Você sabia que nomes super populares de hoje já eram super famosos nas décadas de 1930 e 1940? 👀 Pois é, as décadas antigas estão voltando com tudo!
Já estamos acostumados com muitos deles — João, Maria, Alice, Carlos, entre outros. São opções lindas para pais e mães que não abrem mão de estilo e tradição na hora de batizar novos integrantes da família.
Usei os dados do Censo do IBGE de 2010 (o mais recente disponível) para pesquisar os nomes que foram sucessos nas décadas passadas e estão voltando com tudo agora.
Este post tem várias opções de nomes antigos que voltaram à moda. Os melhores nomes antigos estão aqui! 😉
E no final do artigo, também tem uma lista com nomes diferentes, estilosos, e que estão virando tendência.
Índice do post
Nomes antigos femininos que estão na moda
Opções lindas e clássicas para as princesas. 👸
Para cada nome, você verá o significado, curiosidades e contextos em que foi popular.
Ana
Segundo o Censo de 2010, Ana é o segundo nome mais popular do Brasil, com mais de 3 milhões de registros. É clássico, lindo e bem versátil, com várias combinações possíveis.
É um nome que fica sempre mais popular no Brasil. Significa “cheia de graça”. É citado várias vezes na Bíblia, porque existia desde aquela época. 😮
Maria
Outro clássico — e o nome feminino mais popular do Brasil. O auge foi nas décadas de 1950 e 1960, com mais de 2 milhões de crianças registradas com esse nome.
Tem origem hebraica e significa “senhora soberana”. Muitas pessoas gostam de Maria porque é o nome da mãe de Jesus na Bíblia e também permite várias combinações bacanas.
Letícia
É um nome com som muito bonito e significado forte. Está há décadas entre os mais comuns do país, mas os registros de Letícias cresceram muito desde 2010.
Sua origem é a palavra em latim “Laetitia”, que quer dizer mulher alegre, ou mulher que transmite felicidade.
Julia
É um nome que existe desde os tempos dos imperadores, por ser uma versão feminina do nome “Julio”, que ficou famoso com o imperador romano.
Apesar disso, o Brasil não teve tantas Julias no passado. Mas agora, o nome está voltando com tudo!
Ninguém sabe ao certo qual é a origem desse nome, mas vem do latim e significa “consagrado a Júpiter”. Júpiter era o principal Deus da Mitologia Romana, equivalente a Zeus. Ou seja, é alguém destinado a grandes feitos!
Vitória
É um nome lindo que existe desde os tempos do Império Romano. Inclusive, batiza até a capital do Espírito Santo.
Vitória quer dizer “aquela que vence”. Além desse significado cheio de personalidade, é literalmente o nome de uma deusa — também chamada de Niké pelos romanos, e Nice pelos gregos.
Helena
Helena é outro nome dos tempos dos gregos e romanos. Se você conhece a história da Guerra de Tróia, certamente lembra dele.
Helena era uma princesa tão bela que despertou a inveja da própria Afrodite, deusa da beleza. 👀 Ela era a mulher mais bonita do mundo e literalmente desencadeou uma guerra por seu amor.
E se você assiste Masterchef, também tem o nome Helena sempre na cabeça, né? 🥘👩🍳
O nome vem do grego e significa “luz”. ✨
Alice
O nome ganhou força desde os tempos de 1800, muito por causa do clássico Alice no País das Maravilhas. Mas você acredita que nunca pegou tanto aqui no Brasil? 👀
Nas décadas passadas tivemos poucas Alices registradas por aqui. Mas agora, o nome está voltando à moda entre os pais das novas gerações.
O nome tem duas possíveis origens: do grego, significa “verdadeiro”. Do germânico, é uma variação de Adelaide, que significa “de linhagem nobre”. 👑
Heloise
Esse nome é antigo, mas tem uma sonoridade bem moderna, né?
Ele é uma variação do nome “Louise”, bem popular em épocas medievais em outros países. A versão abrasileirada acabou virando “Luisa”, e Heloise e suas variações acabaram se tornando outro nome.
Significa “saudável”, ou “de saúde ampla”.
Cláudia
Um nome de realeza: se tornou popular porque era o nome de uma família importantíssima na Roma Antiga. Os Imperadores Claudio I e II saíram dessa família.
Aqui no Brasil, ficou mega popular por causa da atriz Claudia Raia. E é até nome de revista feminina!
O nome foi muito popular na década de 1960 e agora está voltando com tudo.
Joana
Joana é outro nome que foi muito popular nas décadas de 1960 no Brasil. Mas existe desde os tempos bíblicos.
Na Bíblia, o significado do nome Joana é “graça” ou “favorecimento”. Ela aparece no Livro de Lucas, como uma das mulheres curadas de espíritos malignos.
Outra Joana famosa foi Joana d’Arc, que nasceu camponesa e se tornou guerreira, heroína (e depois santa) na França.
Clarice
Ótima notícia para os papais e mamães fãs de literatura: o nome Clarice está voltando à moda!
Era um nome bem popular no Brasil durante as décadas de 1950 e 1960. Clarice, Clara, Clarissa e outras variações têm origem no latim e significam “brilhante” ou “claro”.
E aí, que tal homenagear a grande escritora brasileira Clarice Lispector? Ou então a Clarice Falcão, se você for da música.
Cecília
Mais um nome romano na lista: Cecília nasceu a partir do sobrenome da família Caecilius, que deriva do latim e significa “cego”.
Estranho, né? Mas é porque na época, os romanos acreditavam que pessoas cegas eram muito sábias, já que conseguiam enxergar com os outros sentidos e desenvolviam uma visão filosófica do mundo. 🧠
Luiza
Nome que ficou bem famoso no período medieval. Na França, teve uma linhagem de reis Luizes — o mais famoso é o Luiz XIV. Luiza é a versão feminina, que significa guerreira gloriosa.
Nome comum no Brasil, mas que está mais popular do que nunca!
Beatriz
Beatriz é um nome que existe há muitos séculos, mas só se tornou popular no Brasil a partir da década de 1990. E, desde então, nunca mais saiu de moda.
Uma das Beatrizes mais famosas da história foi Beatriz Portinari, que viveu na Itália nos anos de 1200. Ela foi a musa do escritor Dante Alighieri, considerado até hoje o maior poeta da Itália.
Seu significado é “aquela que traz felicidade”. Dante representou Beatriz em suas obras como uma personificação da fé.
Arabela
Arabela é um nome medieval com sonoridade super moderna. Seu significado é “prestativa”. Nunca foi tão comum no Brasil, então é uma opção para quem busca originalidade e tradição.
E se você for mais alternativo, com certeza lembrou da música do Arctic Monkeys:
Agnes
Agnes é um nome medieval cujo significado é “pura” ou “santa”. Começou a entrar na moda a partir dos anos 2000 e continua em alta. Principalmente por ter uma sonoridade bem diferente da maioria dos nomes brasileiros.
Nomes antigos masculinos que estão na moda
Chegou a vez dos príncipes! 🤴
Veja nomes masculinos que estão em alta, junto com curiosidades, significados e a época em que foram populares aqui no Brasil.
Carlos
Carlos é um nome lindo e clássico, que foi super popular no Brasil durante a década de 1950, mas caiu em desuso logo depois. Agora, está voltando a ficar em alta.
O nome significa homem livre e é uma derivação do alemão Karl.
Um Carlos que ficou bem famoso aqui no Brasil foi o Carlos Daniel, de A Usurpadora. 🤣 Talvez não seja da sua época, mas essa despedida emocionou muitos papais e mamães aqui no Brasil, viu?
Joaquim
Nome clássico que já estava na moda no Brasil desde antes de 1930. 🤯 Nome lindo, mas que ficou mais raro nas décadas seguintes. Agora, está em alta de novo.
Muita gente pensa que é um nome português, mas tem origem no hebraico e significa “Deus elevou” ou “O Senhor concedeu”.
Benício
Foi um dos nomes mais pesquisados de 2021. Foi muito comum no Brasil durante as décadas de 1940 a 1960.
Benício vem do latim e significa “o que vai bem”.
Dois Benícios famosos são atores: o brasileiro Murilo Benício e o porto-riquenho Benicio del Toro, vencedor do Oscar em 2001.
Vicente
O nome Vicente caiu de popularidade na década de 1970, mas voltou forte depois dos anos 2000.
Talvez seja pelo significado: Vicente quer dizer vencedor. 👑 Muito forte, né?
Outro nome antigo que está voltando à moda com sentido parecido é Vitor ou Victor.
Fábio
Alma Gêmea, carne e unha… 🎶
Todo mundo já ouviu essa do Fábio Jr, ou então aquela do dia dos pais. 😅
O nome era bem popular mesmo na época em que o cantor nasceu, depois saiu de moda e agora está voltando.
Significa “favo”, um símbolo de prosperidade do Império Romano. Também era o nome de uma família de imperadores.
Arthur
Nome de rei para o seu filho. 👑 Com certeza ele também vai tirar a espada da pedra!
É um nome medieval que foi redescoberto pelos brasileiros após a década de 1990. Arthur vem do celta ou francês, e significa “grande urso” ou “urso nobre”.
José
Muitos pais não gostam dos nomes mais comuns — José, João, Antônio, e por aí vai. Mas eles estão muito em alta, e José é um deles.
O significado é “o que acrescenta”. Tem vários Josés famosos, mas talvez o principal seja o pai de Jesus na Bíblia.
Além de bonito, é um nome popular porque permite várias combinações.
Caetano
Mais um nome de cantor na lista: Caetano, que significa “natural de Caieta”, uma cidade portuária da Itália hoje chamada de Gaeta.
Nunca foi um nome tão popular no Brasil, mas teve seu auge em 1950.
Benjamin
Nome lindo, principalmente para o primeiro filho. Benjamin tem origem no hebraico e significa “o filho predileto”.
Tem sonoridade de nome mais antigo e foi bem comum nas décadas de 1940 a 1960. Ficou em baixa na década de 1990, mas agora está renascendo.
O mais famoso é Benjamin Franklin, ex-presidente dos Estados Unidos.
Valentim
Parece ser um nome mais velho, mas caiu nas graças das novas gerações a partir dos anos 2000.
O nome significa “valente, forte e vigoroso”. A versão feminina, Valentina, está entre os nomes mais populares da década de 2010.
Miguel
Nome super tradicional no Brasil, mas que ficou muito mais popular depois dos anos 2000. Sua origem é hebraica e quer dizer “quem é como Deus?”. Logo, uma das melhores opções para pais religiosos. Até porque também é o nome de um dos anjos da Bíblia.
No Brasil, um exemplo de personalidade com esse nome é o ator Miguel Falabella.
Heitor
Seu filho será um herói? Então Heitor é o nome perfeito!
Hector, ou Heitor, foi um dos personagens da história da Guerra de Tróia. Ele era um príncipe valente e amado por seu povo.
É um nome grego que significa “aquele que guarda”.
Samuel
O nome Samuel foi muito usado na década de 1980. Depois de um tempo escondido, apareceu na lista de mais escolhidos para meninos em 2020.
Samuel era um profeta na Bíblia, e seu nome significa “a quem Deus ouve”.
Outros famosos com o nome são o ator Samuel L. Jackson, o jogador de futebol Samuel Eto’o, e o cantor Samuel Rosa.
João
Um dos nomes mais escolhidos para meninos no país. Voltou à moda por permitir algumas combinações diferentes dos nomes do passado.
João significa “agraciado por Deus” e é um personagem bíblico, apóstolo de Jesus Cristo.
Gabriel
Ótimo nome para pais religiosos: Gabriel, que significa “varão de Deus”. Na Bíblia, é um dos anjos.
Apesar de ser um nome bem comum, só estourou mesmo no Brasil a partir da década de 1990. Em 2020, foi um dos nomes mais escolhidos para meninos.
Rafael
Encerrando a lista, mais um nome de anjo: Rafael, cujo sentido é “curado por Deus”. O nome alcançou o ápice de popularidade nas décadas de 1980 e 1990. Depois disso, teve uma queda e agora voltou a cair nas graças dos papais e mamães.
Se você gosta de tênis, também pode homenagear um dos maiores da história, o espanhol Rafael Nadal.
Listas de nomes diferentes para seus filhos
Os nomes antigos que estão em moda têm sonoridades bem conhecidas aqui no Brasil. Afinal, já crescemos ouvindo e temos muitos amigos e colegas com os nomes.
Se você quer um nome mais exclusivo, que tal conhecer nomes que estão bombando na atual geração? 👀
Me refiro aos nomes neutros, que são super diferentes e bonitos. Eles têm esse nome porque servem tanto para meninos como para meninas.
Se você ainda não decidiu o nome do futuro príncipe ou princesa, vale a pena dar uma conferida na lista. 😉
Também tem os nomes japoneses, que têm sonoridades e significados super diferentes:
Comentar