Empurre os móveis para o canto, coloque uma música bem animada, e balance o esqueleto sem medo de ser feliz!
Dançar como se ninguém estivesse vendo significa não ligar para as aparências, perder o medo de julgamentos, e deixar a vergonha de lado. 💃🕺
É um exercício incrível para o corpo e para a mente das crianças. Ensina sobre liberdade, desenvolve autoestima, e é uma das melhores formas de fazer atividade física!
👇 Veja como fazer!
Índice do post
Passo a passo para dançar como se ninguém estivesse vendo
A ideia dessa atividade é aprender a se soltar e se deixar levar pela música. Aqui vão algumas dicas:
- Escolha uma playlist com músicas bem animadas. (continue lendo para ver algumas sugestões)
- Escolha um lugar espaçoso e reservado da casa. Pode ser a sala, ou alguma parte do quintal que não dê vista para a rua.
- Coloque os móveis no canto para abrir mais espaço pra dançar.
- Tire os espelhos e superfícies que fazem reflexo, ou cobri-los com um pano. Isso ajuda a não se concentrar na aparência.
- Comece a se mexer! Coloque a música para tocar e dance da forma que parecer natural. E lembre-se que não tem ninguém olhando!
- Se preferir, feche os olhos enquanto dança, para se concentrar 100% na música, e não nos movimentos do corpo.
Pode ter dança maluca para quem é mais extrovertido, ou passos mais discretos para os tímidos. O importante é se divertir, não se distrair pensando no que os outros acham, e dançar sem medo de errar o passo.
Aqui tem uma menina fazendo isso em público. 😁 Mas para perder a vergonha é melhor começar em um local mais discreto mesmo, como a sala de casa.
O ideal é os pais dançarem com os filhos nas primeiras vezes, principalmente se eles forem mais tímidos. Quando as crianças veem que os pais dançam do jeito que querem, sem preocupações, também criarão coragem.
Músicas para dançar em casa com os filhos
Pode escolher qualquer estilo de música animada e que as crianças gostem, como k-pop, samba, ou sertanejo.
👇 Aqui tem algumas playlists com músicas de vários estilos:
O que significa dançar como se ninguém estivesse vendo?
Dançar como se ninguém estivesse vendo é uma metáfora. Significa viver com liberdade. Ser quem você é independente do que os outros pensam. Fazer o que você acha certo, e que te faz feliz.
Essa frase aparece em um poema do escritor William Watson Purkey. O trecho completo é assim:
Dance como se ninguém estivesse vendo; ame como se nunca tivesse se machucado; cante como se ninguém estivesse ouvindo; viva como se o paraíso fosse na Terra.
Com o passar do tempo as pessoas foram complementando com novas frases, como “trabalhe como se você não precisasse do dinheiro”, ou “ria como se ninguém se importasse”.
A ideia de todas essas frases é a mesma: não se abale com as críticas. Respeite a opinião dos outros e saiba ouvir feedbacks, mas não se preocupe demais. Ouça e absorva, mas nunca mude a sua essência.
Difícil explicar tudo isso para uma criança, né? 🤣 Mas dançando fica fácil de entender. Mostre que o importante é se divertir e ser ela mesma.
Por que é importante fazer isso?
Aprender a ser você mesmo é a base para formar a própria identidade e criar autoestima. Dançar como se ninguém estivesse vendo ajuda de várias formas nesse processo:
- Desenvolve autoconfiança: confiança na própria capacidade, em suas escolhas e movimentos, sem medo de errar.
- Desenvolve autoestima: por se divertir sem ninguém opinar ou dar pitaco.
- Promove autoaceitação: ensina que não tem jeito “certo” de dançar, e que várias formas de expressão são válidas.
- Trabalha criatividade: a criança cria os passos do zero. Como não tem ninguém em volta, além de você, diminui as chances de só “copiar” alguém.
- Expressão emocional: dançar é uma forma de se comunicar, identificar e extravasar as emoções.
- Estimula a comunicação: trabalha a ideia de que dança e movimentos do corpo também são formas de comunicação.
Os pais não precisam explicar tudo isso para as crianças enquanto elas dançam, mas é importante saber para conversar em outros momentos.
Fora isso, também tem os benefícios físicos relacionados à dança, como:
- Coordenação motora. Aprimora habilidades motoras em geral, e coordenação entre mente e corpo.
- Trabalha disciplina, para tentar, aprender, e aperfeiçoar novos movimentos.
- Reduz o estresse, por ser uma forma divertida de gastar energia.
- Desenvolve o corpo, trabalhando flexibilidade e postura.
- Contato com a arte. Música, dança e teatro estão entre as melhores formas de apresentar arte às crianças.
É uma forma de fazer exercício sem perceber. Se criar o hábito cedo, ajuda a criança a ter uma vida menos sedentária e com menos tempo de tela.
Se você acha seu filho preguiçoso para se exercitar, dançar como se ninguém estivesse vendo é uma excelente ideia de atividade!
Gostou desta dica? Se quiser receber recomendações e guias como este toda semana, de forma totalmente personalizada para a sua família, assine o Tomo dos Pais. É uma newsletter com objetivo de facilitar a vida dos pais na hora de organizar a rotina e o lazer das crianças. São dicas práticas para várias áreas, como educação, brincadeiras, passeios, atrações artísticas e muito mais.
Comentar