O TTH Barilan é um colégio judaico com projeto pedagógico moderno, que combina metodologias ativas com o ensino religioso. Além de aulas como programação e robótica, os alunos estudam hebraico com professores nativos de Israel e aprendem mais sobre a religião.
O colégio trabalha um currículo internacional e trilíngue – português, inglês e hebraico. O resultado dessa preparação foi a 4ª melhor colocação do RJ no Enem em 2020.
Os alunos também vão bem nos vestibulares, mesmo nos mais disputados. No Ensino Médio, o foco total do projeto pedagógico é se preparar para as provas.
Neste texto, você conhecerá todos os detalhes sobre esse projeto pedagógico, entenderá como a escola se diferencia das outras do Rio de Janeiro, e descobrirá quais são as avaliações do TTH Barilan na visão dos pais dos estudantes.
Índice do post
Visão Geral do colégio TTH Barilan
O TTH Barilan é um colégio criado em 1954, após a fusão de duas escolas judaicas que funcionavam no Rio de Janeiro. Hoje, são duas unidades na cidade, uma na Tijuca e outra em Copacabana. Ambas têm o mesmo projeto pedagógico e estrutura física similar.
Séries | Educação Infantil até o Ensino Médio. |
Posição no Enem | 4ª melhor do Rio de Janeiro no Enem (2020), segundo a própria escola. |
Modelo de escola | Particular, de ensino moderno, com educação pautada na religião judaica. As aulas são em meio-período, com opção de horário estendido para o Ensino Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental. |
Estilo de ensino | Ensino trilíngue com currículo internacional e focado em valores religiosos. |
Valor da mensalidade | Não há valores atualizados sobre as mensalidades do colégio na internet. |
Instalações | Biblioteca; parquinho; pátio coberto; pátio descoberto; quadras poliesportivas; refeitório; laboratório de ciências; atelier; laboratório de robótica/maker; salas climatizadas; sala de esportes; sala de leitura; sala de música. |
Diferenciais | Educação judaica; ensino moderno; currículo internacional; infraestrutura completa. |
Ensino de idiomas | Inglês e hebraico em projeto trilíngue. |
Atividades extracurriculares | Atividades esportivas; estudos judaicos; educação financeira; teatro e oratória; comunicação visual; programação. |
Bolsa de estudos | O site do colégio não tem informações sobre bolsas. |
Uniformes | De uso obrigatório, mas não há detalhes sobre a compra no site do colégio. |
Contato | Telefone: (21) 2235-3110 (unidade de Copacabana) ou (21) 2569-7608 (unidade da Tijuca) E-mail: marketing@tthbarilan.com.br Site: http://tthbarilan.com.br/ |
Como chegar no TTH Barilan?
O TTH Barilan de Copacabana fica na Rua Pompeu Loureiro, n. 48. Fica praticamente ao lado do Hospital São Lucas. O acesso é simples via transporte público, com o ônibus parando quase na porta.
Na Tijuca, o endereço é na Rua São Francisco Xavier, n. 104. O colégio fica perto do Teatro Municipal Ziembinski e também tem linhas de ônibus passando em frente.
Diferenciais do colégio
Estes são os principais diferenciais do colégio TTH Barilan.
- Educação judaica: Acontece desde a prática diária dos preceitos religiosos, até visitas a pontos históricos, e estudos com professores nativos de Isarael.
- Currículo internacional: Foco no ensino de inglês desde o Ensino Infantil, incluindo certificações da Universidade de Cambridge.
- Metodologia moderna: Combinação de disciplinas tradicionais com métodos de aprendizagem ativa, como o método maker.
- Infraestrutura: Instalações completas e de qualidade para acomodar os alunos durante as aulas e atividades extracurriculares.
Educação judaica
A educação judaica é um ponto importante da estrutura pedagógica do colégio, como destacam os diretores do colégio:
Vivenciamos os valores judaicos e experiências para formar crianças e adolescentes em indivíduos comprometidos com a sociedade
Esses valores e experiências judaicos aparecem de várias formas no dia a dia dos alunos. Por exemplo, em algumas fotos é possível ver alguns alunos usando o kipá (ou quipá), símbolo religioso importante do judaísmo.
No Instagram da escola tem registros da independência de Israel, bandeiras do país, além de comemorações típicas do judaísmo.
A religião também faz parte da grade curricular, na forma de disciplinas eletivas. Os alunos podem escolher entre 4 caminhos para trilhar seus estudos: hebraico; fontes judaicas; atualidades, e ações sociais.
Além disso, também há momentos de prática de Tefilá educativa. Tefilá é uma palavra hebraica para “oração”. É um momento de comunicação com Deus. Na escola, é uma partilha em conjunto, ao lado dos colegas e professores.
No Ensino Médio, os alunos também podem participar da chamada Marcha da Vida. É uma viagem focada em alguns preceitos da religião judaica. Funciona assim:
- Os alunos se preparam para a viagem por meio de dinâmicas, palestras, filmes, etc.
- Viajam à Polônia para conhecer alguns cenários do holocausto, depois vão à Israel conhecer pontos turísticos e cenários importantes para a religião judaica;
- Voltam e conversam sobre o que aprenderam, inclusive em escolas não judaicas.
Apesar disso, o TTH Barilan não é uma escola exclusiva para judeus.
Segundo a lei brasileira, ninguém pode ser discriminado por causa da religião, por mais que a escola seja religiosa. Em escolas católicas é comum ter alunos de várias crenças, e ninguém precisa se converter.
Mas é claro que judeus têm muito mais razões para se matricular. Por isso, se você pensa em fazer a matrícula, vale conferir com a direção do TTH Barilan como funciona essa questão das práticas religiosas.
Currículo internacional
O projeto trilíngue do TTH Barilan contempla aulas em português, inglês e hebraico. Elas são integrais na formação dos alunos, e o contato com outros idiomas começa já no Ensino Infantil.
Para as crianças menores, as aulas têm a participação dos pais. Em dias específicos, existem aulas de inglês para toda a família, no Ensino Infantil, e nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
Depois, os alunos participam do projeto Red Baloon. 🎈 É um projeto de currículo internacional em parceria com a Universidade de Cambridge. Enquanto aprendem o idioma, também é possível tirar certificações chanceladas pela universidade, que é uma das mais famosas do mundo.
As aulas de hebraico são ministradas por professores nativos de Israel. O colégio também tem um programa específico para ensino do idioma, o Tal Am.
Também tem viagens para praticar o idioma. Os alunos visitam os Estados Unidos e Israel durante algumas semanas.
👇 Este é um vídeo de uma viagem à Israel, gravado por um aluno.
Metodologia moderna
O ensino do TTH Barilan trabalha diversas formas de educação ativa. São métodos de ensino modernos, que tiram a monotonia das salas de aula. Eles são diferentes da educação tradicional porque tornam as aulas mais atrativas e estimulantes.
Alguns destes métodos, que complementam as explicações em sala, são:
- Projetos literários com contação de história, que estimula o gosto pela leitura nas crianças.
- Aulas especiais para mães e bebês de 4 meses a 1 ano.
- Desde os primeiros anos do Ensino Fundamental, os alunos aprendem sobre tecnologia – pessoalmente, acho esse cuidado muito relevante na era de fake news em que vivemos.
- Aulas com método maker e robótica, onde as crianças aprendem a construir mini-robôs.
- Aulas fora das disciplinas tradicionais, que incluem gastronomia, programação, educação financeira, produção de áudio e vídeo, teatro, oratória, e esportes.
- A escola também desenvolve projetos que estimulam conhecimento prático em eletrônica e mecânica.
A partir do Ensino Médio, os projetos se voltam à preparação para entrar na faculdade.
O TTH Barilan chama o período de Projeto de Vida e promove ações para ajudar o estudante a descobrir qual curso quer fazer e em qual faculdade quer entrar. Durante o período, os alunos podem participar de aulas de monitoria para reforçar habilidades específicas. E, no 3º ano, podem fazer simulados semanais do Enem.
O resultado desse foco na universidade são altos índices de aprovação no Enem e em vestibulares importantes, como os de Universidades Federais.
Infraestrutura
A infraestrutura do colégio é moderna e está à par com as principais escolas particulares do Rio de Janeiro. São salas de aula, laboratórios, espaço maker e espaços de convivência e esporte.
As unidades do TTH Barilan Tijuca e Copacabana contam com:
- Biblioteca.
- Parquinho.
- Pátio coberto.
- Pátio descoberto.
- Quadras poliesportivas.
- Refeitório.
- Laboratório de Ciências.
- Atelier.
- Laboratório de Robótica/Maker.
- Salas climatizadas.
- Sala de esportes.
- Sala de leitura.
- Sala de música.
O vídeo abaixo mostra alguns detalhes da estrutura física do TTH Barilan. Acesse a página de Facebook pra ver fotos das instalações e projetos acadêmicos.
Qual é o valor da mensalidade do TTH Barilan?
Infelizmente, o colégio não divulga os valores de mensalidade. 😢
Os preços e condições estão disponíveis apenas para quem entra em contato para fazer a matrícula.
💡 Se você está lendo esse texto e tem um filho matriculado no colégio, comente o valor neste post! Essa é uma das perguntas mais frequentes e a resposta ajudará muitos pais e mães.
Como entrar?
A orientação é apenas agendar uma visita ao colégio. Geralmente esse tipo de conversa é para conhecer pessoalmente a estrutura e equipe pedagógica e se informar sobre mensalidades e demais custos.
👉 Clique aqui para agendar uma visita ao TTH Barilan
Avaliações do TTH Barilan
Os comentários sobre o colégio são positivos. Pais e ex-alunos destacam a qualidade dos métodos de ensino e a comunidade escolar.
Os únicos comentários negativos que encontrei foram de vizinhos reclamando que os eventos são muito barulhentos, mas sem especificar a unidade. 🤣 Esse tipo de queixa é comum em escolas particulares do RJ.
Estas são algumas avaliações do TTH Barilan:
Escola ímpar, excelente em todos os sentidos. Amo demais 🤗🤗🤗🤗
Excelente escola! Oportunidade de se reconectar com a filosofia judaica 🌺
Escola que preparou meus filhos para a vida. Deu a melhor base acadêmica possível, e acima de tudo acolheu cada um chamando pelo nome, e não pelo número. Ensinou os valores religiosos, proporcionou viagens inesquecíveis e encontros com professores e amigos para toda a vida. Eu amo o Barilan!
💡 Clique aqui para ver mais avaliações na página do Facebook do colégio
A comunidade judaica também elogia a forma como a religião é ensinada. Além do ensino, o TTH Barilan também oferece estrutura para as práticas. Por exemplo, durante o Shabat, o colégio deu apoio para os alunos fazerem a prova com mais tranquilidade.
Esta matéria de O Globo explica em detalhes. Mas em síntese: durante o Shabat, os alunos têm uma série de restrições para fazer o Enem. A reportagem conta sobre o ano de 2014, em que o colégio pediu mudança no local de prova para facilitar o acesso dos alunos, e hospedou quem morava longe em um local mais próximo.
O Shabat (ou Shabbat) é o dia sagrado dos judeus, que começa no anoitecer de sexta-feira e termina ao entardecer do sábado. É uma data para conexão consigo mesmo e com os familiares, e para oração. Durante o período, as pessoas não trabalham, não dirigem, ou sequer usam equipamentos que envolvem energia elétrica. Para alunos que fazem o Enem, é um desafio.
Para famílias que respeitam esse dia sagrado, saber que o colégio entende como lidar com ele é um grande diferencial.
Outra avaliação que gerou uma repercussão bem positiva foi quando o colégio recebeu pacientes do Hospital São Lucas. 👏
Na ocasião, houve um incêndio no hospital, que fica do lado do TTH Barilan de Copacabana.
Espero que o post tenha tirado as suas dúvidas sobre como é o TTH Barilan, e se vale a pena matricular seu filho ou filha no colégio! 😊
Se você ainda tem alguma dúvida, ou se já estuda lá e quer compartilhar a sua experiência, escreva um comentário abaixo!
Comentar