Menino aniversariante com cupcake na mão

30 melhores temas de festa infantil masculina em 2024

Veja a lista com os melhores temas de festa infantil masculina em 2024! São dicas do que está na moda entre as crianças, as tendências que estão em alta em todas as gerações e as opções clássicas para pais e filhos comemorarem juntos.

Listaremos temas para diferentes idades, fotos de inspiração pra festa, e sites para comprar as decorações. Use o índice abaixo para navegar pelos temas que combinam mais com seu filho e boa leitura!

Se você é pai ou mãe de menina, recomendamos também a leitura do nosso post sobre temas de festa infantil feminina para 2024.

Quais os temas em alta para festa infantil masculina em 2024?

Existem várias tendências de temas de festa infantil de menino. Por isso, a nossa lista está dividida em algumas categorias:

  • Filmes animados: filmes clássicos serão tendência, assim como filmes de heróis da Marvel e da DC.
  • Desenhos animados: eles acompanham o cotidiano das crianças e tornam o aniversário delas mais especial. 
  • Animais: especialmente os grandes e cheios de dentes! 🐱‍🐉
  • Profissões e esportes: temas radicais são os que fazem mais sucesso entre os meninos.

Para fazer o levantamento das tendências, usei alguns sites para buscar referências e entender o que está em alta. Compartilho a lista para você acessar e poder pesquisar mais inspirações, fotos e produtos:

  • Amazon: site de compra e venda de vários tipos de produto, inclusive de festa infantil. Se você comprar algum produto através dos links desse post, o Tomo dos Pais ganha uma pequena comissão.
  • Elo7: site de compra e venda de vários produtos, inclusive kits de festa.
  • Etsy: mercado online para comprar vários produtos de artesanato e decorações de festa. 
  • Pinterest: rede social para compartilhar imagens. Tem vários álbuns sobre festas de aniversário de menino.
  • Instagram: pesquise por hashtags como #festainfantil, #festademenino, entre outras, para ver temas que estão se destacando e buscar inspiração.

Caso você tenha alguma sugestão de tema, sugira aqui nos comentários do post!

Festa infantil masculina com temas de filmes

Quando se trata de filme, os principais temas são Disney, Pixar e super-heróis. Alguns deles já são clássicos, mas outros são lançamentos do final de 2021 ou início de 2022.

Um destaque desta lista é que a maioria não faz parte exclusivamente do universo infantil. Então os adultos da festa não ficarão com a sensação de serem peixes fora d’água.

Se quiser mais opções de tema de filmes, pergunte ao seu filho (ou observe) de quais ele gosta mais. Certamente sairá com muitas ideias diferentes!

Carros

festa infantil carros decoracao

Carros é uma das franquias que mais faz sucesso com meninos de 3 a 9 anos. A história acompanha os carros falantes Relâmpago McQueen e seus amigos tanto nas pistas de corrida, como em aventuras nas cidades.

Os filmes constroem um universo muito rico, habitado exclusivamente por veículos. Cada um tem cores, modelos e personalidades próprias, então existem várias opções para enfeitar a festa.

As principais decorações são painéis com cenas dos filmes, recortes de personagens e topos de bolo. Outra ideia bacana é usar elementos comuns de corridas na decoração, como os pneus ou troféus. Também é possível encontrar kits de festa de Carros.

Os personagens que mais aparecem são o carro de corrida Relâmpago McQueen e o caminhão-guincho Tow Mate. Por conta disso, as cores principais da festa são o vermelho e o marrom. 

Uma ideia bem diferente é transformar a mesa com os docinhos em um automóvel da franquia, certamente seu filho ficará encantado! 

Relâmpago McQueen

festa infantil relampago mcqueen decoracao

Ele é o personagem principal do filme Carros, mas é tão amado pelas crianças que merece um lugar só para ele nesta lista!

A história de Carros começa com McQueen sendo arrogante e prepotente, mas aos poucos ele se torna um verdadeiro líder para seus amigos. 

A trajetória do personagem é inspiradora e ele é bem carismático, por isso continua sendo popular com as crianças mesmo quando não sai filme novo de Carros, como é o caso de 2024.

Ele está presente em topos para bolo, kits para presente e enfeites para mesa e até em macacões de piloto para seu filho usar na festa e se sentir ainda mais perto do mundo de Carros.

O Poderoso Chefinho

festa infantil masculina do poderoso chefinho

Mesmo que não tenha assistido ao filme, provavelmente você já viu alguma imagem do bebê de terno e maleta na internet. 👶

O Poderoso Chefinho é uma das animações recentes de maior sucesso. O primeiro foi lançado em 2017 e o segundo em 2020, por isso nos próximos anos deve continuar sendo tendência entre meninos, especialmente entre 3 e 8 anos de idade.

Normalmente, são festas discretas e de cores claras. Isto se deve ao filme não ser visualmente tão diferente da realidade – afinal, o protagonista é “apenas” um bebê de terno.

O azul e o branco são predominantes, junto com personagens vestindo roupas sociais. Existem vários kits de festa disponíveis, que apresentam variações desses elementos.

Outra vantagem do tema é que é relativamente fácil vestir seu filho como o personagem. E se o aniversariante for um bebê, as chances de ficar parecido com o protagonista do filme são altas! 🤣

Homem-Aranha

festa infantil masculina do homem aranha

Ele é um dos super-heróis mais famosos do mundo há várias gerações e continua super popular. É tendência em tema da festa infantil masculina em 2024 por causa dos novos lançamentos de filmes, em especial Homem-Aranha: sem volta para casa.

O personagem tem várias versões e isso influencia bastante os visuais da festa. Por exemplo, podem ser decorações do desenho dos anos 90, da primeira trilogia de filmes, entre outros. 

O super-herói pode estar presente em vários lugares, como painéis, balões, pratinhos, entre outros. Dependendo, você pode até comprar um kit completo do Homem Aranha. Costuma ser tranquilo de encontar, já que é bem popular.

👉 Veja outros exemplos nesta lista de produtos do Homem-Aranha para festas de menino.

Este tema serve para crianças de praticamente todas as faixas etárias. Dependendo da idade, é legal investir na fantasia do herói para seu filho. 🕸

Os Vingadores

festa infantil masculina dos vingadores

O grupo de heróis mais famoso do mundo! Os Vingadores já tiveram centenas de membros diferentes, mas a composição mais conhecida pelas crianças é: Capitão América, Hulk, Homem de Ferro, Thor, Viúva Negra e Gavião Arqueiro

O último filme da franquia bateu recordes de bilheteria em sua estreia, por isso existem vários itens para festa disponíveis em várias lojas.

E considerando a quantidade de heróis, as opções são ainda mais amplas. Além dos principais, existem muitos outros neste universo, como o Pantera Negra, Homem Formiga e até o Homem Aranha.

Normalmente são festas muito coloridas por causa das fantasias e símbolos dos heróis. Você pode fazer combinações com os preferidos do seu filho ou fazer a decoração usando todos.

Além das fotos dos heróis, existem vários objetos dos filmes que caem super bem nos painéis e topos de bolo da festa: o martelo do Thor, o escudo do Capitão América, a manopla do Thanos e assim por diante.

As fantasias também combinam muito bem com esse tema de festa infantil de menino. Se puder, compre roupinhas para o seu filho e seus melhores amigos, ou para a família, para formar o grupo inteiro na festa!

Hulk

festa infantil do hulk 1

O Hulk é um dos heróis preferidos da garotada. E por causa da sua participação nos Vingadores, virou tendência de festa infantil masculina em 2024.

Como se trata de um personagem bem antigo, existem muitas variações de produtos, como topos de bolo, convites, painéis, enfeites para docinhos e kits de festa.

Mas ao contrário dos outros itens da festa, no tema de Hulk praticamente todas as decorações do mercado seguem um mesmo padrão: cor verde e desenhos ou fotografias do personagem gritando e mostrando os músculos. 

Por isso, se quiser uma festa mais diferente, este não é o tema mais indicado. Vale a pena se o seu filho for fã do personagem. 

Jurassic Park 

festa infantil jurassic park

Apesar de ser um filme das gerações passadas, Jurassic Park faz muito sucesso com os meninos. Provavelmente por causa dos dinossauros né, um dos assuntos mais populares entre as crianças. 

Além disso, foi lançado um novo filme de Jurassic Park, o que deve consolidá-lo como tendência de festa infantil masculina em 2022.

É um tema de festa de menino com muitas possibilidades, indicado para crianças de 4 a 10 anos. Por exemplo:

Uma vantagem do tema é que é possível combinar kits de Jurassic Park com decorações “genéricas” de dinossauros, já que compartilham um mesmo tema. Isso torna ainda mais fácil produzir a festa!

Continue lendo para encontrar mais inspirações sobre festa infantil masculina de dinossauros!

Festa infantil masculina de desenhos animados

Assim como nos filmes, uma das melhores estratégias é perguntar ou observar qual desenho o seu filho mais gosta de assistir.

Mas caso não entenda muito do assunto ou queira fazer uma surpresa, esta seleção de desenhos que fazem sucesso vai ajudar.

Eles serão tendência de festa infantil masculina em 2024 porque tem novos episódios sendo produzidos, ou ainda são exibidos no YouTube, streaming, ou TV por assinatura.

Liga da Justiça

festa infantil masculina da liga da justica

A premissa é parecida com a dos Vingadores: um grupo de heróis que se junta para vencer ameaças que não conseguem solucionar sozinhos. A principal diferença é que a Liga da Justiça fez muito mais sucesso como desenho animado do que como filme. 

Inclusive, os pais e mães mais jovens devem se lembrar de assistir ao desenho no horário de almoço no SBT, junto com os X-Men e o Super Choque. 😛

Mesmo sendo de outra geração, os personagens continuam muito populares com as crianças, especialmente porque os protagonistas estão sempre presentes na mídia. Super Homem, Batman, Mulher Maravilha e Flash costumam ser os preferidos.

Dentro desse tema, existe muito espaço para usar a criatividade e deixar a festa bem do seu jeito. Por exemplo:

Um detalhe importante: muitos kits prontos incluem heróis que não fazem parte da Liga da Justiça, como o Homem Aranha ou o Capitão América. Normalmente não é um problema, já que as crianças costumam gostar de heróis da DC e da Marvel, mas, nesse caso, não afirme que o tema é “Liga da Justiça” ou passará vexame no meio dos nerds (como eu 😂).

É um tema indicado para crianças a partir de 4 ou 5 anos de idade.

Dragon Ball Z

festa infantil dragon ball z

Dragon Ball Z apresentou muitos brasileiros à animação japonesa nas décadas passadas e abriu muitas portas para o gênero na TV aberta.

Até hoje faz muito sucesso com o público masculino, especialmente por causa do Dragon Ball Super, um anime ainda em produção. Assim, segue como tendência de festa de menino em 2024, com muitas possibilidades de decorar a festa.

Provavelmente seu filho irá querer desenhos do Goku e do Vegeta nas paredes e nos doces, mas não para por aí: podem incluir o dragão Shenlong, as Esferas do Dragão, e de outros personagens secundários.

Além de ter muitos personagens, vários deles também tem transformações diferentes, o que potencializa ainda mais a customização das festas. E como é um tema frequente de festa infantil, também tem várias opções para comprar.

Vale pontuar que é um tema muito popular com os adultos também, já que várias gerações assistiram Dragon Ball Z na TV.

Uma dica para um momento legal é colocar pra tocar umas músicas das aberturas do desenho. Certamente você verá vários marmanjos cantando junto. 🤣

Está gostando das indicações? Receba dicas como esta por e-mail e torne a vida do seu filho épica! Assine o Tomo dos Pais gratuitamente!

Patrulha Canina

festa infantil masculina da patrulha canina

A Patrulha Canina é um dos desenhos mais adorados pelas crianças, principalmente pelas menores de 5 anos.

Está no ar desde 2013 e ainda são produzidos novos episódios, por isso se mantém como tendência de tema de festa infantil masculina para 2024.

A história acompanha as aventuras de Ryder, um jovem que lidera seis filhotes que protegem a Baía da Aventura.

As festas com esse tema costumam ser muito fofas, já que normalmente são para bebês, ou crianças menores. Além disso, o design dos personagens também é muito delicado. 

O mais comum é encontrar decorações que tem todos os personagens. Em algumas delas, o humano Ryder também aparece, mas na maioria delas os protagonistas são os filhotes.

Embora o seu filho possa ter alguns preferidos, todos os cãezinhos têm destaque na série, por isso ter todos os personagens na decoração da festa é uma ótima pedida.

Para meninos, normalmente as cores do tema Patrulha Canina são o vermelho, azul e amarelo, que combinam bem com a paleta de cores dos personagens. Mas é possível variar também.

Entre as possibilidades, estão sacolas para docinhos, decorações dos filhotes para mesa e topos de bolo. Existem muitas inspirações possíveis, mas infelizmente os produtos não são tão simples de encontrar. 

Os sites que listamos no início do post têm algumas opções, mas painéis são mais difíceis de encontrar com boa qualidade, por exemplo. Por isso pode ser necessário recorrer a algum serviço especializado em festas infantis na hora de decorar.

Lego Ninjago

festa infantil masculina lego ninjago

A maioria dos pais já brincou com Lego, mas Ninjago talvez seja um termo novo. Trata-se de uma série animada para promover uma linha de bonecos ninjas da Lego.

E fez tanto sucesso com os meninos que foram produzidas quatorze temporadas! 😱 A última foi ao ar em 2019, mas mesmo fazendo alguns anos, a procura pelos brinquedos e festas da série continua muito alta entre crianças de 4 a 8 anos.

Como tema de festa infantil, ela oferece muitas possibilidades. O design dos ninjas é fácil de encaixar em vários elementos da festa, como formato para docinhos, topo de bolos, ou lembrancinhas e até sacolas!

Também é fácil brincar com as cores, por causa dos uniformes de cada ninja. Por isso, você pode incluir todos para ter uma festa multicolorida, ou escolher alguns ninjas para criar as paletas de cores que gostar mais.

Se quiser tornar a decoração ainda mais diferente, pode combinar com peças de Lego comuns. Elas estão relacionadas com o tema e permitem que você crie produções bem originais.

E, se quiser investir um pouco a mais, tem até fantasia de Ninjago para crianças! O preço só é meio salgado. 😅

Bob Esponja

festa com tema do bob esponja

Vocês estão prontas, crianças? ESTAMOS, CAPITÃO! 🏴‍☠️

Muitos pais ou mães já decoraram essa frase de abertura do Bob Esponja. Se você é um deles, provavelmente seus filhos vão amar esse tema de festa.

Ele é uma versão mais divertida e colorida de um tema super tradicional, o “fundo do mar”. Combina elementos como as cores azuis e brancas, que representam a água, com os cenários coloridos do desenho, como a casa de abacaxi.

Os destaques da decoração são os personagens, principalmente o Bob Esponja, Patrick e Lula Molusco. Eles aparecem em tudo, desde copos até doces.

Como complementos, você pode usar âncoras, conchas, barcos, entre outros itens que lembrem o mar. É fácil encontrar em lojas de festa, já que fundo do mar e Bob Esponja são ideias que nunca saem de moda.

Para complementar: se tiver uma piscina de bolinhas, ou uma de verdade, a festa fica ainda mais no clima. 😁 Aí só precisa se certificar que as crianças saibam nadar e ter sempre um adulto de olho.

Essa festa é indicada para crianças a partir de 4 anos. Normalmente é o público-alvo do desenho. Tem crianças que nunca deixam de gostar do Bob Esponja, mas algumas podem achar infantil demais depois de certa idade.

Jovens Titãs

Festa com tema dos Jovens Titãs em Ação

Os Jovens Titãs são um grupo de heróis adolescentes. Esse tema está na moda por causa do desenho Jovens Titãs em Ação, que passa todos os dias no Cartoon Network já faz alguns anos. Saiu filme, e até hoje tem quadrinhos com esses personagens sendo lançados.

É um tema bem colorido, que tem os personagens como foco principal. As cores predominantes são vermelho, rosa, verde, azul e roxo. Fora as miniaturas de heróis, não tem outros elementos indispensáveis.

Para dar uma variada, você pode procurar a Torre em forma de T onde os Titãs moram, ou as máscaras de cada personagem. O problema é que não é tão simples de achar, porque é um tema que entrou na moda mais recentemente.

Se você mandar bem em trabalhos manuais, ou estiver com a criatividade em alta, pode fazer esses itens em casa, usando cartolina ou EVA. 😉 A máscara mais fácil de fazer é a do Robin.

Fora isso, pode montar a decoração com aqueles itens comuns de festa de heróis, como balões coloridos ou balões com onomatopeias.

Esse tema é legal para crianças na faixa de 4 a 7 anos. Até tem crianças mais velhas que gostam dos Jovens Titãs, mas o estilo da maioria das decorações soa infantil demais para a maioria.

Mickey Mouse

festa do mickey mouse

Sabia que as decorações do Mickey estão entre as mais vendidas das lojas de festa? É um personagem engraçado, todo mundo conhece, e tem desenhos novos saindo até hoje. Por isso é um tema de festa infantil masculina que segue em alta, mesmo sendo super tradicional.

Como é um tema muito famoso, tem várias opções para montar a decoração. Por exemplo:

Essas são só algumas ideias de produto, mas tem muitas outras! Depende do que estiver disponível e dentro do orçamento quando você for às compras. Uma ideia legal, e que muita gente usa, é incluir outros personagens na decoração.

Se tiver, vale até deixar algumas pelúcias junto com o painel da festa!

Esse tema de aniversário de menino é bacana na faixa de 1 a 4 anos. É um tema bacana porque todo mundo conhece o Mickey, então ninguém se sente deslocado na festinha.

Festa infantil masculina com temas de videogames

Muitos pais ainda acreditam em alguns mitos sobre videogames, mas a verdade é que eles são uma das companhias mais frequentes das crianças e de adultos no mundo todo!

Existem jogos para todas as idades e que inclusive ensinam lições importantes, como raciocínio lógico, trabalho em equipe, e superação de problemas.

As tendências de festa infantil masculina em 2024 são os jogos online, principalmente os que as crianças assistem na internet e jogam nos celulares.

Outra possibilidade: caso você seja gamer, que tal apresentar um jogo da sua época para seu filho, se divertirem juntos, e depois montarem a festa? 👾

Roblox

tema de festa infantil

Roblox é um dos jogos mais populares entre meninos e meninas, com mais de 43 milhões de pessoas jogando todos os dias em 2021. Se o seu filho estiver entre eles, certamente vai amar essa festa de aniversário! 

Esse tema de festa é mais indicado para crianças a partir dos 8 anos, porque normalmente são a faixa etária que joga Roblox.

Basicamente, cada jogador usa as ferramentas do jogo para criar seus próprios mundos e jogos com regras próprias.

As decorações têm figuras de alguns personagens adaptadas para diferentes partes da festa, como os topos de bolo ou painéis. São festas com tons metálicos, ou com o azul como cor predominante, muito por conta das opções disponíveis para decorar.

Para deixar mais com a cara do seu filho, pode variar nos complementos da decoração, como balões ou sacolas para lembrancinhas. Veja alguns exemplos!

Se tiver mais dinheiro para investir, pode entender melhor quais são os mundos que seu filho criou dentro do Roblox, ou em quais cenários ele mais joga, e recriar na festa com a ajuda de uma empresa especializada.

Minecraft

decoracao minecraft festa infantil

O Minecraft rivaliza com o Roblox pelo título de jogo preferido dos meninos de 8 a 12 anos, por isso também é uma tendência de festa infantil masculina em 2024. 

No Minecraft, jogadores adquirem recursos para construírem esconderijos para escapar de monstros. No entanto, também existem modos de criação que permitem que os jogadores desenvolvam seus próprios universos e construam obras incríveis, como na imagem abaixo:

construcao no minecraft

Isso abre muitas possibilidades para a decoração de festa infantil, já que vários elementos do jogo podem ser adaptados para a decoração:

Além disso, também é possível encontrar muitos kits de festa completos com os elementos do mundo do Minecraft.

Normalmente, as festas são verdes, que é predominante no cenário do jogo e é a cor do principal inimigo, o Creeper. Por isso, é um bom tema para fora de casa – assim a festa se conecta com o conceito do Minecraft, de ser um jogo de “mundo aberto”.

Sonic

festa infantil masculina do sonic

Um dos jogos mais clássicos da geração de alguns pais, Sonic continua sendo tendência de festa infantil masculina em 2024 por alguns motivos:

  • novos jogos continuam sendo lançados para diferentes consoles;
  • também foram feitos desenhos animados do Sonic;
  • é um tema com o qual os adultos também se sentem confortáveis;

Sonic é um veloz ouriço azul, que conta com a ajuda de outros animais, como Tails e Knuckles para derrotar o malvado Robotnik.

Alguns elementos do universo que são usados nas decorações são:

Além do personagem-título dos jogos, também é possível encontrar enfeites dos amigos dele. Mas a maioria das festas tem foco só no Sonic mesmo.

O que facilita identificar o tema e até fazer as compras dos kits de festa. Aliás, se quiser uma festa de algum outro personagem da franquia, provavelmente pagará mais caro também, já que elas são incomuns nas lojas, mesmo online.

Super Mario

painel de festa infantil masculina do Super Mario

Um dos temas de festa infantil masculina mais em alta de 2024! O personagem já é um dos mais famosos do mundo. E com o lançamento do filme em abril, o tema se tornou ainda mais popular e atualizado.

Também é um tema que oferece muitas possibilidades de decoração: você pode trazer os próprios personagens, elementos do cenário, como os cogumelos e os blocos, ou os inimigos do jogo, como os Koopas e Goombas.

As cores dessa festa são vermelho, verde, azul e amarelo. Se puder, use adesivos e posters dos personagens ou cenários para decorar as paredes.

Os elementos mais icônicos do mundo do Mario são os cogumelos, canos, moedas, estrelas e os blocos de tijolos. Use como decoração de painéis, lembrancinhas, topo de bolo, ou como itens de decoração nas mesas.

Outra ideia legal é usar adesivos de parede que imitam as fases do jogo. Os convidados podem usar para tirar fotos, como se estivessem interagindo com os personagens. Também tem plaquinhas super fofas dos personagens para fotos! Super legais para uma sessão de fotos com os convidados.

Se puder, crie um espaço de videogames com os jogos do Mario para a criançada se divertir. Se você tiver um computador, consegue jogar as versões antigas usando emuladores. Se tiver um Nintendo Switch, também tem várias opções.

Esse é um tema que serve para todas as idades, para qualquer menino que goste dos jogos do Mario, ou tenha se encantado com o filme!

Free Fire

painel de festa infantil do free fire

Festa inspirada em um dos jogos mais famosos do mundo, o Free Fire. Tema na moda porque o jogo tem milhões de jogadores no Brasil inteiro.

Normalmente esse tema tem cores mais neutras, como vermelho, preto e verde e laranja, acompanhando os cenários do jogo.

A maioria das festas têm banners ou painéis com o logo do game. Fora isso, os principais itens são os personagens e armas, como granadas. Parece meio pesado para uma festa de criança, mas o Free Fire tem essas coisas mesmo. 😅

Esse tema é indicado para todas as idades que jogam o game. Por ser um jogo de combate, normalmente são crianças mais velhas. Adolescentes e adultos também costumam gostar muito desse tema, então os gamers mais velhos da família se sentirão em casa!

Se o seu filho gosta de Free Fire, mas você não conhece muito, leia estes textos aqui do Blog do Tomo dos Pais:

👉 Free Fire vicia?

👉 Free Fire causa ansiedade?

Muitos pais se preocupam com isso, mas o jogo em si não é perigoso.

Fortnite

Festa infantil do Fornite

Fortnite é outro jogo de tiro que está na moda entre os mais jovens. Recentemente, o jogo lançou uma atualização “retrô”, com o primeiro mapa da história. Esse evento levou mais de 100 mil pessoas a assistirem vídeos do jogo simultaneamente, por horas. 🤯

Ou seja, tema de festa infantil masculina mais na moda do que nunca.

As decorações das festas do Fortnite são parecidas com as do Free Fire. Tem bastante verde, por causa dos cenários do jogo, painéis com o logo, além dos personagens.

Um detalhe é que essas festas têm vários elementos em madeira. O jogo tem um modo de construção, em que os personagens erguem paredes para se defender enquanto trocam tiros.

Outro ponto bacana é que Fortnite tem várias skins de personagens famosos. É como se fossem “roupas” que os jogadores usam durante as partidas. Uma que fez muito sucesso no Brasil foi o Chapolin Colorado. 😁

Isso dá margem para criar várias combinações, com base no que o seu filho gosta mais de jogar. As cores da festa geralmente são verde, azul, roxo e laranja. Escolha com base na decoração que comprar.

Esse tema é indicado para crianças mais velhas, por volta de 10 anos ou mais. Normalmente é essa a faixa etária que joga Fortnite.

Festa infantil masculina de animais

Os temas de festa infantil masculina sobre animais e natureza nunca saem de moda. Com os meninos, os que fazem mais sucesso são os animais maiores e assustadores, mas em suas versões fofinhas, para não deixar ninguém com medo!

Tubarão

festa infantil masculina de tubarao

Um dos mais tradicionais e que continuará sendo tendência são tubarões. São animais que costumam estar em várias animações e filmes, como Procurando Nemo ou Baby Shark, então os meninos gostam bastante.

É um tema que serve para praticamente todas as idades, mas é necessário adaptar a festa de acordo com a faixa etária do seu filho.

Por exemplo, para a faixa de 1 a 5 anos, é mais interessante ter tubarões fofinhos, que parecem até de pelúcia. Agora se for uma criança na faixa de 7 a 10 anos, podem ser tubarões mais realistas, que lembram até o animal de verdade.

Outra ideia muito legal é transformar os tubarões em doces, ou combinar os peixes com outros elementos do fundo do mar, como as ondas ou os corais.

As festas de tubarão costumam ter cores mais claras, como branco, azul e verde. O ideal é combiná-las, para fugir do excesso de azul que se espera em festas com temas relacionados ao mar. 

Também é uma excelente pedida para festas ao ar livre, já que se trata de um tema bem conectado com a natureza!

Dinossauro

festa de aniversario masculina de dinossauros

Dinossauros são uma das principais paixões de meninos, não só para festas, mas também para brinquedos, filmes, jogos de videogame e tudo mais. Por isso, continuam sendo tendência em 2024 apesar de não ser um tema novo. 

Existem basicamente dois tipos principais de decoração para a festa infantil de dinossauros: os painéis, topos de bolo e bonequinhos dos dinossauros ou fósseis e os complementos que remetem à natureza.

Escolha as espécies preferidas do seu filho. Você pode descobrir qual é conversando com ele ou inclua estas, que são as mais famosas:

  • Tiranossauro rex.
  • Velociraptor.
  • Triceratops.
  • Braquiossauro.
  • Pterodáctilo.

As cores principais são os tons de cinza e marrom, por causa das escamas dos dinos, e o verde, que pode aparecer em balões, arcos e até folhas artificiais para recriar os cenários onde eles viviam.

É um tema que não tem idade. Mas, assim como nos tubarões, se o seu filho for mais novo, pode ser interessante uma versão mais fofinha dos dinossauros. 

Floresta ou safari

painel de festa de safari ou floresta

Festa que nunca sai de moda, para quem ama todos os tipos de animais. Esse tipo de festa reúne vários que as crianças amam, como leões, onças, zebras, elefantes, girafas, entre outros.

Tem muita variedade para escolher. Normalmente a cor predominante é verde quando for floresta, ou marrom se for safari, como na imagem acima.

Os centros da decoração são os animais. Alguns kits tem vários, outros são para alguns específicos. O ideal é escolher o que o seu filho gostar mais.

Esse tema combina muito bem com espaços ao ar livre. O ideal é encher de plantas, ou aproveitar os vasos que você já tem em casa mesmo. 😁 Igual no exemplo abaixo, que usa as árvores do espaço Lajedo no RJ como parte da decoração.

festa floresta

O tema floresta ou safari é indicado para todas as idades. Se for para crianças mais jovens, pode usar animais mais fofinhos e cores mais suaves. Se for para crianças mais velhas, prefira as versões “reais” dos bichos e as cores mais fortes.

Festa infantil masculina de esportes e profissões

“O que você quer ser quando crescer?” é uma pergunta clássica, né? Ela ajuda a entender os interesses das crianças.

Algumas respostas são tradicionais, como jogador de futebol ou astronauta, e elas fazem parte das tendências de festa infantil masculina em 2024.

Astronauta

decoracao festa infantil astronauta

Explorar o espaço é o sonho de muitos meninos e a festa de aniversário pode ser uma grande oportunidade para isso!

Podem ter bolos no formato de lua, brigadeiros em forma de brigadeiro e várias estrelas nos painéis. 

Neste tema de festa, o que faz a diferença são os detalhes, já que a maioria das opções disponíveis em lojas de festas compartilham cores e formatos bem parecidos, como você pode ver nestes exemplos.

Em geral, a decoração costuma ter o contraste das cores escuras do espaço sideral com o branco ou cinza das naves, luas e estrelas. É interessante balancear as cores usando balões ou embalagens de doces, para que a festa não fique muito clara ou muito escura. 

Outro detalhe muito interessante são as fantasias de astronauta disponíveis para comprar ou alugar para a festa. Certamente seu filho vai amar e dará belas fotos!

É um bom tema de festa infantil para meninos de todas as idades, já que o fascínio pelo espaço existe desde cedo e em alguns casos permanece durante toda a infância.

Futebol

festa infantil de futebol

Uma das principais paixões dos brasileiros, o tema futebol apresenta muitas possibilidades diferentes, mas normalmente tem dois jeitos de fazer.

O primeiro é usar o futebol como tema geral da festa. Nesse caso, será uma festa com as cores verde, branco e preto, por causa do campinho de futebol, das bolas, e chuteiras. Para fugir dessa regra, você pode incluir também troféus como parte da decoração ou lembrancinhas.

O segundo jeito de fazer a festa é escolher um time específico. É uma ótima opção caso seu filho já tenha um time (ou você queira incentivá-lo a torcer pelo seu 😂).

Esse tipo de festa costuma ser mais interessante para meninos um pouco maiores, a partir dos 6 anos de idade, e gera maior interação entre os convidados.

Nesse caso, são usadas apenas as cores do time, então o estilo da festa depende muito da torcida. Por exemplo, no caso do Flamengo, tudo é adaptado para o rubro-negro.

Nessa hora é legal estar atento para a rivalidade: na festa de um corintiano muito fanático, o verde deve aparecer o mínimo possível para não lembrar do rival Palmeiras. Assim como em uma festa de um torcedor do Internacional, não pode ter absolutamente nada de azul, nem mesmo os doces, por causa do rival Grêmio.

Moto

painel com tema de festa infantil de moto

As atividades e esportes radicais estão entre as principais tendências de festa infantil de menino em 2024. Uma das principais é o motociclismo!

Se a família optar por uma festa de moto, precisarão de criatividade para montar a decoração. Isso porque precisa saber procurar bem pelas decorações

Se você pesquisar apenas por “festa de moto” em sites de lojas, encontrará poucas opções. Até existem kits de festa prontos, mas eles são mais simples. O mesmo acontece com os outros itens de decoração, como formas de doces

Por isso, a sua pesquisa precisa ser mais específica. Por exemplo, buscando por motocross, o leque de opções se expande um pouco. Caso ele goste das motos mais clássicas, procure decorações da Harley Davidson.

Fazendo essa combinação dos decorações mais gerais sobre moto com os modelos preferidos do seu filho, as opções aumentam bastante. 

Moto é um tema que pode ir para vários caminhos, então as cores e estilo da festa também podem mudar bastante: pode ter decoração preta, azul, vermelha, laranja, entre outras. 

É um excelente tema para festas ao ar livre e indicado para crianças de todas as idades, principalmente a partir dos 7 a 8 anos. 

Bombeiro

painel com tema de festa infantil de bombeiro

Este é um tema de festa infantil masculina que nunca sai de moda. É clássico porque os meninos adoram esses heróis da vida real! Se o seu filho tem o sonho de ser bombeiro, esse tema é perfeito pra ele.

A cor principal da festa é o vermelho, que aparece em praticamente todos os itens de decoração, junto com o branco e amarelo. O carro de bombeiro é o carro-chefe. Ele aparece nos painéis, em topos de bolo e até nas caixas de lembrancinhas.

Costuma ser tranquilo encontrar decoração em lojas especializadas, por ser um tema que atravessa gerações. Pela mesma razão, tem várias opções para personalizar.

Esse tema é recomendado para crianças de 3 a 7 anos. Normalmente é a fase da vida em que os meninos ficam fascinados com algumas profissões, como policial ou bombeiro. Depois de certa idade, alguns meninos acham infantil demais.

Construção

festa infantil construcao

É um tema no mesmo estilo dos bombeiros, mas com outro tema que os meninos mais novos amam: construção e máquinas pesadas, como tratores ou escavadeiras.

Se o seu filho gosta de brincar na areia com esse tipo de brinquedo, vai amar uma festa temática. As máquinas fazem parte das brincadeiras e até das decorações, em elementos do kit de festa e até no bolo.

As cores principais são amarelo ou laranja e preto, por causa das decorações e sinais de segurança.

O mais legal desse tema é que dá para inventar bastante na hora de montar a festa. Olha só esse exemplo de decoração: usa paçoca para fingir que é terra, e tijolos de verdade para dar destaque aos docinhos. Super criativo, né?

Esse tema de festa também é indicado para a faixa de 3 a 7 anos, que é a fase em que a maioria dos meninos adora as máquinas pesadas.

Outros temas de festa infantil de menino

Durante as minhas buscas pelos temas, apareceram dois que foram muito difíceis de classificar: O Pequeno Príncipe e Luccas Neto. Teoricamente eles estariam nas categorias de livros e de influenciadores, mas não há outros temas que são tendências dentro destas categorias.

Existem vários livros e influenciadores que fazem sucesso entre as crianças, mas nenhum com tantas buscas para tema de festa infantil.

O Pequeno Príncipe

festa infantil pequeno principe

O Pequeno Príncipe é um dos livros mais clássicos do mundo, que encanta gerações de crianças e adultos. Ainda é extremamente relevante, com novas versões sendo lançadas todos os anos. 

O Pequeno Príncipe está repleto de outros ensinamentos reflexivos e lúdicos, por isso segue sendo tendência de tema de festa infantil. Inclusive, a famosa frase “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” nasceu neste livro.

Ele costuma ser lido por crianças um pouco mais velhas, mas para as festas infantis, é mais indicado até 4 anos. Isso acontece por causa dos desenhos do livro, que costumam ser bastante fofos. 

Normalmente, os itens da festa ilustram o personagem principal e alguns secundários, como a raposa. A maioria dos itens decorativos costumam misturar as cores azul e dourado, mas também é possível encontrar algumas decorações em dourado e branco.

É um tema que abre muito espaço para a imaginação, já que o protagonista é um piloto de avião que passa por vários cenários diferentes, desde estrelas ao deserto. 

Para dar um ar de exclusividade à festa, você pode selecionar as frases preferidas do livro para imprimir e decorar painéis ou mesas. E investir em uma roupinha de Pequeno Príncipe para o aniversariante.

Luccas Neto

Os influenciadores digitais fazem parte do dia a dia das crianças, e no caso da faixa de até 6 anos, provavelmente nenhum faz tanto sucesso quanto o Luccas Neto.

Ele tem tantas visualizações que chegou ao ponto de causar polêmica em Portugal, porque crianças do país estavam falando com trejeitos brasileiros por passarem muito tempo assistindo aos seus vídeos. 🤯

No Brasil, o sucesso é ainda maior, o que o torna tendência de festa infantil masculina em 2024. 

São festas bem coloridas, com a cor principal sendo o azul claro. As festas costumam ter como elementos principais as versões animadas do influenciador. 

São desenhos fofinhos, que se encaixam em vários tipos de decoração diferentes, como painéis e topos de doces.

Embora seja um tema em alta, muitos pais não estão acostumados a fazer festas de influenciadores digitais, por isso pode ser mais difícil fazer as compras.

Se for financeiramente viável para você, o ideal é entrar em contato com uma equipe que produza festas infantis para criar de acordo com seus gostos. 

Além de tornar a festa única, também fica mais fácil ter um alto padrão de qualidade, já que a maioria das poucas peças disponíveis na internet são simples. 

Se optar por esse caminho, tente descobrir quais são os vídeos preferidos dos seus filhos para ter uma decoração baseada neles. Um exemplo são estas miniaturas da banheira de Nutella, um dos primeiros vídeos virais do youtuber. 

Piratas

festa com tema de piratas

Mais um remix do tema de festa “fundo do mar”, e que está muito em alta por causa do anime One Piece.

O tema piratas combina vários elementos do fundo do mar, como as cores azuis, com os barcos e personagens de tapa-olho e chapéu. As cores mais comuns são o vermelho, branco e marrom, que criam um contraste bem interessante para a festa.

Dependendo do gosto dos seus filhos, pode misturar esse tema com filmes ou séries. Por exemplo, Piratas do Caribe ou o próprio One Piece.

Se o orçamento permitir, é bacana comprar chapéus de pirata para os aniversariantes, comprar um baú grande, como na foto acima, ou fazer uma caça ao tesouro em casa, com pistas e um mapa para as crianças encontrarem.

É um tema indicado para todas as idades, dependendo de como fizer a decoração. Para os menores, prefira gráficos mais infantis. Para os mais velhos, misture com algum filme ou desenho de piratas que eles gostem.

Sugestões de tema de festa infantil por idade

A idade influencia muito na escolha do tema. Ela define a decoração, os tipos de bolo, enfeites, espaço da festa, brincadeiras disponíveis e muito mais.

Para facilitar, aqui estão todos os temas do post agrupados em faixas etárias.

Recomendo dar uma olhada geral em todos, já que tem temas que servem para crianças de várias idades diferentes. Por exemplo, tem crianças de 4 a 8 anos que gostam do Bob Esponja ou de jogar os games do Mario. 😁

Festa de aniversário de meninos de 1 a 2 anos

Nessa idade você precisa se atentar para os hábitos do seu filho. Tem algum brinquedo que ele não solta? Vídeos que ele quer assistir sem parar? Musiquinhas que fazem ele sorrir? Tudo isso são possíveis ideias para festa.

Veja algumas opções que estão em alta em 2024:

  • Patrulha Canina: desenho da moda entre as crianças.
  • Mickey Mouse: desenho clássico que é da geração dos pais.
  • Tubarão: tem várias adaptações e desenhos fofos para essa faixa de idade, como o Baby Shark.
  • Floresta ou safari: pode usar vários bichinhos fofos na decoração.
  • Pequeno Príncipe: o livro combina com essa faixa de idade por causa dos visuais fofos dos personagens.

Festa de aniversário de meninos de 3 a 4 anos

A partir daqui, comece a envolver seu filho na escolha do tema. Ele já consegue se expressar melhor e está começando a definir o próprio gosto para desenhos ou jogos.

Se deixar seu filho escolher, o melhor é você dar algumas opções para ele ver a que gosta mais. Assim evita de ele pedir algo impossível (ou muito caro 😂).

Estes são os melhores temas de festa infantil para crianças de 3 a 4 anos em 2024:

  • Carros: um dos filmes mais populares nessas faixas de idade.
  • Relâmpago McQueen: um dos personagens mais amados do filme Carros!
  • Lego Ninjago: desenho infantil super popular.
  • Dinossauro: nessa fase as crianças amam os répteis. 🦎
  • Bombeiro: para crianças que gostam de brincar com caminhões ou respondem isso quando perguntam sobre o que quer ser quando crescer.
  • Construção: é a mesma explicação do bombeiro!
  • Lucas Netto: para crianças que não desgrudam dos vídeos dele.

Festa de aniversário de meninos de 5 a 6 anos

Para escolher os melhores temas para meninos de 5 a 6 anos, você precisa observar o que ele consome na mídia. São os desenhos, jogos de videogame e tudo o mais. Preste atenção em quais fazem parte do cotidiano dele de verdade.

São os personagens que ele assiste nas telas e depois desenha, as aventuras que ele faz de conta que está participando, os desenhos animados que estão nos cadernos da escola e por aí vai.

Boas opções que estão em alta para 2024 são:

  • Liga da Justiça: são os heróis clássicos, que seu filho provavelmente já conhece.
  • O Poderoso Chefinho: filme de animação bem popular nessa faixa de idade. O protagonista tem 6 anos.
  • Bob Esponja: um dos desenhos mais famosos do mundo, que tem crianças a partir de 5 anos como faixa etária.
  • Jovens Titãs: desenho de heróis engraçadinho que passa todos os dias no Cartoon Network. Seu filho provavelmente já viu!
  • Astronauta: nessa idade a imaginação começa a aflorar e o espaço sideral é um dos focos da curiosidade.

Festa de aniversário de meninos de 7 a 8 anos

A partir daqui, o seu leque de opções aumenta bastante. Seu filho provavelmente já tem hobbies e interesses bem formados e está assistindo desenhos cada vez mais complexos. Ele já entende vários tipos de história e provavelmente também já tem os preferidos.

Por isso, basta observá-lo bem para entender o que motiva mais, ou pedir diretamente a opinião dele mesmo.

Os temas de festa em alta em 2024 incluem:

  • Jurassic Park: para crianças que gostam de aventuras e não perderam o amor pelos dinos!
  • Super Mario: festa bem colorida, com personagens que as crianças amam (e provavelmente acompanharam por vários anos).
  • Futebol: a maioria das crianças dessa idade joga praticamente todos os dias e algumas já sabem qual é o time do coração!
  • Moto: outro tema perfeito para crianças que gostam de aventura (e já estão andando bastante de bike por aí!).

Festa de aniversário de meninos de 9 a 10 anos

Esta é a faixa de idade dos desenhos e filmes mais populares. Várias séries famosas são para essa faixa etária, como Dragon Ball ou os filmes de heróis da Marvel.

Veja algumas ideias que estão na moda para crianças de 9 a 10 anos:

  • Homem-Aranha: tem vários filmes novos (e muito bons!) sendo lançados.
  • Os Vingadores: série de filmes que reúne vários personagens incríveis e amados pelos pequenos.
  • Hulk: o super-herói mais popular nessa faixa de idade!
  • Sonic: franquia de jogos super divertida e animada.
  • Dragon Ball Z: o anime preferido da maioria das crianças do Brasil nessa faixa de idade! E já era clássico na geração dos pais.
  • Piratas: está na moda por causa de One Piece, que disputa com Dragon Ball o posto de anime mais popular.

Festa de aniversário de menino de 10 anos ou mais

Diversos temas dos anos anteriores encaixam para essa faixa de idade. Isso porque o seu filho começa a assistir em uma época, mas os personagens acompanham por vários anos.

Por exemplo, se ele começou a assistir Dragon Ball Z com 8 anos, provavelmente ainda será fã aos 10. E se viu um filme de herói, vai ter que esperar alguns anos pela continuação.

Fora essas adaptações, vale buscar inspiração nos videogames. Os principais títulos são recomendados apenas para crianças com mais de 10 anos. Tem vários deles na moda.

Veja alguns temas para meninos que estão bombando em 2024:

  • Fortnite: é um dos jogos mais populares do mundo!
  • Roblox: outra opção bastante popular entre as crianças.
  • Minecraft: é um jogo sobre criar vários tipos de objetos e equipamentos – a festa de aniversário é a chance perfeita para tudo ganhar vida!
  • Free Fire: é o jogo de celular mais famoso do Brasil.

Como escolher o melhor tema

Diante de tantas opções, o mais difícil é escolher o que mais combina com os seus filhos. Muitas vezes o dia do aniversário é o preferido do ano, então é uma data bem especial, onde tentamos fazer com que tudo esteja perfeito né?

Ainda assim, o ideal é equilibrar os gostos das crianças com os seus. Organizar uma festinha de aniversário é cansativo, por isso pais e filhos devem curtir o resultado final.

Respeite o gosto das crianças, mas escolha um tema em que você também se sinta confortável, principalmente se o seu filho estiver fazendo 1 ou 2 aninhos.

Na dúvida, siga esses passos:

  1. Informe-se sobre os gostos do seu filho: desenhos, filmes, livros ou influenciadores preferidos rendem bons temas. 
  2. Caso tenha 4 anos ou mais, convide seu filho para conversar sobre o tema da festa. Assim, podem escolher juntos os temas, as decorações e tudo o mais.
  3. Anotem os melhores temas. Dê sugestões, mas garanta que seu filho tenha autonomia para escolher.
  4. Pesquise referências na internet para ter algumas ideias do resultado final. Faça essa etapa sozinha, para poder olhar os preços também. Se fizer isso com a criança, pode acontecer dela gostar muito de algo muito caro. 🤑
  5. Elimine o que for muito caro ou difícil de encontrar. Apresente as opções para o seu filho, decidam juntos, e comecem os preparativos! 🎉

Espero que tenha gostado das dicas!

Caso esse post tenha te ajudado a escolher o tema da festa do seu filho, escreva nos comentários. Ficarei muito feliz em saber. 😁

E caso tenha alguma sugestão de tema, compartilhe conosco para ajudar outros pais e mães na decisão.