“Pera aí, você quer que eu deixe meu filho desenhar nas paredes de casa? Ficou maluco? 😡”
Bom, mais ou menos… 😅
Quando seu filho suja as paredes, você pode reprimi-lo, ou pode aproveitar a oportunidade para criar uma galeria de arte em casa.
O objetivo é definir limites e criar espaços livres para arte, inclusive usando as paredes. Este post tem um passo a passo, e várias histórias muito fofas de arte nas paredes de casa!
Índice do post
O que fazer quando meu filho desenhar nas paredes?
A abordagem padrão é:
- Explicar que não pode, e que existem lugares próprios para desenhar.
- Deixar sempre um caderno ou folhas em branco disponíveis, e orientar a criança a desenhar ali.
- Limpar a parede.
A maioria das pessoas faz isso, e funciona. Desenhar na parede é uma fase em que a criança está aprendendo a se expressar. Com o tempo, ela entende que não pode e passa a desenhar só no caderno mesmo.
A minha sugestão é um pouco diferente: deixar uma parede disponível para as crianças pintarem sempre que quiserem.
Isso é bom por várias razões:
- Dá liberdade para as crianças se expressarem.
- Permite a você acompanhar o desenvolvimento delas.
- É uma decoração 100% exclusiva e especial.
- Economiza a dor de cabeça de limpar a parede, ou de refazer a pintura.
- Elas sabem que têm uma parede só pra isso, e não vão riscar as demais.
- É uma ótima opção de primeiro contato com as artes.
- Gera uma bela história pra contar e faz sucesso com as visitas. 😁
- Ajuda no desenvolvimento motor e intelectual.
Como desenhar nas paredes (do jeito certo) com os filhos?
É uma atividade bem simples. Precisa só da parede e dos materiais de pintura.
Os passos são:
- Escolher o local: o importante é ser um espaço grande. Por isso a parede é o ideal.
- Comprar os materiais de pintura: podem ser lápis, canetas, giz de cera, pincéis e tintas.
- Fazer os preparativos: explicar para as crianças como é a dinâmica.
- Depois é só desenhar!
👇 Veja os detalhes:
Escolhendo o local
Escolha uma parede de casa para ser a galeria de arte. Não precisa ser literalmente dentro de casa. Pode ser em alguma área externa, como no muro ou na parte de dentro da garagem. Pode ser até pintar as grades do portão! O importante é fazer arte. 🖼️
Depois que fizer isso, explique para o seu filho que ali é o lugar de desenho. Que é proibido escrever ou desenhar em outras paredes, e que não se pode fazer de jeito nenhum na casa dos outros.
Também dá pra fazer um mural bem grande e pendurar. Mas faça isso só se não puder MESMO usar a parede inteira. Por exemplo, se você mora de aluguel e sabe que vai sair em breve.
Comprando os materiais
- Tintas (pode ser guache).
- Lápis ou lápis de cor.
- Canetinhas coloridas.
- Giz de cera.
Também pode comprar pincéis, se quiser. Para os menorzinhos é mais fácil pintar com o dedo mesmo (só que aí dá mais trabalho pra dar banho neles depois 🤣).
Se quiser fazer um mural ao invés da parede, você precisará passar na papelaria:
- Compre papel pardo ou várias folhas de cartolina.
- Compre fita para juntar todas as folhas e prendê-las na parede.
Fazendo os preparativos
- Se puder, passe uma mão de tinta lavável na parede antes de começar. Ajuda se precisar tirar os desenhos no futuro.
- Se as crianças pintarem com tinta, forre o chão com jornal antes delas começarem (ou então aproveite pra fazer arte no piso também, brincadeirinha 😛).
- Reforce que apenas esta é a parede de desenho. Que podem pintar o que quiserem ali, mas só ali, e em nenhuma outra parte da casa.
- Se puder, grave os artistas em ação. No futuro essa lembrança vai ser linda! 🥰
É hora de desenhar!
Agora é só decorar a parede ou o mural!
Deixe as crianças livres para explorarem todas as formas e cores que quiserem. Vai ter muita arte abstrata, ou garranchos que não fazem muito sentido agora, mas tudo bem. Com o passar do tempo você apreciará cada vez mais.
Mas pode mesmo deixar o filho desenhar na parede?
Será que essa abordagem é uma invenção das gerações modernas, ou realmente dá certo? Cada pessoa tem a sua opinião, mas tem muitas histórias divertidas de pais que incentivaram seus filhos a desenhar nas paredes.
👇 Esta foto é de uma criança peruana rabiscando a casa. Aos 4 anos, pinta quadros todos os dias e já faz até as suas próprias versões de obras famosas! Aqui tem a história completa (em inglês).
👇 Esta mãe dos Estados Unidos deixa o filho rabiscar a parede para se expressar. Muita gente sugeriu a ela comprar uma lousa. A resposta dela é: “não gosto de sujeira de giz pela casa”. 🤣
👇 Outra mãe compartilhou um detalhe muito bacana sobre essa dinâmica, sem mostrar as obras do filho:
A melhor coisa é que, como a arte está sempre à mostra, as crianças estão sempre falando sobre elas, ou sendo perguntadas sobre o significado. Nessa idade elas conseguem descrever cores, formas, e dar detalhes sobre as histórias que estão criando. Isso é teoria da arte, geometria e literatura, tudo de uma vez só.
Agora, alguns exemplos um pouquinho diferentes, mas com o mesmo espírito.
👇 Esta imagem é de um restaurante que liberou a parede para um menino desenhar. 🤯 Aqui tem a história completa, em inglês.
👇 O tweet abaixo é de um médico que colocou uma moldura no desenho do filho para transformá-lo em uma obra de museu. Não usa a parede inteira, mas também não reprime, e estimula a arte.
O texto diz: “Seus filhos farão coisas que não deveriam. Casar com alguém com senso de humor ajuda a lidar”.
Para encerrar o post, compartilho outro comentário que surgiu enquanto pesquisava as histórias para este post: você sempre pode pintar uma parede de novo, mas o seu filho não consegue criar o mesmo desenho duas vezes. 😉
Que tal se inspirar com essas histórias e deixar seu filho desenhar nas paredes? Poste as obras de arte dele aqui nos comentários!
Se quiser mais recomendações e guias como este toda semana, mas totalmente personalizadas para a sua família, assine o Tomo dos Pais. É uma newsletter que facilita a vida dos pais na hora de organizar a rotina e o lazer dos filhos. Tem dicas em várias áreas: educação, brincadeiras, passeios, atrações artísticas, e muito mais!
Comentar