atores fantasiados em um musical, representando o conceito de teatro infantil e de levar as crianças ao teatro

Teatro infantil: guia para levar as crianças ao teatro

Teatro infantil é uma das atividades mais divertidas para as crianças. Estimula a imaginação, ensina sobre os sentimentos, e afasta os pequenos e pequenas das telas.

E o melhor de tudo: os espetáculos são super acessíveis! 💛 Neste post tem todas as dicas para não errar na hora de levar as crianças ao teatro — além de peças completas para assistir e entender como é. 😁

Como faço para levar as crianças ao teatro?

Levar seus filhos ao teatro é bem simples:

  • Pesquise as peças infantis na sua cidade. Veja no site da prefeitura da sua cidade, sites dos teatros da cidade, ou pesquise “companhia de teatro perto de mim” no Google.
  • Veja a lista de opções em cartaz na internet.
  • Escolha a peça e compre os ingressos. Em alguns casos é de graça ou o ingresso é uma doação de alimento ou roupa.
  • Chegue ao local um pouco antes de começar.
  • Aguarde o espetáculo e divirta-se! 🎭

Fora essa parte mais “padrão”, precisa observar alguns detalhes na hora de ir com as crianças. 👇

  • Veja a classificação indicativa da peça. Tem muitas que parecem inocentes, mas trabalham temas mais pesados. Use o bom senso para escolher.
  • Combine as regras de comportamento antes de ir. Como se comportar na sala, quando é hora de aplaudir, lembre que não pode conversar com as crianças ao lado, etc. 
  • Tem algumas peças interativas, em que os atores fazem contato direto com as crianças. Se for o caso, avise para os seus filhos antes. Os mais tímidos não costumam gostar.
  • Não explique a peça inteira a ele. Se a criança ficar com dúvidas, responda rapidinho no meio do espetáculo, mas deixe a criança imaginar os temas e respostas primeiro.
  • Conversem sobre a peça depois que ela terminar. Pergunte o que ele achou, o que entendeu, e aí sim dê os detalhes, se precisar.
  • Antes de entrar, informe-se sobre a duração da peça, planeje se precisa comer algo antes, comprar uma bebida, e leve o seu filho ao banheiro antes de começar.
  • Evite sair no meio da peça. 😅 Atrapalha os atores e quebra a imersão do seu filho e das pessoas em volta.
  • Várias peças são no escuro, com luzes só no palco. Oriente seu filho e prepare-o para o momento. Muitas crianças ficam desconfortáveis, principalmente se for a primeira vez no teatro.
  • Se o seu filho chorar por alguma razão, levante-se e saia com ele rapidamente. Fique do lado de fora e pergunte se ele quer voltar. Se falar que não, tentem de novo outro dia. 
fundo de um teatro, mostrando as cadeiras com as crianças sentadas assistindo espetáculo de teatro infantil

Com qual idade pode ir no teatro?

Não tem idade certa para ir ao teatro. Hoje tem peças para todas as faixas etárias, até bebês. A única restrição é que crianças menores de 10 anos só podem entrar e permanecer no espetáculo acompanhadas de pais ou responsáveis.

Dependendo da idade do seu filho, precisa se atentar mais para o comportamento. Explicar que não precisa ter medo do escuro ou dos sons altos, que é pra se comportar, que não pode jogar pipoca nem chutar a cadeira da frente, e por aí vai. É igual ir ao cinema.

É bacana a primeira vez no teatro ser com a família, especialmente se o seu filho for pequeno. Fica mais fácil acompanhá-lo, ver se está gostando, ou explicar as coisas. E, se ele se apaixonar por teatro, você com certeza quer estar lá na construção dessa memória tão importante. 💘

Como escolher a peça para levar meus filhos?

Procure por peças de teatro infantil. É um gênero próprio de peças para bebês, crianças e jovens adolescentes. Aí você escolhe a peça com base no tema e na classificação indicativa.

Uma boa peça tem as seguintes características: 

  • As histórias são fáceis de entender.
  • Os personagens são divertidos e interessantes.
  • Os cenários são coloridos. 
  • As peças passam uma mensagem educativa, como importância da amizade, respeitar as diferenças, ou preservar a natureza. 
  • Nem sempre essa mensagem é uma “lição de moral” no final. Às vezes fica implícito e a criança precisa perceber por conta própria.

🎭 Os estilos principais de teatro infantil são:

  • Musicais: as histórias são contadas por meio de música. 
  • Comédia: são histórias engraçadas, às vezes com atores vestidos de palhaço.
  • Fantoches: teatro em que os personagens são marionetes, ou fantoches de pano.
  • Contos de fada: adaptações das histórias clássicas, como O Mágico de Oz. 

Qual o objetivo de levar as crianças ao teatro?

Se você está lendo esse texto eu não preciso te convencer, né? 🤣

Mas quero falar de um detalhe que nem todo mundo percebe: teatro é sobre sentimento e proximidade.

É expressar sentimentos como alegria, tristeza, e surpresa. Várias formas oferecem isso, mas poucas são tão próximas das crianças, literalmente na frente delas.

Por isso dialoga tão bem com os pequenos e pequenas. Favorece a imaginação delas e mexe com o emocional e com os sentidos.

Tem uma frase ótima que fala sobre a importância do teatro infantil, em um livro da Capes:

O teatro infantil é primo-irmão da literatura infantil, tio dos filmes e desenhos animados para crianças, provavelmente avô ou bisavô dos sites para crianças dos anos 2000, e dos Youtubers e Tiktokers de 2020.

🔮 Levar seus filhos ao teatro é apresentá-los a um mundo mágico, diferente de tudo o que eles já viram nas telas. 

Qual é a importância do teatro infantil? 

É uma opção diferente de passeio, e educa sem entediar a criança. Levar as crianças ao teatro é importante para:

Se o seu filho gostar e quiser fazer teatro, então… Aí ele aprende muito mais! Autoconfiança, comunicação, oratória, atuação, coordenação motora, leitura, música, dança, entre outras habilidades.

O primeiro passo para destravar todo esse potencial é muito simples, e às vezes sai até de graça: assistir a uma peça de teatro com ele. 🎭

Agora que você já sabe mais sobre teatro infantil, que tal receber sugestões de peças adequadas para a idade do seu filho, direto no seu e-mail? O Tomo dos Pais te entrega isso e muito mais! É uma newsletter com objetivo de facilitar a vida dos pais na hora de organizar a rotina e o lazer das crianças. São dicas práticas para várias áreas, como educação, brincadeiras, passeios, atrações artísticas, e outras atividades para tornar a vida do seu filho épica.