Conhecer os interesses dos seus filhos e anotar as atividades indispensáveis são excelentes passos para começar a definir a rotina. Depois, você precisará anotar tudo e compartilhar com seu filho para fazerem os ajustes.
Feito isso, perceberá como fica mais fácil dormir bem, desenvolver novas habilidades, passar menos tempo na frente do celular, e muito mais.
Mas é mais fácil falar do que fazer, né? 😅
Por isso, preparei um guia completo de como montar a rotina do seu filho. São 5 passos que você pode começar a aplicar hoje mesmo para ser uma mãe mais organizada.
E no final ainda tem uma ferramenta super especial para te ajudar na missão. 🧙♂️
Índice do post
Como montar a rotina do seu filho?
A rotina de cada família é diferente, mas os passos abaixo são gerais e podem ser aplicados por todas. Sugiro que comece com os passos abaixo para começar, e depois revise de acordo com as suas necessidades.
⭐ Os passos de ouro para montar a rotina do seu filho são:
- Analise seus dias e semanas: anote tudo o que você e seu filho fazem, desde a hora que acordam até quando vão dormir.
- Defina as atividades: anote tudo o que não pode faltar na rotina. As atividades físicas, estudos, refeições, higiene, tempo de brincar etc. Comece anotando tudo o que vier na cabeça, depois marque as que realmente precisam ficar.
- Crie a primeira versão: crie um calendário da semana e use para passar a limpo as anotações das etapas anteriores.
- Siga a rotina durante uma semana: veja se o funciona na prática e faça ajustes.
- Revise: não tenha medo de mudar! Mude o que for necessário e teste de novo até encontrar a rotina que funciona melhor.
Mas antes de começar, lembre-se destes pontos importantes, que são frequentemente esquecidos:
- O ócio também é importante. É o tempo de descanso entre as atividades. Não encha seus filhos de atividades como cursos ou esportes porque ele pode se sentir sobrecarregado e estressado.
- Considere o tempo entre as atividades. Deslocamento até o lugar, o tempo de guardar a bagunça depois de brincar, de trocar de roupa antes de sair, tomar banho, essas coisas…
- Apresente a rotina para seu filho. Se já for adolescente, pode mostrar as anotações e pedir sugestões. Se for criança, vá mostrando as atividades aos poucos.
Veja abaixo os detalhes de como executar cada passo.
Analise os dias e semanas
Separe um tempo para analisar a rotina atual do seu filho. Anote todas as atividades que ele faz e os horários em que está ocupado. Aproveite para refletir também sobre o que está faltando: atividade física, tempo para estudo, tempo de diversão?
Isso te ajudará a entender quando tem tempo livre, quando os dias já estão muito puxados ou quando tem choque de horários.
Depois, identifique os “buracos” ou problemas dessa rotina. Os momentos em que ele pode se sentir estressado, com fome, muito cansado e por aí vai.
Durante a manhã, antes do seu filho acordar e finais de semana são bons momentos para fazer este planejamento.
Perguntas indispensáveis
É normal não saber por onde começar a montar a rotina do seu filho — afinal, crianças e adolescentes têm dias bem puxados. Se estiver com dificuldades, comece respondendo ao seguinte:
- Quais os horários de trabalho dos adultos?
- Como é a divisão das tarefas de casa?
- Quais os horários de escola das crianças?
- Seu filho faz alguma atividade complementar no contraturno?
- Seu filho pratica ou gosta de esportes?
- Quais são os horários das refeições em casa?
- Qual é o horário de dormir?
Além de ajudar a montar a rotina, essas perguntas permitem encontrar espaços para passar mais tempo com seu filho.
Defina as atividades
Agora que você já tem detalhes da rotina atual, pode escolher o que deseja manter e o que vai mudar na nova rotina do seu filho. Defina os seus objetivos e adapte a rotina a eles. Veja como funciona:
- Se o objetivo é passar mais tempo em família, ajuste as atividades para deixar janelas em que todos estão livres ao mesmo tempo.
- Se o objetivo é descobrir quais são as habilidades do seu filho, coloque várias atividades diferentes depois da escola — aula de música, de pintura, esportes, entre outras.
- Se o objetivo é trabalhar a responsabilidade, repense os horários para fazer o dever de casa, fazer as tarefas de casa, e diminuir o tempo de videogame.
Faça um brainstorming para listar as atividades — ou seja, anote todas as ideias, mesmo se elas parecerem ruins ou absurdas. Depois você escolhe quais realmente ficarão.
O que não pode faltar na rotina do seu filho
Não importa quais sejam os seus objetivos com a nova rotina, as atividades abaixo são super importantes:
- Higiene: banho, escovar os dentes, se arrumar para a escola e para dormir.
- Refeição: comer com calma, de preferência sem fazer outra atividade, como assistir TV, e em família.
- Estudos: momento para fazer a tarefa e estudar depois das aulas.
- Ajuda em casa: fazer atividades condizentes com a idade, como ajudar a arrumar a mesa, guardar os brinquedos ou enxugar a louça.
- Brincadeiras: seja generosa, porque é o tempo para seu filho fazer o que mais gosta e esse tempo também traz uma série de benefícios para ele. 😉
- Ócio: tempo para seu filho fazer o que quiser (inclusive nada 😅). Ajuda a arejar a cabeça e é indispensável quando tiver imprevistos.
Crie a primeira versão da rotina
Chegou o momento de colocar as mãos na massa e realmente montar a rotina do seu filho!
- Comece montando um calendário. Você pode usar modelos prontos, como o do Google. Ele tem a vantagem de enviar notificações para o seu celular.
- Preencha as atividades indispensáveis do seu filho.
- Observe os espaços livres e monte o restante da rotina.
Quando terminar, veja se tem tempo livre, tempo na companhia dos pais, ou se ficou faltando alguma atividade importante.
Se quiser, deixe esse calendário disponível para todos em casa consultarem. Pode pendurar na parede, deixar em cima de um móvel, ou compartilhar o arquivo com as outras pessoas.
Dependendo da idade, talvez seu filho não entenda o conceito de calendário de rotina. Se for o caso, deixe os adultos ensinarem os horários e os rituais aos poucos.
Por exemplo, quando chegar a hora de se arrumar para dormir, faça todo o ritual com ele e explique para a criança que, de agora em diante, vocês farão isso todos os dias nessa hora.
Onde escrever a rotina do meu filho?
Além do Google Calendar você pode usar:
- Trello.
- Uma planilha do Excel.
- Aplicativos de notas no celular.
- Uma lousa branca.
- Cartolina.
- Post-its.
- Com papel e caneta mesmo, em uma agenda ou caderno.
Escreva onde achar mais fácil consultar e mostrar para a família.
Siga a rotina por uma semana
Esse é um período de testes antes de você começar a fazer os ajustes. Deixe as anotações te guiarem por no mínimo uma semana.
Converse com seu filho sobre a rotina. Lembre-os de consultarem e conversem bastante para não esquecerem os horários. No início você terá que tomar a iniciativa para convidá-lo a fazer alguma atividade, mas isso é normal.
Devagarinho, ele vai aprendendo a ter responsabilidade sobre as suas atividades dentro da nova rotina.
Como saber se a rotina está boa?
Uma boa rotina para seu filho tem estas características:
- É bem pensada: todos sabem o que precisam fazer e sentem que não estão sobrecarregados.
- Se tornam rituais: no começo demora para lembrar, mas depois todo mundo ficará ansioso esperando pelas noites de filme ou de jogos. 😉
- São previsíveis: todos sabem o que esperar de cada dia. E, mesmo quando algo foge do planejado, não fica a sensação de que o mundo virou de cabeça para baixo.
Revise a rotina
Durante a primeira semana, observe se algo não está funcionando bem e prepare-se para fazer as mudanças.
Reescreva o que precisa ser alterado, e continue fazendo o que está dando certo. A tendência é que em poucas semanas o seu filho se acostume.
Tem dias em que você pegará trânsito, que estará chovendo forte na hora de brincar na rua, ou terá uma festa não planejada para ir. Nesses momentos, seja flexível e entenda que está tudo bem fugir dos planos. A vida é assim mesmo, não é? 🤷♂️
Sempre que precisar fazer mudanças de planos ou adaptar algo na rotina, consulte seu filho.
Por exemplo: é muito importante atender inglês, mas se ele disser que não está gostando das aulas, ouça com atenção. Tente descobrir o que está errado ou encontrar outro método, ao invés de obrigá-lo a ir.
Exemplo de rotina para o seu filho com o Google Calendar
Agora que você já sabe as 5 etapas, veja um exemplo para te ajudar a montar a rotina do seu filho. É uma rotina para um adolescente que precisa arejar a cabeça e melhorar as notas da escola.
Cada “categoria” de atividade tem a sua cor:
- Esportes estão em verde.
- Estudos em laranja.
- As atividades essenciais, como escola, banho e alimentação são azuis.
- As “mudanças de contexto” são azuis escuras.
- As atividades de casa estão em amarelo.
- O tempo livre está em rosa.
Como é uma rotina para adolescente, não é tão específica. Se fosse uma criança, seria interessante ter horários para escovar os dentes, guardar os brinquedos e assim por diante.
Veja também que você não precisa mapear cada horário da vida do seu filho, ou enchê-lo de atividades. Ter tempo livre ajuda a arejar a cabeça. 😉
O ideal é ter atividades planejadas para os finais de semana também, mas elas costumam mudar com mais frequência. Em uma semana pode ser um passeio, na outra ir ao cinema, depois fazer compras no shopping e o que mais vocês curtirem fazer juntos.
Facilite a criação da rotina com o Tomo dos Pais
Lembra que lá no início do texto eu falei sobre uma ferramenta que te ajuda com a rotina? 🧙♂️
É o Tomo dos Pais!
É um serviço de assinatura com recomendações personalizadas de atividades para crianças e adolescentes de todas as idades. Seu principal parceiro quando a criatividade acaba na hora de montar a rotina do seu filho.
Se tiver alguma dúvida sobre qual passeio fazer, qual série assistir, sobre como ensinar alguma habilidade ou outras situações do tipo, é só abrir a sua caixa de e-mails para ver todas as dicas personalizadas que foram enviadas para a sua família.
Comentar