O segredo para deixar seu pai ou sua mãe deixarem você dormir fora é mostrar que é confiável. A melhor estratégia para isso é entender as preocupações deles, apresentar soluções, e dialogar bastante.
Parece complicado, né? Mas nem sempre é.
Tem alguns pais que são mais restritos e difíceis de convencer mesmo. Eles pensam que você quer sair para fazer algo errado, ou têm medo do que pode acontecer sem a supervisão deles. Ou ainda não confiam que você criou juízo. 😅
É uma situação chata, mas não é por mal: eles querem te proteger.
Neste texto, você aprenderá as melhores técnicas de negociação com os pais, até os que tem cabeça fechada. São dicas para usar na hora de pedir para dormir na casa de alguns amigos, ou até do namorado ou namorada, dependendo da sua idade.
Espero que te ajude, então depois deixe um comentário dizendo como foi no seu caso.
Índice do post
Como convencer a mãe a deixar dormir fora?
Tem dois pontos principais: conversar de forma direta e sincera, além de mudar o comportamento. Ou seja: não é só pedir e torcer para ela estar de bom humor. E muito menos falar “todos os meus amigos vão”.
Para escrever esse texto, li várias histórias de adolescentes que conseguiram convencer os pais. Todas seguiram esses passos:
- Os filhos mostraram que são responsáveis.
- Conversaram de forma sincera com os pais.
- Contornaram as preocupações de alguma forma, as vezes de forma criativa.
Veja como se faz:
Mostre que é responsável
Mesmo os pais mais cabeça-dura ficam com dor na consciência de proibir um filho ou filha exemplar e responsável de sair de casa. Por isso, tente fazer o seguinte:
- Tire notas boas na escola – ou mostre que está estudando para melhorar.
- Ajude com as tarefas de casa sem ninguém pedir.
- Quando sair com seus amigos, responda as mensagens dos seus pais assim que as ver.
- Apresente os seus amigos mais próximos para os seus pais, se também apresentar a família deles melhor ainda.
- Haja de forma educada e respeitosa tanto em casa quanto na rua.
- Converse com seus pais sempre que puder.
Fazendo isso, além de mostrar que você merece, também mostra que não tem nada a esconder.
Mas é tudo um processo: se você mudar do nada, seus pais vão pensar “hum, está fazendo isso só por interesse”. Então não mude de comportamento quando conseguir convencer. Se fizer isso, vai conseguir dormir fora na primeira vez, mas não na segunda.
Se você e seus pais não se dão bem, pode demorar um pouco para eles verem que você é um jovem responsável. Nesse caso, comece a mudar seus hábitos aos poucos. Com o tempo, a confiança surge.
Converse com seus pais
Mesmo se eles não forem abertos ao diálogo, ou não deixarem você argumentar, tente conversar. É aqui que você de fato convence.
Aqui tem algumas dicas:
- Escolha uma boa hora para falar. Quando eles estiverem de bom humor, ou nos finais de semana.
- Converse com educação e calma, mesmo se a resposta não for a que você esperava.
- Vá direto ao ponto. “Mãe, Fulano me convidou pra dormir na casa dela e eu quero ir. Você deixa?”
- Explique como vai ser. “Vai ser na casa do Fulano e os pais deles estarão lá. O Beltrano e a Ciclana também vão”.
- Diga o que vão fazer. “Vamos ficar na casa do Fulano mesmo, pedir pizza e assistir alguns filmes”.
- Não fale que “a mãe do Beltrano já deixou”, ou “todo mundo vai”. Dificilmente isso fará sua mãe ou pai mudar de ideia.
- Se você se considera responsável, diga isso a eles. “Minhas notas estão boas e nunca aprontei, então acho que podemos tentar”.
Se não conseguir na primeira conversa, espere alguns dias e tente de novo.
Infelizmente tem alguns pais que não acreditam em dialogar com os filhos. Nesse caso é mais difícil e você precisará de mais tempo para nutrir essa relação de confiança. Mas não desanime! 💪
Quebre as objeções
Durante a primeira conversa você descobrirá porque eles não deixam você dormir fora. Se os seus pais não falarem por conta própria, pergunte.
As dicas e argumentos abaixo cobrem a maioria das razões:
- Explique que terá um adulto responsável por perto, que concordou em recebê-los. Se possível, passe o contato para seus pais. Diga que podem falar com eles para confirmar que você e seus amigos serão bem cuidados.
- Combine que mandará mensagens a cada 1 ou 2 horas para dizer que está tudo bem e compartilhar o que estão fazendo.
- Passe o contato dos amigos que estarão com você, caso seus pais queiram ligar para se sentirem mais tranquilos.
- Pergunte o que deixaria seus pais confortáveis quando você estiver fora. Não dormir no mesmo quarto que o namorado, não sair para festas, ir dormir em certo horário, coisas do tipo.
- Se você já tiver 16 anos ou mais: diga que você quer se sentir mais independente e gostaria de provar que realmente amadureceu.
- Se tiver 15 anos ou menos: explique as vantagens de dormir fora de casa. Ser independente, ter experiências novas, socializar mais etc.
Dica importante: respeite as preocupações dos seus pais. Não as trate como se fossem besteiras. Ouça com atenção e faça perguntas. Entenda o que os leva a se sentir assim, e o que você pode fazer para deixá-los mais tranquilos.
O seu objetivo é fazer seus pais confiarem em você para dormir fora, e não arrancar um “sim” a qualquer custo. 🤝
Seguindo essa lógica, talvez vocês consigam chegar a um meio termo. Por exemplo, chamar os amigos para dormir na sua casa na primeira vez. E na próxima, você ir na casa de algum deles.
Como dar desculpa para dormir fora?
O certo é não dar desculpa nenhuma. Sempre defendo aqui no blog do Tomo dos Pais que uma comunicação sincera é a melhor forma de se relacionar com as pessoas.
Mentir para os seus pais para eles deixarem você dormir fora é como armar uma bomba-relógio. Enquanto eles não descobrirem funciona, mas quando estourar, a confiança se abala demais, e todo o resto piora.
É como descobrir uma traição. Imagina se fosse com você!
As desculpas, ou mentiras, mais comuns para fazer mãe deixar dormir fora são:
- Falar que vai a algum lugar, e ir para outro.
- Pedir para amigos te apoiarem na sua mentira.
- Trocar os nomes das mensagens de WhatsApp para parecer que são os pais dos seus amigos mandando mensagem te convidando.
- Fingir que está dormindo e sair escondido.
“Eita! Mas se você não concorda, por que deu tantas ideias?”
Em primeiro lugar, porque eu sei que você não nasceu ontem. E que se não encontrar aqui, vai procurar em outro site. 😉
E também porque quem vive uma relação tóxica com os pais pode precisar de verdade dessas desculpas. Em alguns casos específicos, estar na presença dos pais faz mal para a saúde, como falamos neste outro post.
Nesse caso específico é melhor inventar uma desculpa mesmo.
👇 Este vídeo explica como é essa relação tóxica e como lidar com ela. Se você acha que é o seu caso, converse com alguém de confiança. Podem ser os pais de um amigo, professor, outro familiar, etc.
Como fazer com que os pais sejam mais liberais?
É um processo demorado, que começa com empatia e comunicação. Você precisa se colocar no lugar dos seus pais e eles precisam fazer o mesmo.
Lembre que as gerações de vocês são diferentes. Coisas super normais pra você, podem não fazer sentido para os seus pais. Identidade de gênero e saúde mental são dois exemplos de assuntos comuns hoje em dia, mas que eram tabu antigamente.
Por isso, tente entender porque eles são tão restritos. E, aos poucos, comece a mostrar os valores em que você acredita para eles.
Não tente convencê-los a mudar de opinião porque isso é difícil e pode desgastar a relação. Foque em apresentar formas diferentes de pensar.
Se os seus pais não acreditam em saúde mental, assista a um documentário com eles. Diga que é muito legal e convide para assistir junto – como um programa de família mesmo, não para convencer de algo.
Se você tem amigos trans, fale sobre eles quando contar sobre o seu dia. Depois, pergunte se pode convidar essa pessoa para passar um dia na sua casa.
E quando seus pais falarem algo que parece alienígena para você, faça o mesmo: ouça com atenção e tente entender. Talvez você não concorde, mas a cada conversa, ficam mais perto de encontrarem um meio-termo saudável. 😉
Assinar o Tomo dos Pais pode ajudar a deixar seus pais mais liberais. É um serviço de assinatura com plano gratuito que entrega vários conteúdos incríveis toda semana, direto no e-mail. São temas variados e pensados para a sua família, o que ajuda a abrir a cabeça dos seus pais para novos assuntos e atividades para fazerem juntos. Recomende a eles! 😉
A questão não é apenas confiar nos filhos, e nessa tal “casa” o risco de ser abusada ( o ) ou coisa pior acontecer, … mais terá 01 adulto … e se esse mesmo adulto que a pessoa é sua família não conheça tem seu risco, uma bebida, mesmo água, desculpa vim no quarto ver se estão bem… qual verdade? SEM # CONFIANÇA e CONHECENDO QUEM ESTARA LA é complicado…