelo de escova de dentes para bebê da marca Nuk

Quanto tempo dura a escova de dentes de bebê?

Não existe um “prazo de validade”, mas quando as cerdas começarem a se deformar, você deve comprar uma nova.

No caso dos adultos, normalmente isso começa a acontecer com 3 meses de uso. Já com os bebês, o tempo deve ser maior, já que a escovação é feita de um jeito bem suave.

Também é interessante investir em modelos diferentes de acordo com a idade, sempre que for relevante. Abaixo apresentamos os casos em que é interessante mudar.

Modelos de escova dental infantil: 0 a 2 anos

Esta é a faixa de idade em que os pais começam a escovar os dentes do bebê, mesmo após o primeiro ano de idade, os modelos não mudam muito. 

Escova de dente de dedo para bebê

Indicada para o período dos 3 aos 6 meses. É a fase em que os dentes começam a nascer, o que causa irritabilidade e desconforto no bebê. 

As escovas de dedo ajudam a aliviar a coceira e o incômodo, também serve para acostumar a usar a escova de dentes no futuro.

Elas não limpam de fato, são massageadoras. Geralmente feitas de silicone, ou com ponta emborrachada, parecida com uma escova de dentes normal, mas sem as cerdas. 

Escova De Dente Massageadora De Dedo Bebê Silicone C/ Estojo - You Tutis -  Escova de Dentes e Dedeira para Bebê - Magazine Luiza
Modelo de escova de dente de dedo para bebê

A escova de dentes de dedo pode ser usada até o nascimento do primeiro dente.

Escova de dente para bebê de 6 meses

Normalmente, é nesta fase que o primeiro dentinho aparece e, com ele, vem a necessidade de comprar a primeira escova para limpeza.

Aqui, valem as indicações do início do texto: cerdas macias e cabeça pequena

A Chicco é uma das marcas de higiene bucal infantil com escovas específicas para essa fase. 

Escova de Dente 6 Meses Chicco - Alô Bebê
Escova de dentes para bebês de 6 meses da Chicco

Escova de dente para bebê MAM

Esse também é um modelo bastante popular para os 6 meses. Ela tem formato ergonômico para o bebê segurar a escova junto com os pais e ir se acostumando aos movimentos. 

A MAM é uma marca com diferentes linhas focadas nessa abordagem de ensinar a higiene bucal.

Baby'S Brush Set Mam (Kit De Escovas Dentais Boys), Mam, Azul : Alô Bebê:  Amazon.com.br: Bebês
Escova de dentes para bebê da MAM

Escova de dente para bebês a partir de 1 ano

A partir de 1 ano, é a dureza das cerdas e o tamanho da escova que definem qual escova de dentes é melhor. Ou seja: não existem modelos específicos que tenham alguma vantagem.

Então, conforme ela for crescendo, você vai trocando quando sentir necessidade. De todo modo, vamos listar algumas marcas para te ajudar nas compras:

Escova dental infantil com capa bichos - HIPOPOTAMO - ENGENHA KIDS -  Produtos e acessórios para bebê
Escova de dentes infantil da marca Kess

Ah, importante lembrar: não temos nenhuma relação com essas marcas, viu? 😉 Recomendamos com base em milhares de avaliações em sites como o Google Shopping e na opinião de especialistas.

Creme dental para bebê

O creme dental para bebês deve ser usado a partir de 1 ano de idade. O principal critério para escolher qual comprar é a quantidade de flúor.

A concentração de flúor não pode ser superior a 1.100 PPM. Confira a informação no rótulo.

Quanto ao uso, o importante é colocar o mínimo possível. Os bebês ainda não conseguem engolir, então fazer muita espuma é ruim. Siga este guia de acordo com a idade:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-1.png
Fonte: Manual de Orientação para saúde bucal nos primeiros anos de vida (UFES/UBS Maruípe)

Outro detalhe importante é não engolir a pasta de dente para bebês, já que isso pode causar fluorose, ou seja, manchas brancas permanentes nos dentes, por causa do flúor do creme dental.

Portanto, cuidado com as pastas de dente “gostosas”, com sabores como morango ou tutti-frutti, e cores convidativas.

Esperamos que as dicas sobre escova de dentes para bebês tenham ajudado! Se esse post foi útil para você, compartilhe com outros pais e comente aqui embaixo! 😁

Recomendamos que leia outros artigos do nosso blog para mais dicas de saúde para bebês e crianças, além de outros conteúdos que enriquecem a relação com seus filhos.