Todas as mães devem ouvir seus filhos, transmitir segurança, e ter empatia. Também devem ser amorosas com os filhos, mas como isso varia de acordo a personalidade, como fazer pra ser uma mãe mais amorosa?
O primeiro passo você já deu: procurou ajuda. Isso significa que você é uma mãe incrível. 👏 E chegou ao lugar certo para conhecer os próximos passos.
Aprenderá formas de demonstrar o amor (além dos beijos e abraços), e de confortar seu filho em diversas situações.
Colocando estas dicas simples em prática, aos poucos irá se tornar uma mãe mais amorosa com seus filhos. 💗
Índice do post
Como ser uma mãe mais amorosa?
O primeiro passo é entender que nem sempre é simples demonstrar carinho. Talvez você seja mais introspectiva, ou seus filhos não estejam acostumados com demonstrações muito intensas de amor.
E não tem problema! Cada família lida com suas emoções de um jeito. Não se culpe e tente entender porque está tendo dificuldade. A partir daí, pode pensar em estratégias para se tornar mais amorosa com as crianças.
👇 A lista abaixo é uma boa inspiração para conhecer algumas possibilidades de ser uma mãe mais amorosa. Elas funcionam para mães de crianças e adolescentes de todas as idades.
Costuma ser mais fácil ser mais amorosa com as crianças, porque a adolescência costuma ser aquela fase mais complicada. Ir “contra” os pais é parte natural da formação e não quer dizer que seu filho ou filha não te ama.
Demonstre afeto com frequência
Não tenha medo de ser chata, mãe coruja, ou qualquer coisa do tipo. Para ser uma mãe mais amorosa, beije e abrace seus filhos sempre que sentir vontade.
Se eles não gostarem muito, evite fazer em público para não constrangê-los. Um bom hábito é dar um beijo e um abraço ao acordar, antes de ir dormir, e em casa antes de sair de casa.
Na hora de dormir, coloque-os na cama, mesmo “se não tiverem mais idade para isso”. Espere eles se deitarem e cubra, ofereça um pouco de água (não muita para que não levante a noite para fazer xixi), diga que os ama, e apague a luz. É uma atitude simples, mas que faz a diferença. 🥰
Além disso, você pode fazer massagem quando eles forem dormir, deixar deitarem no seu colo para assistir TV, por exemplo, e alisar seus cabelos. Até mesmo sorrir e olhar em seus olhos de forma genuína transmite carinho.
Se forem crianças, tente fazer um combinado: “sempre que for sair, precisa me dar um beijo ou um abraço”.
Passe mais tempo com seus filhos
Desligue o celular, esqueça do trabalho, e tente passar pelo menos 1 hora na companhia dos seus filhos.
Nem sempre é fácil, mas com criatividade e organizando a rotina, é possível viver momentos incríveis junto com seus filhos. Mesmo se você trabalha muito, ou tem muitas atividades domésticas, tem jeito.
Recentemente escrevi um post sobre como passar mais tempo com os filhos aqui no blog. Recomendo a leitura! Estas são algumas ideias e sugestões que você pode ver em detalhes lá:
- Ajudar com a lição de casa.
- Fazer uma noite de família toda semana.
- Fazer pelo menos uma refeição juntos todos os dias.
- Praticar algum hobby junto, como música ou pintura.
- Praticar algum esporte ou sair para fazer exercícios na rua.
- Fazer uma noite de filme.
- Fazer pequenos passeios com frequência.
- Envolver seu filho nas tarefas domésticas, nem que seja só para conversar.
Demonstre interesse sempre
Ser uma mãe mais amorosa não é só abraçar e beijar. Também é ter uma palavra de apoio e incentivar as conquistas.
Quando seu filho te falar sobre algum tema que ele gosta muito, ouça com atenção, e peça para ele contar mais. Mesmo que pra você pareça algo bobo a princípio.
Ao descobrir uma atividade legal, incentive a continuar praticando. E se pensar em desistir de algo, esteja disponível para ajudar.
Em muitos casos, você não entenderá sobre o que ele está falando. Talvez seja um videogame novo (que inclusive tem uma série de benefícios pras crianças), alguma série de TV, ou alguma matéria da escola que você não conhece.
O mais importante é fazer perguntas sinceras. “Como isso funciona?”, “Que legal, me conta mais?” e “Uau, que incrível! Por que você não me mostra” são bons exemplos.
Recomendo pesquisar mais por conta própria também, para ter assunto para a conversa.
Essa é uma das principais formas de se conectar com adolescentes. Como eles já estão em uma fase de socializar e buscar a própria identidade, isso faz com que eles se sintam independentes e levados a sério.
Não tente colocar seus filhos em uma redoma
Seu papel não é impedir que seus filhos caiam, é dar apoio para que eles se levantem.
Deixe eles correrem no parque, se sujarem, jogarem futebol, andarem de skate, ou qualquer coisa que eles queiram fazer.
Tente tornar estas atividades tão seguras quanto possível, mas não impeça seu filho de viver uma experiência marcante porque você tem medo.
Eles vão errar e está tudo bem, faz parte do aprendizado. Isso os tornará mais fortes e preparados para o mundo.
Quando seu filho perceber o seu apoio, te enxergará como uma mãe mais amorosa, e ele não crescerá com medo de explorar o novo.
No entanto, isso não significa que você não deve impor limites.
Imponha limites, mas seja racional
Para ser uma mãe mais amorosa, você precisa dar liberdade, mas precisa explicar o certo e o errado.
Na prática, essa linha é muito tênue, mas se comunicando bastante com seus filhos, é possível.
Veja estes exemplos:
- Deixe seu filho correr no parque. Mas mantenha sempre o olho nele e explique que não pode falar com estranhos.
- Deixe andar de skate. Mas só usando proteção como capacete, joelheira e cotoveleiras, porque senão pode se machucar gravemente.
- Deixe brincar na chuva de vez em quando. Mas se estiver muito forte, diga que agora não pode porque é perigoso. E que se for toda vez, pode ficar doente.
É possível ter autoridade e ser amorosa ao mesmo tempo. Um jeito bacana de fazer isso é sempre explicando o motivo das suas decisões.
Fazendo isso, aprenderá a dizer não da maneira certa e verá a melhora na relação com seu filho.
As conversas sinceras fazem as crianças e adolescentes se sentirem respeitados. Eles também saberão que você realmente se importa com eles.
Diga “eu te amo”
Essa dica parece óbvia, mas no dia a dia isso muitas vezes passa batido. Fale que você os ama sempre que puder. E sem ter medo de exagerar, viu?
- Quando eles saírem para o colégio.
- Antes de dormir.
- Por mensagem no WhatsApp quando você estiver no trabalho.
- Nos comentários do Instagram quando eles postarem uma foto nova ou fizerem um story. (Dica: se achar que vai constranger, envie por mensagem direta).
- Deixe recadinhos fofos junto com o lanche do colégio.
- Aliás, que tal falar agora mesmo? 😉
Seu filho já sabe que você o ama. Mas falar constantemente ajuda a fortalecer essa percepção. E além do mais, não tem nada mais gostoso do que ouvir um “eu te amo” de uma pessoa querida, né? 🥰
Como fazer seu filho se sentir amado?
Para o seu filho se sentir amado, você precisa focar em desenvolver estas habilidades:
- Ser atenciosa e paciente: quando estiverem juntos, preste 100% de atenção nele. Elogie os sucessos e dê apoio nos fracassos. Seja uma mão amiga e confidente, sem perder a autoridade.
- Se comunicar bem: converse sobre vários assuntos com seu filho. Não tenha tabus e procure explicar o mundo para ele. Comunicação é a chave para as boas relações entre mãe e filho.
- Dar liberdade: mesmo se você achar que não vai dar certo, deixe seu filho tentar. Ou você estará certa e ele aprenderá algo, ou estará errada e se surpreenderá com o potencial dele. Esteja sempre presente para mostrar o certo e o errado.
- Demonstrar afeto: com abraços, beijos, sorrisos, massagens, carinhos, elogios ou conversas.
Seguindo as dicas da lista, você conseguirá desenvolver todas essas habilidades para ser uma mãe mais amorosa. Mas elas não são as únicas estratégias!
Você é a pessoa que mais conhece sua família nesse mundo. Por isso, é a melhor pessoa para descobrir como fazer seu filho se sentir amado. Use esse texto como inspiração e crie suas próprias formas de demonstrar carinho. Se tiver alguma ótima dica, comente aqui pra outras mães e pais!
Se precisar, tire algum tempo para refletir sobre isso. Certamente te ajudará bastante!
Como é uma mãe amorosa?
Basicamente, estas são as principais características de uma mãe mais amorosa:
- Conhece a rotina e gostos dos seus filhos.
- Compreende os seus sentimentos e necessidades.
- Acompanha as mudanças de personalidade e interesses.
- Deixa os filhos livres para trilhar o próprio caminho, mas sem mimar.
- É carinhosa e estimula a gentileza, sem constranger ou forçar.
- Está sempre presente e interessada.
- Valoriza e elogia as habilidades e particularidades de seu filho.
Ser uma boa mãe parece tarefa complexa, mas com certeza você é capaz! Dê um passo de cada vez e não se culpe por não ser tão amorosa, ou por não estar tão presente.
Se leu este texto até aqui, tenho certeza de que está fazendo o seu melhor. E sua família reconhece isso. ❤️
Comentar