Saber perder é uma virtude. Ninguém gosta, mas faz parte da vida, e quando aceitamos esse fato, conseguimos aprender com nossos erros.
Isso faz muito sentido para os adultos, né? Mas para as crianças, nem tanto… Afinal, o objetivo da brincadeira é ganhar, né? Como é possível ter algo bom em perder?
Neste texto, você aprenderá como ensinar seu filho a aceitar a derrota. É uma habilidade que serve para as brincadeiras com os amigos mas principalmente para a vida em geral. 💪
Aplicando as dicas desse post, com certeza seu filho não tentará mais inventar regras para não perder um jogo, e nem fará chilique quando as coisas não saírem do jeito dele.
Como ensinar seu filho a aceitar a derrota?
Se o seu filho não sabe perder, você precisará de paciência, consistência, e de uma abordagem sensível e relacionada com os interesses dele. Siga as estratégias abaixo:
- Dê o exemplo: Não xingue a televisão se o seu time levar goleada, nem jogue o controle no chão quando perder no videogame. Ensine na prática as maneiras certas de lidar com a frustração.
- Converse com seu filho: Quando ele fizer birra porque perdeu no jogo, sente e explique que o comportamento não é legal, que isso afasta os amiguinhos, e que logo chega a vez dele ganhar.
- Recompense o esforço: Elogie o trabalho duro, independente do resultado. Isso ensina que o progresso é tão importante quanto a vitória (as vezes até mais). Além de ensinar a perder, você estará criando seu filho com autoestima.
- Brinque junto: Faça brincadeiras em que você e seu filho estão no mesmo time. Se perderem, estarão juntos e você mostrará na prática como aceitar a derrota e melhorar a partir dela. Jogos de videogame e cartas são ótimos para isso.
- Faça brincadeiras colaborativas: Jogos de tabuleiro em que os jogadores estão juntos para resolver um objetivo ensinam a focar no trabalho em equipe e na diversão, além de eliminar a frustração por perder para outra pessoa.
- Ensine sobre as emoções: Incentive seu filho a se abrir e dizer como se sente quando perde. Se possível, peça para ele explicar. Não diminua os sentimentos dele, mas foque em ensinar que tem situações que ele não pode controlar.
- Estimule a reflexão: Depois de uma derrota, espere seu filho se recuperar e converse com ele sobre os aprendizados. Pergunte ao seu filho o que ele faria de forma diferente para ganhar e como pode melhorar. Ensine que a pessoa que está do outro lado passa por esse mesmo processo quando perde.
- Reconheça o progresso: Quando seu filho aceitar a derrota, parabenizar o adversário, ou tentar de novo, diga o quanto você sente orgulho.
Seja presente na vida do seu filho e guie pelo exemplo. Pode demorar algum tempo, mas se fizer isso, ele aprende a perder e evoluir com os erros. E cenas como essa da foto ficarão no passado!
Combine as estratégias com os gostos e interesses do seu filho. Se ele gosta de futebol, conte um caso sobre o time dele. Se gosta de lutas, explique que todo mundo aprende a cair porque é impossível nunca ser derrubado, e por aí vai.
Um jeito didático de explicar tudo isso é assistir Naruto com seu filho. Lá tem vários personagens que ilustram a importância de lidar com a derrota. Alguns lidam bem com ela, outros nem tanto:
- Naruto era considerado o pior aluno na escola de ninjas, mas nunca se abalou e descobriu outras maneiras de lidar com a frustração.
- Rock Lee (o personagem do vídeo abaixo) perdia todas as lutas para o Neji, mas descobriu sua força interior através do trabalho duro. Ele sofria muito por perder constantemente, mas usou isso como motivação, e ficou muito forte por isso.
- Neji acreditava que o destino já estava traçado, mas uma derrota mudou sua percepção de mundo para sempre.
- Sasuke tomou as piores decisões possíveis pela frustração de ser superado por alguém.
👉 Naruto é só um exemplo de anime com ensinamentos valiosos para as crianças. Veja uma lista com diversas opções para assistir em família.
Qual é a importância de saber perder?
Aprender a perder fortalece o desenvolvimento pessoal e a habilidade de socializar bem com as pessoas.
Isso é importante para a infância, e também contribui para que seu filho seja um adulto saudável. Se ele não sabe perder, se sentirá impotente diante das fases difíceis da vida, e terá mais dificuldades em fazer e manter amizades.
Saber perder desenvolve as seguintes qualidades:
- Resiliência: Quando a criança entende que não vencerá sempre, ela buscará formas de se recuperar, aprender com as falhas, e tentar novamente até dar certo.
- Empatia: Perder ensina sobre os sentimentos das outras pessoas e se colocar no lugar delas. Será que o seu filho aguentaria um amiguinho fazendo chilique quando perde? Esse tipo de reflexão ajuda a entender e validar os sentimentos das outras pessoas, e não apenas os seus próprios.
- Humildade: Perder de vez em quando é bom para a criança manter os pés no chão e reconhecer que ninguém é invencível, e que o sucesso nunca é garantido.
- Socialização: Seu filho aprenderá a encorajar um colega que perdeu, ou a ter espírito esportivo para parabenizar o vencedor. Essa habilidade será fundamental quando ele for adulto!
- Crescimento pessoal: A derrota estimula o crescimento, através da autorreflexão e de estar ciente que sempre é possível melhorar.
- Equilíbrio emocional: Quem sabe perder dificilmente dá chiliques ou tem reações desproporcionais diante da frustração, seja em uma brincadeira, seja em outra situação da vida.
- Foco no esforço: A derrota ensina que a jornada é tão importante quanto a linha de chegada. Ou seja, que a vitória é a consequência de trabalho duro.
Percebeu que vai muito além das brincadeiras?
Lidar com a derrota é importante na hora de jogar bola com os amigos, de se recuperar depois de uma nota ruim na prova, ou depois de terminar um namoro.
Quem sabe perder tem força para encarar os obstáculos de forma saudável e crescer a partir deles, não importa quais sejam.
Saber perder é uma virtude
Saber perder é uma virtude porque é assim que as pessoas crescem: transformando obstáculos em oportunidades. É um pouco daquela ideia de guardar as pedras no caminho para construir o seu castelo, sabe? 🏰
Quem não sabe perder não consegue fazer isso. As emoções negativas tomam conta, a pessoa não consegue visualizar as oportunidades, e ainda afasta quem está em volta.
Ninguém gosta de brincar com quem distorce as regras quando está na pior, fica enrolando pra pagar prenda na brincadeira, ou leva a bola pra casa depois de tomar gol.
De vez em quando, tudo bem – somos humanos, e às vezes é difícil segurar a emoção. Principalmente quando aquele coleguinha pentelho fica zoando os outros quando ganha. 🤣 Mas não pode ser sempre.
Esse é, inclusive, um segredo das pessoas bem-sucedidas: ter liberdade para errar, e analisar as situações para aprender com elas. Esta foi a conclusão de uma pesquisadora que conversou com várias pessoas bem-sucedidas nos Estados Unidos.
Não esqueça de comentar aqui se as dicas desse texto te ajudaram! 😁
Comentar