O primeiro sorriso do bebê nem sempre é consciente, mas sempre é mágico! Ele acontece nas primeiras semanas de vida e marca o início da comunicação com os pais.
Sorrir é um marco de desenvolvimento. É uma das primeiras formas de interação social e de se comunicar com os pais, junto com o choro. No início, é só um reflexo, depois vira um gesto de felicidade e conforto.
Mas, não basta saber quando acontece o primeiro sorriso. É bom aprender a importância e significado deste gesto para estimular cada vez mais risadinhas do seu pequeno ou pequena. 😍
Continue lendo para aprender tudo sobre o assunto!
Índice do post
Quando acontece o primeiro sorriso do bebê?
O sorriso do bebê tem diferentes estágios, cada uma com seu próprio tempo.
Nos primeiros dias de vida o sorriso é apenas um reflexo involuntário. Acontece sem razão nenhuma, em alguns casos até mesmo durante o sono do bebê.
O primeiro sorriso “de verdade”, aquela risada que derrete o coração do papai e da mamãe, surge entre o segundo e terceiro mês. É um sorriso que realmente indica que o bebê está interagindo com o mundo exterior, e está se sentindo confortável.
Esses tipos de sorriso demonstram que o bebê está crescendo, fortalecendo os vínculos com os pais, e aprendendo novas habilidades.
👇 Veja abaixo os detalhes sobre os dois tipos de sorriso do bebê.
Sorriso reflexo
O sorriso reflexo aparece desde os primeiros dias de vida. Pais e mães de primeira viagem podem até achar que é sinal de felicidade, na verdade, é um sorriso inconsciente. Até por isso recebe o nome de reflexo.
Esse sorriso acontece durante o sono, ou quando o bebê está satisfeito, mas ainda não consegue compreender ou responder ao ambiente em que está.
Apesar de ser inconsciente, ainda é importante observá-lo. É o primeiro gostinho da expressão de felicidade do bebê, e um sinal de que sistemas cognitivos, nervosos e musculares estão funcionando.
Conforme o bebê cresce os sorrisos dão lugar a expressões faciais mais complexas. Ele passa a sorrir em resposta a estímulos, e a dar gargalhadas.
Sorriso social
O sorriso social é AQUELE sorrisão gostoso! Acontece entre 6 a 8 semanas de vida. É uma resposta a estímulos externos, como ouvir a voz de alguém querido, ou ver o rosto do papai e da mamãe. Ele recebe esse nome porque é uma comunicação genuína do bebê com o mundo.
Quando ele dá esse sorriso, significa que realmente se sente seguro e ama quem está ao redor. Esse momento é marcante demais – e até escrever sobre ele já dá uma emocionada, de tão bonitinho que é. 🥰
Assim como o sorriso reflexo, o sorriso social é sinal de que o bebê está se desenvolvendo normalmente. Esta é uma das primeiras formas de empatia e o passo inicial para formar habilidades mais complexas no futuro.
Aos poucos, o sorriso acompanha as gargalhadas e outras formas de comunicação não verbal mais complexas, como os abraços, beijos, e brincadeiras.
E se o bebê não sorrir, o que fazer?
Se o primeiro sorriso do bebê estiver demorando, vale a pena conversar com um pediatra.
Nem sempre é sinal de um problema grave, mas pode ser um atraso de desenvolvimento. Por isso é importante conversar com um profissional para ter certeza de que está tudo bem.
Como estimular o primeiro sorriso do bebê?
O sorriso do bebê depende dos estímulos que ele recebe. A interação com os pais é fundamental para arrancar os primeiros risos sinceros da criança.
👇 As dicas abaixo ajudam a incentivar esse momento especial:
- Contato visual: olhe gentilmente para o bebê. Eles amam o rosto dos pais e isso proporciona sentimento de conexão, que pode ser respondido com um sorriso.
- Sorria: sorria primeiro para o seu filho! Quem sabe ele não te imita e dá uma risadinha também?
- Faça caretas: nada assustador, só uma expressão facial diferente, talvez fazendo algum som engraçado junto, para estimular a curiosidade ele.
- Converse e cante: fale em tom suave e carinhoso com ele, ou cante musiquinhas bem alegres. Isso acalma, diverte e desencadeia sorrisos, a partir do momento em que ele reconhece as vozes.
- Use brinquedos coloridos e com som: existem vários brinquedos para bebê com cores vivas e sons estimulantes, que captam a atenção dos pequenos e pequenas e podem levar a um sorriso.
- Brinque com ele: fazer brincadeiras gentis, como assoprar bem de levinho na barriga, ou fazer cócegas, também podem fazer o bebê rir.
- Passar tempo com o bebê: passe tempo de qualidade com o bebê, mesmo que ele ainda não consiga interagir bem. Aos poucos ele passa a te reconhecer e a ficar confortável na sua companhia.
- Interaja face a face: aproveite as atividades do dia a dia para olhar o rosto do bebê, e deixar que ele olhe o seu. Pode ser na hora de trocar a fralda, antes de dormir, ou quando der comida.
- Dê afeto: tem vezes que só o aconchegar o bebê no colo já é o suficiente para ele sorrir, por estar se sentindo protegido e confortável.
- Mantenha o ambiente calmo: mantenha a casa tranquila, sem muitos estímulos de luz ou som. Assim o bebê se sente relaxado, seguro e tranquilo.
- Responda o sorriso: quando o bebê sorrir, responda com entusiasmo! 😁
Teste vários métodos para descobrir quais funcionam melhor com o seu bebê. Não existe algo universal que faça todo bebê rir, apesar de existirem brincadeiras bem clássicas.
Por exemplo, balançar bichinhos de pelúcia é um clássico. Funciona para fazer esse bebê do vídeo abaixo rir sem parar.
Outra brincadeira famosa nessa faixa de idade, dos 6 a 12 meses, é aquela do “cadê o bebê? Achou!”.
Com o tempo você descobre as melhores formas de fazer o seu filho sorrir. Independente de qual for, o importante é brincar muito e fazer com que ele se sinta amado.
Espero que tenha gostado das dicas! Se quiser receber mais orientações e sugestões como esta, mas totalmente personalizadas para os seus filhos, assine o Tomo dos Pais. É um serviço de assinatura que entrega os melhores conteúdos sobre criação dos filhos todas as semanas, direto no seu e-mail!
Comentar