menina brincando com bebê na cama, mostrando como dar atenção ao filho mais velho e evitar o ciúme

Como dar atenção ao filho mais velho após a chegada do bebê?

A chegada de um novo membro à família é mágica, mas nem sempre o filho mais velho reage bem. É uma reação normal porque eles têm medo de ficarem de lado. Acontece principalmente com as crianças menores.

A melhor forma de lidar com isso é envolver o filho mais velho na gestação e cuidado com o bebê, sem esquecer dos momentos à dois com o pai ou a mãe. 

Equilibrar o tempo é desafiador, principalmente nos primeiros meses mas as dicas deste texto tornarão a tarefa mais fácil.

Você aprenderá como dar atenção ao filho mais velho e entenderá como lidar com as crises de ciúmes. Pode fazer desde a gestação e continuar quando o bebê chegar em casa.

Como lidar com ciúmes do filho mais velho?

A maioria dos pais passa por crises de ciúme em algum momento. Com o passar dos anos, as crianças tendem a se aproximar e interagir melhor.

A fase do ciúme é marcada pelo desejo de chamar a atenção dos pais. O filho mais velho pode voltar a fazer xixi na cama, insistir para dormir com os pais, ou chamar várias vezes durante o dia.

Por isso, o melhor para dar atenção ao filho mais velho é aproximá-lo do irmão desde a gestação. Assim fica mais fácil de entender porque o mais novo precisa de mais atenção.

Caso você não tenha feito isso, não tem problema. Pode começar esse processo quando o bebê já estiver em casa, mas precisará de mais paciência.

Crianças mais novas tendem a sentir mais ciúmes. A partir dos 4 anos a relação tende a ser melhor. E, quanto maior a diferença de idade, mais fácil passar por essa fase. 

bebê e filho mais velho deitados na grama e sorrindo

Como evitar ciúmes do filho mais velho?

As crianças menores sentem medo da separação dos pais. As mais velhas podem achar que o mais novo é o “favorito”. Para lidar com o ciúme, você precisa convencer seus filhos que nada disso é verdade. 

A melhor maneira é dividir o tempo da seguinte maneira:

  • Convidar o mais velho a ajudar a cuidar do bebê.
  • Ter momentos a 2 com o filho mais velho. 

É desafiador, principalmente nos 3 primeiros meses. Nessa fase, o mais novo precisará da sua atenção quase integral.

Estude formas de economizar tempo e peça para sua rede de apoio ajudar. O texto abaixo tem boas dicas do que fazer para ter mais tempo livre para poder dar atenção ao filho mais velho:

Como dar atenção ao filho mais velho?

Siga as dicas abaixo o quanto antes! 👇

Durante a gestação

  1. Explique o significado da chegada do bebê. Sempre que possível, fale de forma positiva. Que é alguém novo para brincar, que será muito divertido cuidar do bebê e que agora ele será um “irmãozão” para o mais novo.
  2. Alinhe as expectativas. Explique que no início o bebê precisa de mais atenção. Conte que ele ainda não sabe fazer nada sozinho, então a mãe precisa estar lá, mas isso não significa que ele é favorito. Fale também dos momentos de dificuldade, como as manhas ou crises de choro.
  3. Envolva o irmão mais velho na gestação. Leve às consultas com seu médico, peça opinião dele para escolher as roupinhas, enxoval e decoração do quarto do caçula.
  4. Conte como foi na vez dele. Use cada oportunidade para contar histórias engraçadas ou curiosas de quando ele estava nascendo. Fale do tempo que dedicou a ele e de como vocês eram grudados. 
  5. Aproxime o pai do filho mais velho. Como a mãe ficará bastante ocupada nos primeiros meses, o ideal é o pai aprender como dar atenção aos filhos.

Quando o bebê chegar

  1. Mude a rotina da casa o mínimo possível. Seu filho já está passando por muita coisa, então não mude horários de refeições ou brincadeiras. Tente manter os seus rituais à dois intactos, como hora de dormir.
  2. Envolva seu filho nos cuidados. Chame para ver você amamentando ou dando banho no bebê. Dependendo da idade, peça para ajudar com as tarefas mais simples, como buscar o pacote de fraldas ou segurar no colo.
  3. Convide o mais velho para brincar junto. Quando estiver distraindo o bebê, convide o mais velho a participar e ensine algumas brincadeiras de berçário para fazerem juntos.
  4. Separe tempo a dois. Faça brincadeiras só entre você e o mais velho sempre que puder. Pode ser na hora das sonecas do bebê.
  5. Converse com as visitas. Quando alguém visitar o bebê, discretamente peça para dar atenção ao mais velho também, explicando brevemente o motivo.
  6. Acione sua rede de apoio. Quando precisar cuidar do bebê, peça para alguém dar atenção ao filho mais velho. Pode ser o pai, avós ou algum amigo seu. Trate como um evento especial: pode ser um passeio ou comer um lanche diferente. Assim o seu filho não pensará que está atrapalhando, ou que você não tem tempo para ele.
  7. Desligue o celular. Quando estiver com seus filhos, dê 100% de atenção a eles. Sem notificações, celular, televisão, nada.
  8. Aproveite as atividades cotidianas. Chame seu filho mais velho para conversar quando estiver fazendo o almoço. Dependendo da idade, peça ajuda para cozinhar. Torne a hora de dormir um momento especial. Aproveite o caminho para a escola para fazer alguma brincadeira no carro, e assim por diante.
  9. Elogie seu filho. Diga que está orgulhosa quando ele fizer algo bacana, ou quando ajudar a cuidar do irmão. Diga o quanto é bom tê-lo por perto e o quanto o caçula tem sorte em ter um irmão mais velho tão legal.
  10. Diga que o ama. Fale todos os dias e complemente com beijos e abraços. Olhe nos olhos do seu filho quando estiverem conversando e sorria para ele.

A rotina de uma mãe com dois filhos ou mais é desafiadora, né? Mas não se preocupe: tenho certeza de que em pouco você descobrirá como dar atenção ao filho mais velho! 👐

Se achar que precisa de uma intervenção mais direta sobre essa questão de ciúmes, tente esta dinâmica aqui, que usa velas para simbolizar o amor que existe na família.

Se quiser mais dicas, recomendo este outro texto do nosso blog. É um guia completo sobre como passar tempo de qualidade com os filhos. Vai te ajudar bastante!

Indico também a assinatura do Tomo dos Pais. É um serviço com dicas personalizadas de conteúdos para sua família. Te ajudará muito a economizar tempo planejando o lazer e as atividades dos seus filhos. 🧙‍♂️