bebê sentado na cadeirinha no banco de trás do carro

Bebê no carro: como transportar com segurança

Andar de carro é muito prático, mas os pais precisam estar atentos às medidas de segurança! Seja na hora de fazer uma viagem, seja nos trajetos curtos, se tiver bebê no carro ou crianças no banco de trás, ambos devem estar com os equipamentos de segurança adequados.

O que deve ser usado de acordo com a idade é:

  • Para bebês com menos de 1 ano: bebê conforto. 
  • De 1 a 4 anos: cadeirinha. 
  • E dos 4 aos 7 e meio: assento elevado. 

Seguindo estas recomendações básicas e conferindo as nossas dicas, você pode transportar seu bebê no carro com toda a tranquilidade! 

 👇 Use o sumário abaixo para navegar de acordo com a idade das crianças e boa leitura!

Como transportar o bebê no carro

As medidas de segurança mudam de acordo com a idade das crianças, já que dependendo do tamanho, elas interagem de forma diferente com o carro. 

Por isso existem cadeirinhas com diferentes tamanhos, diferentes posições para colocar no carro, e cintos de segurança adequados ao tamanho delas. 

Antes de explicar todas essas variáveis, vamos dar algumas dicas gerais para viagens tranquilas do bebê no carro:

  • O lugar mais seguro para a criança ou bebê no carro é o banco de trás.
  • Trave as portas traseiras, para a criança não poder abrir por dentro.
  • Quando for abrir os vidros de trás, abra só o suficiente para ventilar. 
  • Nunca transporte crianças no colo.
  • Nunca coloque duas crianças no mesmo cinto de segurança.
  • Não comece a dirigir até estar todo mundo sentado e na cadeirinha, usando cinto.
  • Só retire as crianças das cadeirinhas e assentos quando o carro estiver parado e desligado.
  • Antes de sair, verifique se a cadeirinha está bem presa ao cinto de segurança.
  • Leia com atenção o manual do equipamento de segurança antes de instalar no seu carro. Os “detalhes” importam muito nesse caso!
  • Só use equipamentos certificados pelo Inmetro.
  • Evite deixar bebê sozinho no banco de trás do carro com tablet, celular ou afins na mão. O objeto pode cair e ele tentar tirar o cinto para pegar. 
  • Use espelhinhos para poder ver o bebê pelo retrovisor. 
Season 3 Baby GIF by The Simpsons
Só a cadeirinha já seria o suficiente, mas todo cuidado é pouco! =P

Na hora de colocar uma criança ou bebê sozinho no banco de trás, não se trata apenas de ficar confortável, mas muito bem presa e imune aos movimentos, tanto o balanço natural na hora de fazer uma curva, quanto uma freada brusca.

Pode usar só o cinto de segurança?

Não! Especialmente no caso dos menores, apenas o cinto de segurança não basta.

Isso acontece porque eles são projetados para pessoas com no mínimo 1,45m de altura

Ou seja, para os bebês e crianças, ele não protege adequadamente, já que não seguram bem e pressionam partes sensíveis do corpo, como rosto, pescoço e abdome.

Além de não proteger bem, pode incomodar e a criança tirar o cinto no meio da viagem sem você perceber.

O ideal é que haja um dedo de folga entre o cinto e a roupa. Assim a criança fica confortável e protegida ao mesmo tempo. 

Normalmente apenas por volta dos 10 anos é liberado sentar sozinho no banco de trás com o cinto de adulto.

Pode viajar com bebê no colo?

❌ Não pode andar de carro com bebê no colo. ❌

Jamais considere essa hipótese, ela é simplesmente muito arriscada. Em caso de colisão, é impossível segurar e proteger o bebê no carro.

Por isso, mesmo com impactos mais leves, as chances da criança sofrer alguma lesão são muito grandes.

Não viaje com o bebê no colo nem nos trajetos mais curtos. Lembre-se de que você pode sofrer um acidente saindo da garagem, ou até mesmo dentro dela!

Especialmente se tratando dos bebês menores, todo cuidado é pouco, já que o corpinho deles é bem sensível aos impactos. 

“Mas aconteceu um imprevisto e tenho que andar com o meu bebê no carro que não tem os equipamentos certos para a idade dele. E agora? 😯”

Nessas circunstâncias é melhor não fazer a viagem do que levar no colo ou colocar só com o cinto no banco de trás.

A principal causa de morte infantil no país são os acidentes de trânsito e cerca de 40% das crianças estão dentro dos veículos. Não corra riscos desnecessários!

Bebê no carro sentado na cadeirinha

Quando o bebê pode ir sozinho no banco de trás?

Todas as crianças com menos de 10 anos devem andar no banco de trás e os assentos especiais são obrigatórios até 7 anos e meio.

☝ Estas são as indicações do Código Brasileiro de Trânsito, no Art. 64. 

A exceção são as picapes que não tem assentos traseiros, ou quando todos já estiverem ocupados.

Mas a sua preferência deve ser sempre colocar o bebê no carro no banco de trás.

Como dirigir sozinha com bebê?

Essa é uma questão delicada que pode causar insegurança em algumas mães. Não existe receita para ficar mais tranquila, já que cada pessoa reage de um jeito.

Uma solução frequente, mas não recomendada, é instalar a cadeirinha ou bebê conforto no banco da frente. Mas ele não é o lugar mais seguro para uma criança no carro. 

Uma alternativa mais eficiente é instalar espelhos retrovisores para ver o bebê no carro.

No caso do bebê conforto, são instalados na parte de trás. Como o bebê fica de costas para o movimento, você consegue olhar para ele através do espelho retrovisor normal do carro. 

Se as crianças já estiverem nas cadeirinhas, você pode instalar um retrovisor no painel do carro, ou no próprio vidro da frente mesmo, apontado diretamente para elas.

Existem vários modelos disponíveis no mercado, com diferentes preços, formatos e tamanhos.

espelho para bebe no carro

Mas, fique tranquila: se você instalar os equipamentos de segurança antes de viajar e testar se eles estão bem fixos, não tem problema.

Com os equipamentos adequados, é até possível transportar recém-nascidos com segurança. Abaixo, vamos explicar as melhores maneiras de fazer.

Como viajar de forma segura em cada idade

  • 0 a 1 ano: com bebê conforto ou cadeirinha virada para trás.
  • 1 a 4 anos: com cadeirinha virada para a frente do carro.
  • 4 a 7 anos: com banco auxiliar ou assento de elevação.

Só depois que a criança atingir 1,45m de altura ela poderá usar o cinto de segurança normal, que os adultos usam.

Detalhe importante: os equipamentos de segurança devem estar fixados por cintos de 3 pontos ou sistema Isofix. Caso não haja, você precisa instalar no carro para só depois colocar a cadeirinha.

Levar bebê no carro antes de 1 ano de idade requer que ele esteja totalmente preso, já que até o simples balanço natural do carro pode ser prejudicial durante uma viagem.

Agora, vamos falar sobre cada um dos tipos de equipamentos. Listarei inclusive links do Google Shopping, para você poder ter uma ideia de preços e modelos de cada um. 

Evite comprar equipamentos usados, já que é difícil saber quais são as reais condições de uso. 

Quando achar um modelo legal, tente procurar o nome dele no Google para ver se existem vídeos de testes de impacto, ou recomendações dos pais, antes de finalizar a compra.

Além disso, dê preferência para comprar em lojas físicas ou em lojas online que tenham sistemas de troca, já que pode acontecer da cadeirinha não encaixar tão bem no seu carro. 

Como usar corretamente o bebê conforto

bebe conforto

Bebê conforto é esse tipo de equipamento em formato de concha e preso pelo cinto de segurança. Ele deve ser usado para transportar recém-nascidos e bebês com até 1 ano. 

O bebê conforto deve estar instalado de costas para o movimento do carro e com ângulo de 45 graus de inclinação. Isso serve para proteger o pescoço do bebê no carro, já que a criança ainda não tem sustentação o suficiente para a cabeça nessa idade.

Essa posição para o bebê no carro deve continuar até que as pernas possam ficar esticadas. Normalmente isso acontece com 1 ano, mas dependendo do tamanho da criança, ela pode ficar por mais tempo nessa posição.

Isso não é ruim, já que é o modo mais seguro de viajar de carro. 😉

Siga as instruções do fabricante para instalar. No manual também está descrita a faixa de peso que o equipamento suporta. Esteja atento a essa informação.

Dica para fazer antes de comprar: leve o carro em que ele vai ser instalado até a loja e faça um teste. E antes de fazer as primeiras viagens, certifique-se de que você sabe tirar e colocar o bebê conforto do carro corretamente. 

Clique aqui para conferir alguns modelos!

Como usar corretamente a cadeirinha de segurança

cadeirinha para bebe no carro

A “cadeirinha” deve ser usada por crianças e bebês no carro na faixa de 1 a 4 anos de idade. 

A principal diferença é que agora o ângulo de inclinação é diferente e ela não precisa ser instalada de costas, já que nessa idade o pescoço já oferece sustentação o suficiente para a cabeça. 

Alguns modelos têm tiras com regulagem de altura que acompanham o crescimento da criança.

Para instalar, é igual ao bebê conforto: siga as instruções do fabricante, instale em um cinto de três pontos, e verifique se está firme e bem ajustado no banco.

Clicando aqui você pode conferir alguns modelos disponíveis no mercado. 

Como usar corretamente o assento de elevação

booster para bebe no carro

Também é conhecido como booster ou banco auxiliar. Ele é usado para transportar crianças no carro quando elas têm entre 4 a 10 anos de idade, para que elas fiquem mais elevadas e possam usar o cinto de segurança de adultos. 

É importante que quadril, centro do peito e meio do ombro estejam protegidos, porque no caso de uma colisão, o cinto vai protegê-las dos principais impactos. 

A instalação também é feita com um cinto de três pontos, prendendo simultaneamente o assento ao banco do carro, e a criança ao assento.

Ficou confuso? Este vídeo, gravado pela Polícia Rodoviária Federal, mostra como instalar corretamente. E aqui você pode ver alguns modelos disponíveis no mercado. 

Equipamentos com ou sem Isofix?

O Isofix é um sistema que permite instalar mais facilmente as cadeiras e assentos elevados.

Eles são compartimentos para encaixar as peças e prender com um cinto de segurança especial. Normalmente estão nos bancos de trás, perto das portas. 

Se o seu carro tiver essa tecnologia, não precisa usar o cinto de três pontos que mencionamos para instalar. Se tiver, dê preferência a usá-lo.

Por isso é importante levar o carro para testar as cadeirinhas quando for comprar. Nem todos os modelos encaixam no Isofix.

Caso você use equipamentos sem Isofix, instale a cadeirinha no banco do meio, assim a criança fica mais protegida em caso de colisões laterais. 

Se você quiser entender melhor qual a diferença de prender as cadeirinhas no cinto ou com Isofix, esta reportagem do AutoEsporte pode esclarecer.

Legislação para transportar crianças

Deixamos esse tópico por último para passar uma mensagem importante: se preocupe primeiro com a segurança, depois com a lei.

É comum as pessoas se preocuparem em fazer apenas o mínimo escrito na lei, e não o que é necessário para segurança do bebê no carro. Principalmente se o assunto forem viagens de curta duração.

Agora vamos à lei, pois ela mudou em abril de 2021.

Agora, a especificação de qual dispositivo de segurança deve ser usado em cada idade está descrita no Código Brasileiro de Trânsito. 

Este texto já foi escrito com base nessa mudança, por isso se você seguir nossas indicações, não precisa se preocupar com multas e pontos na carteira de motorista. 😉

Quem não cumprir as recomendações de uso de bebê conforto e cadeirinha, ou transportar crianças menores de 10 anos no banco da frente comete infração gravíssima, paga multa de R$ 293,47, sofre remoção do veículo e 7 pontos na CNH.

Além de estar sujeito a lesões sérias em caso de acidente de carro. 

criança de máscara sentada no sozinha no banco de trás do carro com as mãos para cima

Esperamos que tenha gostado das explicações e se sinta mais seguro na hora de levar o bebê para passear no carro! 🚗👶

Se quiser mais indicações como essa, assine o Tomo dos Pais! É um serviço de assinatura onde semanalmente enviamos dicas e sugestões para entender melhor e desenvolver todo o potencial dos seus filhos. 100% personalizadas para sua família!

São sugestões de atividades, dicas para resolver problemas do cotidiano, indicações de leitura e filmes e muito mais! Clique aqui e faça um teste. Se não gostar, devolvemos seu dinheiro depois do primeiro mês. 🧙‍♂️