Coletar conchas é uma das coisas mais comuns quando a gente vai à praia. Levar tatuís, pedrinhas e estrelas-do-mar também. E tudo isso é mesmo lindo, mas são uma parte importante do ecossistema das praias. Se levar pra casa, a natureza sente falta.
Hoje você descobrirá formas de curtir os tesouros do mar, e verá como colecionar memórias da praia sem desrespeitar o meio ambiente.
Índice do post
Por que não pode tirar conchas da praia?
Muita gente nem sabe disso, mas não é recomendável levar conchas para casa. Elas são parte fundamental da vida marinha.
As conchas são feitas de carbonato de cálcio, e muitos animais dependem dessa substância para se desenvolver. As conchas também são importantes pois:
- Protegem moluscos.
- Oferecem abrigo ou viram a casa de algumas animais.
- São base para o surgimento de algas.
- Ajudam a transformar gás carbônico em oxigênio.
- Aves usam as conchas para construir ninhos.
Quer ver um jeito muito legal de ensinar isso para as crianças? Mostre esse episódio do Bob Esponja, onde eles procuram a melhor concha para proteger o Gary. 💘
Ou seja: sem as conchas, o mar respira pior, e os animais ficam desamparados.
Infelizmente, muita gente ainda leva as conchas como lembrança. Ficam naquele pensamento de “poxa, é só uma, não vai fazer mal, tem tantas aí no mar…”.
Mas, imagine se todo mundo na praia levar a sua! Logo os bichinhos sentirão falta. 😭
Na verdade, em alguns lugares já estão sentindo. Em algumas praias dos Estados Unidos, França e Itália, coletar conchas virou crime ambiental e gera até multa.
E outros tesouros do mar, pode levar?
Além de coletar conchas, muita gente também gosta de colecionar estrelas-do-mar, pedrinhas, tatuís, entre outros objetos. Mas cada um deles tem uma função no meio-ambiente.
Não pode levar nada para casa. A lógica é sempre essa: para você é só uma lembrancinha, mas para a praia, faz toda a diferença.
Provavelmente ninguém vai te impedir, ou te multar, nem nada do tipo. Mas a coisa certa a fazer é deixar lá.
Quando você leva algo da natureza, ninguém traz de volta. 💡
E se o meu filho quiser brincar com as conchas?
Não tem problema coletar conchas e brincar com elas na areia, só não pode levar pra casa.
Essa é uma excelente oportunidade de ensinar duas coisas muito importantes para o seu filho:
- Respeitar a natureza é deixá-la livre.
- Você não pode pegar tudo o que acha bonito ou legal.
Se você parar pra pensar, a ideia de levar as conchas é criar memórias da viagem, e decorar a casa. Tem várias outras formas de fazer isso, sem tirar nada da praia. Por exemplo:
- Caminhem pela praia. Observem a natureza, explorem as paisagens, e observem as diferentes espécies de animais que estão ali.
- Brinquem com as conchas na areia. Peguem as conchas na mão, sintam as texturas, observem se tem algum animalzinho dentro ou perto dela.
- Usem as conchas para decorar castelinhos na areia. É só não levar embora na hora de sair.
- Tirem fotos e gravem vídeos mostrando os detalhes da concha. Depois pesquisem sobre elas, descubra quais são os tipos, curiosidades, e quais espécies moram ali.
- Explique a importância das conchas às crianças. Diga que parecem pequenas comparadas ao tamanho do oceano, mas fazem toda a diferença para sustentar a vida na praia.
- Se quiser mesmo levar uma lembrancinha, procure algum artesão. Assim você tem uma lembrança ecologicamente correta e ainda apoia a economia local. 😊
Se o seu filho ver alguém catando conchas para levar embora, explique que não pode e reforce a importância delas para o mar. Diga que algumas pessoas não sabem o que ele agora sabe, que o certo é não levar a concha para casa. Lembre-o que a natureza não é nossa propriedade.
Outra forma de ensinar sobre isso é alimentar pássaros. Pode dar comida, observá-los e ouvir o canto, mas nunca colocar na gaiola.
Como fazer uma caça ao tesouro com as crianças?
Não pode coletar conchas, mas ainda tem jeitos de caçar tesouros na praia! Você só precisa organizar outros tipos de caça ao tesouro com elas. O jeito mais simples de fazer é:
- Comprar algum brinquedo e leve à praia, sem a criança saber.
- Enterrar o brinquedo na areia enquanto a criança está brincando.
- Dar as pistas para seu filho encontrar! Você pode montar um pequeno mapa do tesouro, ou ir falando se está “quente” ou “frio” conforme for chegando perto.
Só precisa tomar cuidado se a praia estiver cheia, porque aí tem risco de outra pessoa achar o tesouro primeiro. 🤣 Se for o caso, veja se tem algum canto mais reservado, ou fique sempre de olho onde você enterrou o tesouro.
👇 Este vídeo mostra como funciona:
E aí, você já sabia que não podia coletar conchas? Confesso que me surpreendi quando descobri. 😁 Mas tenho certeza que, depois de ler esse post, você nem sentirá falta de fazer coleção quando for à praia.
E, se quiser receber recomendações e guias como este toda semana, mas totalmente personalizadas para a sua família, assine o Tomo dos Pais. É uma newsletter que facilita a vida dos pais na hora de organizar a rotina e o lazer dos filhos. Tem dicas específicas para sua família e em várias áreas: educação, brincadeiras, passeios, atrações artísticas, e muito mais!
Comentar