Precisa de muita paciência para largar o miojo. Tem que mudar a forma como a família prepara e se relaciona com os alimentos. A boa notícia: não é tão complexo quanto parece.
Leva tempo, mas com pequenas ações todos os dias, tem como fazer seu filho comer outras coisas. Por exemplo: comprar outros tipos de macarrão, “turbinar” o miojo com vegetais frescos ou levar as crianças para a cozinha.
Fazendo isso, você perceberá que seu filho só come miojo por hábito, não porque gosta de verdade. 😉
Índice do post
Por que meu filho só come miojo?
A preferência por macarrão instantâneo pode ter várias razões. Por exemplo: ser prático e rápido de fazer, ter um tempero especial, ou já ser parte da rotina.
Sendo mais específico:
- Talvez seu filho tenha preguiça de fazer um lanche mais completo ou de descascar uma fruta.
- Ou então ele quer comer algo rápido porque quer voltar correndo para o videogame.
- Não sabe o que comer e, como já está acostumado, quer sempre miojo mesmo.
- Não gosta das outras opções que tem em casa.
- Já está com o paladar muito acostumado com comidas processadas.
- Nunca comeu um bom macarrão que não seja instantâneo.
Seu filho também pode estar na fase de alimentação seletiva, se tiver entre 2 e 6 anos. Nessa fase, as crianças ficam fixas em alguns tipos de alimentos e têm grande resistência a outros sabores.
Se achar que não é o caso e está muito difícil mesmo mudar a alimentação, marque uma consulta com um pediatra ou nutricionista infantil. Ter momentos de seletividade é normal, mas é bom ter certeza de que está tudo certo mesmo. 😊
Independente do cenário, pergunte ao seu filho porque ele gosta tanto de miojo. A resposta ajudará a lidar com a situação.
Precisa prestar bastante atenção nisso porque o miojo é diferente de outros tipos de besteira, como salgadinhos ou bolachas recheadas. O miojo se disfarça de comida saudável e substitui refeições.
Teoricamente é macarrão, né? 🤔 Mas na prática:
- Parece econômico, mas o custo-benefício é menor do que um macarrão de qualidade.
- Parece rápido, mas tem receitas saudáveis que também são super práticas e simples de fazer.
- Parece um prato leve, mas engorda e quase não tem nutrientes.
- Parece gostoso, mas só é muito salgado e tem muito tempero.
Ou seja: miojo parece decente, mas não tem qualidades. Para tirar da dieta, basta quebrar o hábito.
Por que o miojo vicia?
Não é um vício de verdade, e sim um costume com o sabor de comidas ultraprocessadas. Vale para miojo, bolachas recheadas ou lasanhas congeladas.
Os ultraprocessados são diferentes das comidas naturais porque são cheios de aditivos químicos. São substâncias que deixam o preparo mais rápido e o sabor mais marcante, bem diferente de um alimento “de verdade”.
Não é necessariamente mais gostoso, mas acaba sendo mais atrativo para as crianças, que ainda estão formando o paladar. E para os adolescentes, que não costumam ter muita paciência. Quando o paladar se acostuma com esse tipo de alimento, recusa os menos intensos.
Se quiser perceber na prática, pare de consumir um produto ultraprocessado que você goste, como um refrigerante.
Nas primeiras semanas, você sentirá falta. Depois, seu paladar vai se acostumar com água e sucos naturais.
Se você beber o refrigerante depois de algum tempo, não vai nem reconhecer o gosto. É como engolir açúcar puro!
A relação da criança ou adolescente com o miojo é igual. Isso cria um ciclo: a pessoa come sempre a mesma coisa, não conhece outros tipos de alimentos, não varia o cardápio, e passa a gostar ainda mais do miojo.
Agora chegou a hora de quebrar a corrente. 🔗
O que fazer quando a criança só quer comer miojo?
Você precisa mostrar ao seu filho outras opções de alimento tão saborosas (ou até mais) do que o miojo. Como é um hábito, leva tempo, mas não desista.
A lista abaixo tem ações direto ao ponto para aplicar hoje mesmo:
- Substitua o miojo por outros tipos de macarrão no supermercado.
- Deixe porções pré-prontas e congele. Podem ser de massa ou de outra coisa. Assim, não tem a desculpa do “o miojo é mais rápido”.
- Compre menos miojo no supermercado. Se normalmente compra 5 por mês, compre 4. No mês seguinte, compre 3. E vá diminuindo cada vez mais, conforme segue as outras dicas.
- Coloque ingredientes naturais junto com o miojo. Faça receitas de miojo com vegetais, carne, molho de tomate, entre outros no prato.
- Deixe opções saudáveis visíveis. Coloque uma fruta fácil de descascar em cima da mesa, e o miojo no fundo da despensa.
- Dê o exemplo e pare de comer alimentos ultraprocessados. Miojo, bolacha recheada, refrigerantes e afins. Corte o que puder para toda a família.
- Comece devagar. Substitua o miojo em algumas refeições da semana, mas não tente parar de uma vez.
- Evite chantagens ou ameaças. Se fizer isso, seu filho comerá escondido na primeira oportunidade.
- Apresente vários tipos de alimentos. Massas, frutas, verduras, legumes. Compre algumas diferentes todo mês e veja do que seu filho gosta.
- Vá direto para o hortifrúti no supermercado. É melhor nem passar nas prateleiras com alimentos ultraprocessados.
- Ensine seus filhos a cozinhar. Eles conhecerão novos sabores e entenderão que tem receitas fáceis, rápidas e mais gostosas do que miojo.
- Desligue o celular na hora de comer. O computador, videogame e televisão também. Assim seu filho consegue se concentrar no sabor da comida.
- Coma junto com seus filhos. Fica mais fácil monitorar os hábitos e inspirar pelo exemplo.
- Tenha paciência. O processo leva tempo, então respire fundo e entenda que às vezes você tem que ceder ao miojo. E, tudo bem: de vez em quando não faz mal, o que não pode é comer sempre.
Quer mais dicas como estas? Assine o Tomo dos Pais! É uma newsletter com os melhores conteúdos para pais e mães, tudo completamente personalizado para a sua família. Receba recomendações semanais no seu e-mail e dê uma vida épica aos seus filhos. 🧙♂️
Bebês podem comer miojo?
De jeito nenhum! Bebês com menos de 1 ano de vida não podem consumir macarrão instantâneo de nenhuma maneira. E acima dessa idade, é melhor evitar para não acostumar o paladar.
Se a criança se acostuma com o sabor dos ultraprocessados desde cedo, fica mais difícil inserir alimentos naturais na dieta. Não pode dar açúcar para bebê pela mesma razão.
Quais problemas o miojo causa?
Os riscos à saúde dependem da quantidade. De vez em quando não tem problema, mas se o seu filho só come miojo, ele pode sofrer com:
- Aumento da pressão arterial.
- Maior risco de problemas cardíacos.
- Gastrite e refluxo.
- Aumento de peso.
- Problemas renais.
- Síndrome metabólica (aumento no risco de desenvolver doenças cardiovasculares).
Isso acontece porque o miojo tem uma série de substâncias que fazem mal para o organismo e poucos nutrientes. Os componentes que fazem mal são:
- Alto teor de sódio.
- Farinha altamente processada.
- Excesso de gorduras que aumenta o “colesterol ruim” (LDL).
- Excesso de carboidratos.
- Substâncias químicas, como propilenoglicol e glutamato de sódio (GMS). Em excesso, elas fazem mal.
O que faz mal, o miojo ou o tempero?
Os dois fazem mal, mas por razões diferentes. O macarrão instantâneo por ter excesso de sódio, carboidratos e baixo valor nutricional, e o tempero por causa das substâncias químicas na composição.
O tempero tem uma substância chamada glutamato monossódico (MSG) na composição. É ele que dá aquele gostinho especial no pozinho do miojo. Se consumir muito, pode provocar ganho de peso, pressão alta e até problemas neurológicos.
Qual é o miojo mais saudável?
Não existe um miojo mais saudável, ou que faça menos mal. O que existem são jeitos mais saudáveis de consumir.
Se o seu filho só come miojo, trabalhe para diminuir a quantidade. E, quando não puder, siga alguma das alternativas abaixo:
- Não faça o pacote inteiro de uma vez.
- Compre a versão light, que tem menos sódio e gordura.
- Use o mínimo de tempero possível para diminuir a ingestão de sódio e MSG.
- Coloque alimentos nutritivos junto com o prato.
Sempre que puder, faça receitas de massa com o miojo, e não use o saquinho de tempero. Pode ser à bolonhesa, com frango, com salada e assim por diante. Quando seu filho estiver mais disposto a comer outras coisas, troque o miojo por outro tipo de macarrão.
Os vídeos abaixo tem receitas de miojo saudável e fáceis de fazer. Salve esse post e veja os vídeos quando seu filho pedir um prato de miojo. 😉
Quando fizer alguma dessas receitas, comente o resultado aqui embaixo! Outros pais estão doidos para saber se funciona mesmo. 👀
O que acontece se uma pessoa comer só miojo?
Em curto prazo, o principal efeito é o ganho de peso. Mas ao longo da vida aumenta o risco de ter outras doenças. Por isso, quanto antes seu filho se acostumar com outros tipos de comida, melhor.
As principais consequências estão relacionadas com o sobrepeso, que pode se tornar obesidade. Ela causa vários problemas, como:
- Cansaço.
- Hipertensão.
- Altos níveis de colesterol.
- Diabetes.
- Problemas cardiovasculares.
- Queda de autoestima.
Quem só come miojo deixa de viver experiências incríveis. Imagine ir a um restaurante incrível e não gostar de nada? Ou então ser zoado na casa de um colega porque não quis comer uma comida diferente?
E, por fim, comer só macarrão instantâneo diminui a qualidade de vida. Como não tem nutrientes o suficiente, quem só vive de miojo fica doente mais fácil, não tem energia para as atividades do dia, não consegue dormir direito, entre outros.
Uma alimentação com muitos ultraprocessados deixa o corpo sem vitaminas importantes, como A, B, C, D, ferro, fósforo, entre outras.
Esses efeitos acontecem em longo prazo, o que torna o miojo uma armadilha silenciosa. Quem come às vezes nem percebe que está sem energia, ou que ganhou peso. Ou então não associa com o macarrão.
Se tem um lado bom nessa história, é o seu empenho em mudar a situação. Só de ler esse texto até aqui, se nota que você é um pai ou mãe esforçado em dar qualidade de vida ao seu filho. 💪
Seguindo essas dicas, tenho certeza que vai conseguir! Depois que aplicar as dicas deste post, comente aqui como foi a mudança. Dificilmente o miojo continuará sendo o alimento preferido aí na sua casa. 😁
Comentar